4 Shopping
Centers em um único bairro é um fortíssimo elemento de atração. Mas, por incrível que possa
parecer, poderá ainda ocorrer a instalação de mais shoppings.
A Praça Silvio Romero deverá sofrer uma
completa remodelação que englobará todos os quarteirões da proximidade. Um grande
calçadão será construído entre a praça, o Shopping Silvio Romero o Mac Donalds
e o Pilequinho.
Um grande Centro Empresarial deverá ser
construído nas proximidades do Parque do Piqueri, devido às facilidade de acesso ao Aeroporto
Internacional e às pricipais rodovias de acesso ao Interior Paulista.
Serão instaladas também empresas que
complementam este tipo de atividade como hotéis, restaurantes de categoria internacional,
locadoras de veículos e agências de viagens, além de estabelecimentos de lazer de
executivos, como bares, boites e casas de banho.
As Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto
deverão ganhar grande importância por ligar a Capital do Estado aos centros industriais
de São José dos Campos, Taubaté e todo o vale do Paraíba.
A Rodovia Fernão Dias, duplicada, também
ganhará grande importância, não só pela ligação com o Sul de Minas e Belo Horizonte,
mas porque fará a interligação com o Grande Anel Rodoviário de São Paulo.
O Sul de Minas, agora com uma ligação
direta com um grande centro co nsumidor
como a Grande São Paulo ganhará novos impulsos e serão instaladas muitas indústrias,
principalmente de produtos de origem animal.
O Grande Anel, projetada nos idos de 1969
e só agora materializada, vai interligar a Rodovia Fernão Dias, na altura da Vila
Galvão, atravessar toda a região norte da cidade, bem próximo à serra da Cantareira e
interligar-se, por meio de muitos túneis, com a Rodovia dos Bandeirantes, Anhanguera e
Castelo Branco. |
|
A nova ponte sobre o Rio Tietê na altura do Parque do Piqueri vai
facilitar o acesso ao Centro Empresarial. Além do Centro Empresarial, deverá ser
construído um hotel de categoria 5 estrelas onde terá lugar congressos de amplitude
internacional. Além
desse acesso, a nova ponte permitirá que a população do Parque Novo Mundo, hoje ilhada
pela Dutra/Aricandura/Marginal, façam suas compras no Tatuapé. Um viaduto construído
sobre a Ferrovia/Metrô/Radial, na altura da Estação Carrão do Metrô, criará uma
ligação direta do Parque Novo Mundo com Shopping Anália Franco.
O Viaduto Curuçá, sobre a
rodovia Presidente Dutra, e a abertura de uma avenida até a nova ponte, permitirá o
acesso da população da Vila Maria ao Parque Novo Mundo e consequentemente ao Tatuapé.
A canalização do Córrego
Rapadura eliminará, por completo, as fronteiras da Vila Carrão e do Jardim Textil com o
Tatuapé.
A região que ladeia a rua
Emília Marengo, Eleonora Cintra e João de Oliveira Torres, já sofisticadas, receberão
casas das mais altas grifes. Restaurantes, ateliê de alta costura, escolas de línguas,
trading companies e outras casas com características nobres, típicas ou de
sofisticação irão preferir esta região para a instalação de suas filiais e irão
divulgar, com muito orgulho o lema "Filial Tatuapé". O nome Tatuapé,
por si só, será uma GRIFE de renome internacional.
A construção de um enorme
complexo viário na Avenida Salim Farah Maluf, passando por cima das avenidas Sapopemba,
Regente Feijó, Abel Ferreira Marechal Barbacena, Demétrio Ribeiro e Álvaro Ramos,
permitirá a integração total da Quarta Parada, Água Rasa, Mooca, Alto da Mooca, Vila
Bertioga e Vila Oratório à região do Tatuapé.
Todas essas intervenções urbanas
alimentadas pelos pólos de atração da região formarão um conceito próprio de
comércio que será conhecido internacionalmente. |