Os Novos Acessos irão absorver o acréscimo de demanda.

O desenvolvimento urbano feito sem um planejamento adequado, a formação topográfica, a conformação das bacias hidrográficas e outros condicionantes favoreceram a criação de algumas barreiras que dificultam o acesso ao Tatuapé.

O rio Tietê, a avenida Salim Farah Maluf transformada em Mini-Anel Rodoviário e o complexo formado pela Estrada de Ferro, o Metrô e a avenida Radial Leste formam as grandes barreiras de acesso a esta região.

Ao mesmo tempo, podemos observar que inúmeros bairros vizinhos são absolutamente desprovidos de qualquer infraestrutura de comércio, lazer e de serviços: Não há Shoppings, Supermercados, Escolas e outras atividades imprescindíveis no dia a dia dos moradores que querem ter um razoável padrão de vida, próprio da vida moderna.

A seguir o curso que segue a nossa economia, tão logo não teremos, e aí estou me referindo à iniciativa privada, a capacidade de novos investimentos. Isto significa que aqueles bairros que não possuem, no dia de hoje, Pólos de Atração com um mínimo de estrutura urbana estarão fadados a permanecerem como estão.

Com isso, os consumidores passarão a frequentar outras paragens onde as suas necessidades possam ser satisfeitas.

É o caso do Tatuapé. Com todos os Pólos de Atraçào já existentes mais os que estão programados para o futuro próximo, é natural que os consumidores dos bairros vizinhos passem a frequentar o Tatuapé.

É por isso que as barreiras atuais, que já causam um certo transtorno ao moradores, deverão receber obras de transposição para assimiliar os novos frequentadores.

Criar meios para se transpor as barreiras é uma das formas de propiciar aos bairros vizinhos o acesso às facilidades oferecidas pelo Tatuapé.

Porisso, uma série de intervenções urbanas estão sendo desenvolvidas para facilitar o acesso. Podemos enumerar as mais importantes:

1 – Ponte sobre o rio Tietê na altura do Parque do Piqueri.

2 – Viaduto sobre a Radial Leste na altura da Estação Carrão do Metrô.

3 – Canalização do Córrego Rapadura.

4 – Complexo viário sobre a Avenida Salim Farah Maluf.

 

A ponte sobre o rio Tietê criará uma importante integração da zona Leste com a zona Norte de São Paulo. Diferentemente das pontes do Tatuapé e Aricanduva que atendem primordialmente ao tráfego intermunicipal de passagem, a nova ponte sobre o rio Tietê irá promover a integração urbana, aproximando bairros atualmente isolados. Assim, bairros como o Parque Novo Mundo, Vila Maria, Vila Guilherme, Jardim Japão, Vila Sabrina e Vila Medeiros poderão usufruir das facilidades do Tatuapé com conforto e segurança.

Um novo viaduto construído, nas proximidades da estação Carrão, sobre o complexo formado pela estrada de ferro, metrô e radial Leste promoverá a integração viária da região conhecida como Baixos Tatuapé com a outra conhecida como Altos Tatuapé. Essa ligação ganhará importância quando começarem a ser construídos os empreendimentos adequados à vocação dos Baixos Tatuapé. Além disso, os novos consumidores, representados pelos moradores dos bairros da zona Norte da cidade terão acesso rápido às facilidades oferecidas na região do Jardim Anália Franco.

A canalização do córrego Rapadura irá propiciar, finalmente a integração do Tatuapé com a Vila Carrão, Vila Manchester e Vila Santa Isabel. Duas importantes regiões com forte comércio local poderão granhar muita força e, dessa forma, atrair novos consumidores. Aproveitando a canalização do córrego, vias como a rua Azevedo Soares serão prolongadas e interligadas com ruas como a Renato Rinaldi criando uma importante alternativa de circulação à avenida Conselheiro Carrão que já não comporta o atual fluxo de tráfego. Mais no futuro, ruas como a Professor Pedreira de Freitas poderão ser interligadas com a Xiririca.O complexo viário sobre a Regente Feijó formará o grande integrador da região, abrindo um acesso direto aos bairros da Água Rasa, Quarta Parada, Mooca, Vila Oratório, Vila Cláudia, Vila Bertioga e Alto da Mooca.

Além dessas novas ligações, propiciadas por obras de envergadura que serão executadas pelo Poder Público graças à ação coordenada e integrada das entidades comunitárias da região que atuarão até para a obtenção de financiamentos junto a entidades internacionais como o BID e Banco Mundial, outras intervenções urbanas de menor porte serão materializadas.

Algumas vias da Vila Canero e Vila Rio Branco serão retificadas e ampliadas para permitir e facilitar o acesso a bairros importantes como a Vila Diva, Vila Invernada, Vila Santa Clara e Vila Ema.

Essas intervenções urbanas não ocorrerão de uma só vez, devendo seguir o curso da expansão gradativa, sendo implementadas na medida em que os novos prédios de apartamentos residenciais forem sendo ocupados.

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Tatuape\2020\t20208.htm em 24/09/2000, atualizado em 10/05/2005.