COMO CONSTRUIR UM TELHADO ETAPA POR ETAPA | 18 |
|
LIMPEZA DO TELHADO |
O Telhado, por ficar exposto ao relento, recebe tudo quanto é sujeira, poeira, folhas de árvores e excremento de aves.
Por isso, precisa ser lavado ao menos a cada 6 meses. Os excrementos de aves, quando ficam secos, viram pó que penetra nas vias respiratórias e causam muitas doenças.
FACILITE A LIMPEZA E A MANUTENÇÃO:
Todo telhado deve ser inspecionado ao menos uma vez por ano, de preferência no mês de Outubro, um pouco antes do período das chuvas que começa em Novembro e vai até Março.
Prevenir acidente é dever de todos. Um telhado que não oferece condições de acesso fácil e seguro é um telhado condenado. A foto abaixo mostra uma pessoa precariamente em cima de um telhado, com os pés apoiados precariamente, chegando ao local por meio de uma escada improvisada. Isso deve ser evitado a todo custo. Ouve-se com certa frequencia, pessoa que morreu caindo de um telhado.
Não custa nada prever Pontos de Apoio de EPI, para quando alguém tiver que subir ao telhado, haja facilidade de acesso e segurança no trabalho. São ganchos e argolas firmemente chumbadas na estrutura do edifício onde podemos enganchar o EPI, isto é, o cinto de segurança.
TOMADA ELÉTRICA NO TELHADO:
A lavagem do telhado é bastante facilitada quando empregamos lavadoras de pressão. Então é imprescindível dotar partes do telhado com tomadas elétricas.
TORNEIRA NO TELHADO:
Lembre-se também de instalar uma torneira no telhado para facilitar a lavagem que deve ser feita a cada seis meses para eliminar os focos de contaminação como as fezes das aves.
Este cuidado é especialmente importante quando o telhado tiver instalado paineis de Aquecimento Solar ou painéis de Células Fotovoltáicas que precisam ser lavadas mensalmente pois os excrementos das aves bloqueiam a incidência dos raios solares.
SOLUÇÃO INTELIGENTE (E CRIATIVA):
Para não precisar contratar semanalmente uma Empresa Especializada para fazer a limpeza da calha, seja criativo com soluções práticas. Veja um exemplo inteligente, onde um detalhe estético (no caso uma pérgola) serve de "passarela" onde a faxineira pode fazer a limpeza com segurança.
Este outro exemplo refere-se a uma platibanda que possui uma laje, ou plataforma, de serviço (com guarda-corpo retrátil) onde a faxineira possa andar, em segurança, portando balde e vassoura. Em todos os casos deve-se evitar que a faxineira ande pisando nas telhas.
Deve-se pensar também em como a faxineira irá "subir" até as calhas. Uma solução seria dotar o telhado com porta tipo alçapão com acesso por meio de uma escada retrátil, que se arma facilmente.
Na foto acima, faltou o "corrimão" para andar da porta até o pergolado. A escada retrátil deve ter corrimão.
PAINEL SOLAR:
Sua casa é dotada de Painel de Aquecimento de Água? ou de Painel Fotovoltaico para geração de eletricidade? PARABÉNS! Você é um cidadão consciente e está colaborando com a preservação da natureza.
MAS, você sabia que a eficácia dos painéis cai pela metade quando os pombos e outros animais depositam seus excrementos sobre o vidro do painel?
Por isso, os paineis precisam ser lavados mensalmente. Mas, para lavar você precisa subir no telhado. Então, como subir com segurança no telhado levando vassoura e balde?
Por isso, ao pensar num painel solar, pense também como você vai poder subir no telhado em total segurança.
Veja uma ideia:
Veja uma ilustração que mostra o acesso aos painéis por meio de plataformas e escadas, todas dotadas de corrimões, com acesso através da mansarda.
\RMW\telhado\tlh18.htm em 23/04/2006, atualizado em 13/04/2017 .