COMO CONSTRUIR UM TELHADO ETAPA POR ETAPA | 13 |
|
CALHAS, RUFOS E CONDUTORES |
Percorra as Etapas de construção de um Telhado.
11 - CÁLCULO DO TAMANHO DA CALHA | 12 - CALHA TIPO MOLDURA | 13 - CALHA TIPO MEIA CANA |
14 - CALHA TIPO ÁGUA FURTADA | 15 - RUFO TIPO INTERNO | 16 - CHAPIM TIPO PINGADEIRA |
Na edição de 15/01/2010 do jornal O Estado de S Paulo, Watanabe sugere que a norma NBR-10844 seja revisada tendo em vista as Mudanças Climáticas ocorridas nas últimas décadas. Veja matéria
CUIDADOS NO PROJETO DO TELHADO:
Calhas são fontes permanentes de dores de cabeça. No projeto do telhado, devemos evitar soluções com calhas de difícil acesso. Em Calhas Escondidas ou Calhas Embutidas, caso ocorra um entupimento, a água vai transbordar para dentro da casa danificando os móveis, cortinas e tapetes.
Uma vez, um Inquilino perdeu quase todos os móveis da casa por causa do transbordamento da calha. Só não perdeu o móveis da linha branca (geladeira, fogão, etc.). O Inquilino processou na justiça o proprietário do imóvel pois a casa não oferecia segurança.
Evitar
Calhas Escondidas: |
Evitar
Calhas Embutidas: |
Mas, nem sempre é possível evitá-las. Então segue algumas recomendações.
Instalar
mais descidas do que a necessária |
Grelha tipo
HEMISFÉRICA: Evita que galhos e gravetos entrem no tubo de queda. |
Instalar
"ladrão" nas calhas. Se a grelha entupir, a água não vai transbordar para "dentro" da casa. |
1 - Utilize mais descidas do que o necessário. Se uma das descidas entupir, a calha não vai transbordar. Isso se chama REDUNDÂNCIA pois são descidas redundantes, isto é, que fazem exatamente a mesma coisa. Nunca aceite uma calha com somente uma única descida - vai dar problema com certeza.
2 - No boca da descida, em vez de usar uma grelha normal, que entope com facilidade, utilize grelha tipo HEMISFÉRICA ou tipo GLOBO que demora mais para entupir e retém as folhas das árvores, galhos e gravetos. O pior são as varetas de pipa, que sendo de bambu, demoram anos para se decompor.
3 - Preveja um "ladrão", um escape para o excesso de água dentro da calha. Não é raro casos de "desastres" com transbordamento da calha com água escorrendo para dentro da casa e danificando móveis, cortinas e tapetes. Lembrem-se da desculpa "choveu mais que o esperado".
FACILITE A MANUTENÇÃO:
Todo telhado deve ser inspecionado ao menos uma vez por ano, de preferência no mês de Outubro, um pouco antes do período das chuvas que começa em Novembro e vai até Março.
Prevenir acidente é dever de todos. Um telhado que não ofereça condições de acesso seguro e fácil é um telhado condenado. A foto abaixo mostra uma pessoa precariamente em cida de um telhado. Isso deve ser evitado a todo custo. Ouve-se com certa frequencia, pessoa que morreu caindo de um telhado.
Não custa nada prever Pontos de Apoio de EPI, para quando alguém tiver que subir ao telhado, haja facilidade de acesso e segurança no trabalho. São ganchos e argolas firmemente chumbadas na estrutura do edifício onde podemos enganchar o EPI, isto é, o cinto de segurança. Para saber mais sobre segunrança no trabalho em alturas, consulte a norma NR-35 do Ministério do Trabalho.
TORNEIRA NO TELHADO:
Lembre-se também de instalar uma torneira no telhado para facilitar a lavagem, que é bom fazer a cada seis meses para eliminar os focos de contaminação como as fezes das aves.
Este cuidado é especialmente importante quando no telhado tiver instalado paineis de Aquecimento Solar ou painéis de Células Fotovoltáicas que precisam ser lavados mensalmente pois os excrementos das aves, o musgo e a poeira bloqueiam a incidência dos raios solares, diminuindo a eficiência dos paineis.
CUIDADO COM O REÚSO DA ÁGUA DO TELHADO:
Lembre-se sempre que o telhado é o local mais sujo da casa pois insetos e aves deixam suas fezes. Então é razoável pensar em lavar o telhado pelo menos uma vez por mês. Veja mais detalhes em
Facilite a limpeza das calhas. Limpar as calhas deve ser uma operação de faxina rotineira feita semanalmente. Esse cuidado é especialmente importante em casas localizadas em região próxima de vegetação e bosques.
Preveja pontos de água (torneiras e registros) para efetuar a limpeza das Calhas e do Telhado.
SOLUÇÃO INTELIGENTE (E CRIATIVA):
Para não precisar contratar semanalmente uma Empresa especializada (e cara) para fazer a limpeza da calha, seja criativo com soluções práticas. Veja um exemplo inteligente, onde um detalhe arquitetônico (no caso uma pérgola) serve de "passarela" onde a faxineira pode fazer a limpeza com segurança.
O outro exemplo refere-se a uma platibanda que possui um laje, ou plataforma, de serviço (com guarda-corpo retrátil) onde a faxineira pode andar, em segurança, portando balde e vassoura. Em todos os casos deve-se evitar que a faxineira ande pisando nas telhas.
Deve-se pensar também em como a faxineira irá "subir" até as calhas. Uma solução seria dotar o telhado com porta-janela tipo alçapão com acesso por meio de uma escada retrátil, que se arma facilmente.
Na foto acima, faltou o "corrimão" na saída para porta-janela para andar da porta até o pergolado. A escada retrátil tem corrimão.
MELHOR SOLUÇÃO:
A melhor solução é não ter calhas. Evita-se: Entupimentos, Ferrugem, Manutenção, etc.
\RMW\telhado\tlh13.htm em 23/04/2006, atualizado em 10/09/2017 .