As tendências no setor de Comércio.

4 Shopping Centers em um único bairro é um fortíssimo elemento de atração.

Mas, por incrível que possa parecer, poderá ainda ocorrer a instalação de mais shoppings.

A Praça Silvio Romero deverá sofrer uma completa remodelação que englobará todos os quarteirões da proximidade. Um grande calçadão será construído entre a praça, o Shopping Silvio Romero o Mac Donald’s e o Pilequinho.

Um grande Centro Empresarial deverá ser construído nas proximidades do Parque do Piqueri, devido às facilidade de acesso ao Aeroporto Internacional e às pricipais rodovias de acesso ao Interior Paulista.

Serão instaladas também empresas que complementam este tipo de atividade como hotéis, restaurantes de categoria internacional, locadoras de veículos e agências de viagens, além de estabelecimentos de lazer de executivos, como bares, boites e casas de banho.

As Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto deverão ganhar grande importância por ligar a Capital do Estado aos centros industriais de São José dos Campos, Taubaté e todo o vale do Paraíba.

A Rodovia Fernão Dias, duplicada, também ganhará grande importância, não só pela ligação com o Sul de Minas e Belo Horizonte, mas porque fará a interligação com o Grande Anel Rodoviário de São Paulo.

O Sul de Minas, agora com uma ligação direta com um grande centro consumidor como a Grande São Paulo ganhará novos impulsos e serão instaladas muitas indústrias, principalmente de produtos de origem animal.

O Grande Anel, projetada nos idos de 1969 e só agora materializada, vai interligar a Rodovia Fernão Dias, na altura da Vila Galvão, atravessar toda a região norte da cidade, bem próximo à serra da Cantareira e interligar-se, por meio de muitos túneis, com a Rodovia dos Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco.

A nova ponte sobre o Rio Tietê na altura do Parque do Piqueri vai facilitar o acesso ao Centro Empresarial. Além do Centro Empresarial, deverá ser construído um hotel de categoria 5 estrelas onde terá lugar congressos de amplitude internacional.

Além desse acesso, a nova ponte permitirá que a população do Parque Novo Mundo, hoje ilhada pela Dutra/Aricandura/Marginal, façam suas compras no Tatuapé. Um viaduto construído sobre a Ferrovia/Metrô/Radial, na altura da Estação Carrão do Metrô, criará uma ligação direta do Parque Novo Mundo com Shopping Anália Franco.

O Viaduto Curuçá, sobre a rodovia Presidente Dutra, e a abertura de uma avenida até a nova ponte, permitirá o acesso da população da Vila Maria ao Parque Novo Mundo e consequentemente ao Tatuapé.

A canalização do Córrego Rapadura eliminará, por completo, as fronteiras da Vila Carrão e do Jardim Textil com o Tatuapé.

A região que ladeia a rua Emília Marengo, Eleonora Cintra e João de Oliveira Torres, já sofisticadas, receberão casas das mais altas grifes. Restaurantes, ateliê de alta costura, escolas de línguas, trading companies e outras casas com características nobres, típicas ou de sofisticação irão preferir esta região para a instalação de suas filiais e irão divulgar, com muito orgulho o lema "Filial Tatuapé". O nome Tatuapé, por si só, será uma GRIFE de renome internacional.

A construção de um enorme complexo viário na Avenida Salim Farah Maluf, passando por cima das avenidas Sapopemba, Regente Feijó, Abel Ferreira Marechal Barbacena, Demétrio Ribeiro e Álvaro Ramos, permitirá a integração total da Quarta Parada, Água Rasa, Mooca, Alto da Mooca, Vila Bertioga e Vila Oratório à região do Tatuapé.

Todas essas intervenções urbanas alimentadas pelos pólos de atração da região formarão um conceito próprio de comércio que será conhecido internacionalmente.

t2020101.jpg (43677 bytes)

<VOLTAR> <SEGUROS> <PATOLOGIAS> <PERICIAS> <TATUAPÉ> <TRINCAS> <TELHADOS> <HABITÁVEL> <UMIDADE> <DORMIR> <PAVILHÃO> <ARICANDUVA>

Tatuape\2020\t202010.htm em 24/09/2000, atualizado em 10/05/2005.