O desenvolvimento urbano feito sem um planejamento adequado, a
formação topográfica, a conformação das bacias hidrográficas e outros condicionantes
favoreceram a criação de algumas barreiras que dificultam o acesso ao Tatuapé. O rio Tietê, a
avenida Salim Farah Maluf transformada em Mini-Anel Rodoviário e o complexo formado pela Estrada de Ferro, o Metrô e a avenida Radial Leste formam as grandes
barreiras de acesso a esta região.
Ao mesmo tempo, podemos
observar que inúmeros bairros vizinhos são absolutamente desprovidos de qualquer
infraestrutura de comércio, lazer e de serviços: Não há Shoppings, Supermercados,
Escolas e outras atividades imprescindíveis no dia a dia dos moradores que querem ter um
razoável padrão de vida, próprio da vida moderna.
A seguir o curso que segue a nossa economia, tão logo não
teremos, e aí estou me referindo à iniciativa privada, a capacidade de novos investimentos. Isto significa
que aqueles bairros que não possuem, no dia de hoje, Pólos de Atração com um mínimo
de estrutura urbana estarão fadados a permanecerem como estão.
Com isso, os consumidores
passarão a frequentar outras paragens onde as suas necessidades possam ser satisfeitas.
É o caso do Tatuapé. Com
todos os Pólos de Atraçào já existentes mais os que estão programados para o futuro
próximo, é natural que
os consumidores dos bairros vizinhos passem a frequentar o Tatuapé.
É por isso que as
barreiras atuais, que já causam um certo transtorno ao moradores, deverão receber obras
de transposição para
assimiliar os novos frequentadores.
Criar meios para se transpor as
barreiras é uma das formas de propiciar aos bairros vizinhos o acesso às facilidades
oferecidas pelo Tatuapé.
Porisso, uma série de
intervenções urbanas estão sendo desenvolvidas para facilitar o acesso. Podemos
enumerar as mais importantes:
1 Ponte sobre o
rio Tietê na altura do Parque do Piqueri.
2 Viaduto sobre
a Radial Leste na altura da Estação Carrão do Metrô.
3 Canalização
do Córrego Rapadura.
4 Complexo
viário sobre a Avenida Salim Farah Maluf.
|
|
A ponte sobre o rio Tietê criará uma importante
integração da zona Leste com a zona Norte de São Paulo. Diferentemente das
pontes do Tatuapé e Aricanduva que atendem primordialmente ao tráfego intermunicipal de
passagem, a nova ponte sobre o rio Tietê irá promover a integração urbana, aproximando
bairros atualmente isolados. Assim, bairros como o Parque Novo Mundo, Vila Maria, Vila
Guilherme, Jardim Japão, Vila Sabrina e Vila Medeiros poderão usufruir das facilidades
do Tatuapé com conforto e segurança.
Um novo viaduto construído, nas
proximidades da estação Carrão, sobre o complexo formado pela estrada de ferro, metrô
e radial Leste promoverá a integração viária da região conhecida como Baixos Tatuapé
com a outra conhecida como Altos Tatuapé. Essa ligação ganhará importância quando
começarem a ser construídos os empreendimentos adequados à vocação dos Baixos
Tatuapé. Além disso, os novos consumidores, representados pelos moradores dos bairros da
zona Norte da cidade terão acesso rápido às facilidades oferecidas na região do Jardim
Anália Franco.
A canalização do córrego
Rapadura irá propiciar, finalmente a integração do Tatuapé com a Vila Carrão, Vila
Manchester e Vila Santa Isabel. Duas importantes regiões com forte comércio local
poderão granhar muita força e, dessa forma, atrair novos consumidores. Aproveitando a
canalização do córrego, vias como a rua Azevedo Soares serão prolongadas e
interligadas com ruas como a Renato Rinaldi criando uma importante alternativa de
circulação à avenida Conselheiro Carrão que já não comporta o atual fluxo de
tráfego. Mais no futuro, ruas como a Professor Pedreira de Freitas poderão ser
interligadas com a Xiririca.O complexo viário sobre a Regente Feijó formará o grande
integrador da região, abrindo um acesso direto aos bairros da Água Rasa, Quarta Parada,
Mooca, Vila Oratório, Vila Cláudia, Vila Bertioga e Alto da Mooca.
Além dessas novas
ligações, propiciadas por obras de envergadura que serão executadas pelo Poder Público
graças à ação coordenada e integrada das entidades comunitárias da região que
atuarão até para a obtenção de financiamentos junto a entidades internacionais como o
BID e Banco Mundial, outras intervenções urbanas de menor porte serão materializadas.
Algumas vias da Vila
Canero e Vila Rio Branco serão retificadas e ampliadas para permitir e facilitar o acesso
a bairros importantes como a Vila Diva, Vila Invernada, Vila Santa Clara e Vila Ema.
Essas intervenções urbanas não
ocorrerão de uma só vez, devendo seguir o curso da expansão gradativa, sendo
implementadas na medida em que os novos prédios de apartamentos residenciais forem sendo
ocupados. |