O setor de serviços é o que vem apresentando as maiores taxas de
crescimento. A
Praça Silvio Romero já possui uma quantidade expressiva de agências bancárias. Além
dos bancos, outros tipos empresas do ramo financeiro como as companhias de seguros, as
financeiras e de câmbio também estão procurando instalar a sua filial no Tatuapé. Com
essa tendência de alta concentração de empresas desse ramo, a praça Silvio Romero
esgotará, em pouco tempo, a sua capacidade de conter pessoas.
Para solucionar tais problemas, os
veículos serão afastados da praça e das cercanias, que serão transformados em um
enorme calçadão. Aproveitando as obras de ampliação da infra-estrutura como telefonia,
gás, águas pluviais e subterraneamento da rede elétrica, talvez sejam construídas pela
Prefeiruta garagens públicas subterrâneas para os veículos.
Serão instaladas novas, amplas e
completas concessionárias de veículos. Embora se note hoje a ausência de
concessionárias de determinadas marcas, a grande concentração comercial no Tatuapé
chamará a atenção de todas sas concessionárias, inclusive da mesma marca, criando uma
saudável concorrência que irá beneficiar os consumidores.
Entretanto, existe uma questão básica
muito importante: As agências de automóveis terão que se adaptar à cultura
tatuapeense. A exemplo das empresas "delivery" que demonstraram que o
tatuapeense é preguiçoso e prefere não sair de casa, as agências concessionárias de
automóveis não serão grandes na sua dimensão física porém equipadas e estruturadas
para atendimento personalizado à domicílio.
Verifica-se também a tendência de se
formar um grande centro de turismo com plataformas de embarque e desembarque de
passageiros. Um local luxuoso e confortável onde estarão instaladas as principais
agências de viagens e dotado de uma completa infraestrutura como sala de espera,
restaurantes, estacionamentos e juizado de menores. Partirão dali os onibus de turismo
seja de lazer como de negócios e passageiros de vôos comerciais que serão transportados
por ônibus regulares até o Aeroporto de Cumbica.
A região hoje conhecida como Baixos
Tatuapé, depois de amargar um longo período de abandono depois que as fábricas foram
para longe, encontrará a |
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sua verdadeira vocação e concentrará escritórios de empresas
multinacionais, sedes de indústrias localizadas na região do Vale do Paraíba e Sul de
Minas, centros de comércio, hoteis de luxo e espaços para congresso e convenções. Esses novos empreendimentos atrairão
outros relacionados com eles como churrascarias, restaurantes de nível internacional,
locadoras de veículos e agências de viagens.
Os despachantes crescerão em
número e em qualidade. À vista da alta concentração comercial, as entidades,
principalmente governamentais, tratarão de instalar filiais e postos de atendimentos na
região, preferencialmente nas proximidades de uma das 2 estações do Metrô.
Novas empresas de Contabilidade
serão instaladas, assim como firmas de Auditoria Contábil e Fiscal. A instalação de
escritórios de multinacionais na região atrairá muitas empresas de prestação de
serviço.
Os novos moradores irão demandar
muitos serviços de Decoração de Interiores e de Mobiliários. Devido a isso, serão
instalados muitos escritórios de Arquitetura, de Decoração, oficinas de Marcenarias e
reforma de móveis e estofados.
Algumas atividades como os Postos
de Serviço, Locadoras e as Padarias passarão por completa reformulação e só
sobreviverão se unirem-se em torno de mini-centros com infraestrutura
compartilhada.
Acostumados ao tradicional
sistema de atendimento, personalizado, onde o comerciante trata o freguês pelo nome e
durante o atendimento pergunta pela saúde do seu familiar, estes setores terão que se
adaptar à modernidade dos novos tempos colocando atendendes especializados que
fornecerão informações técnicas e outras recomendações sobre o uso dos produtos para
os consumidores.
Será uma fase de muitos
conflitos. O longo período em que o bairro foi criando formas amigáveis de
relacionamento entre vizinhos e comerciantes, coisa que podemos presenciar até nos dias
de hoje em certos locais, o tatuapeense ainda faz questão de tratar o próximo pelo nome.
Os comerciantes do bairro, envidarão todos os esforços para descobrir novas técnicas
que irão conciliar a tradicional forma amigável com o esquema de alta produção,
geralmente frio, que caracteriza a grande cidade. Com isso, o Tatuapé irá se
destacar frente às demais regiões de São Paulo. |