COMO CONSTRUIR UM TELHADO

5

Construção da Diagonal

A Diagonal é também uma peça estratégica da tesoura, serve para segurar as terças e deve ficar bem encaixada entre o Pendural e a Empena.

COMO FAZER?

Oriente-se pelo desenho:

telhadocur51.jpg (23927 bytes)

As peças que se encontram em um nó devem ter, obrigatoriamente, um ponto comum onde todos os eixos dos centros de gravidades das peças se encontram. A foto seguinte mostra o eixo vertical que vem do centro de gravidade da terça, o eixo da empena e o eixo da diagonal, todos os 3 eixos se cruzam num único ponto que é nó.

Todo esse cuidado é importante para que as peças não venham a sofrer esforços de flexão. Em outras palavras, todas as peças devem ter apenas esforços axiais, isto é, força de compressão ou forças de tração.

Veja um caso que temos 2 diagonais de cada lado da tesoura. Esta tesoura é conhecida como Tesoura Inglesa ou Tesoura Howe:

Veja como "caminha" o peso P1 da TERÇA-1:

1- O peso P1 se divide uma parte para a empena e outra pela DIAGONAL-1 onde identificamos como P2.

2- A força P2, chegando no nó na linha, se divide uma parte para a linha e outra sobre pelo TIRANTE na forma da força P3. O TIRANTE funciona a tração.

3- A força P3, chegando no nó na empesa, se divide uma parte para a empena e a outra desce peloa DIAGONAL-2 na forma da força P4.

4- Finalmente, a força P4 chega ao PENDURAL onde é dividida, por igual, nas duas empenas. O PENDURAL funciona a tração.

 

\RMW\telhado\tlhcur5.htm em 09/01/2005, atualizado em 28/11/2013 .