Pólos de atração, do ponto de vista do urbanismo, são
estabelecimentos, comerciais ou não, que promovem a atração de consumidores e
usuários. São
formados por estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços como os
supermercados, shoppings, centros de esportes ou outras atividades que promovem a
afluência de um considerável número de pessoas diariamente como escolas, clubes e
academias de ginástica.
É inegável a influência que o pólo
exerce sobre uma determinada região. Pelo fato de proporcionar a presença de um
contingente grande de pessoas, e estas pessoas necessitarem de diversos tipos de insumos,
os pólos acabam facilitando a instalação de outros estabelecimentos com a finalidade
principal de atender, principalmente, a demanda específica desses frequentadores.
Até há pouco tempo, só existia a praça
Silvio Romero como um grande pólo de atração. Entretanto, investimentos
recentes criaram diversos pólos de atração. Embora dispersos no ponto de vista
geográfico, exercem um poder de atração muito grande sobre a população.
Talvez essa instalação
"dispersa" seja um dos componentes que multiplicam o o próprio poder de
atração. Assim, temos o comércio da Antonio de Barros, da Tuiuti com a Celso Garcia, as
clínicas em torno das Bibliotecas, o Metrô Tatuapé com o seu shopping, a praça Silvio
Romero, o Bom Parto, a Emília Marengo, a Pedreira de Freitas, o Metrô Carrão, a Monte
Serrat e novo shopping Anália Franco.
Percorrendo as ruas dos
bairros |
|
do Tatuapé, constata-se que ocorreram, nos últimos anos, investimentos
em todos os setores da atividade humana. Comércio, supermercados, escolas de línguas,
academias de ginástica e educação. Todas essas iniciativas deveriam estar ocorrendo de
forma uniforme em toda a zona Leste da Capital.
No entanto, por diversos fatores, isso
não vem acontecendo. E isso valoriza ainda mais a existência dos pólos de atração da
região do Tatuapé.
De todos os pólos, os mais influentes
são aqueles formados pelos shopping centers e supermercados. Maravilha do mercado de
consumo da era moderna, o shopping e o supermercado representam segurança para a compra e
lazer. Com a tendência da instalação de prestadores de serviços e até de escolas
dentro de shoppings, os 4 shoppings e os supermercados pertencentes às grandes redes
mundiais exercerão, certamente, uma influência marcante e decisiva no desenvolvimento da
região.
Essa constatação é valorizada ainda
mais quando consideramos as facilidades de acesso a estes pólos como a existência de 2
estações do metropolitano paulistano e as inúmeras vias de trânsito rápido que
permitem o acesso rápido de, praticamente, todas as regiões de São Paulo ao Tatuapé.
Grandes áreas deixadas pelas
grandes indústrias estão sendo rapidamente ocupadas por novas iniciativas, o que nos
permite antever uma mega região de interesse compreendendo mais de 50 bairros e uma
população de mais de 3 milhões de pessoas. |