COMO CONSTRUIR UM TELHADO | 3 |
|
TELHAS ENCAVALADAS |
As telhas precisam estar bem apoiadas sobre as telhas.
Em determinados pontos do telhado, como nas emendas das telhas, é necessário tomar certos cuidados para que as telhas não fiquem encavaladas, isto é, uma sobre as outras.
Naquele ponto onde se encontram as 4 telhas, acontece o seguinte:
Observe que a telha T-3 vai ficar um pouco distante da telha T-1 por que ela fica apoiada na telha T-2. O fato de ficar um pouco distante vai criar um vazio e, portanto, ficar sem apoio. Não tendo apoio, a telha T-3 poderá trincar.
A montagem correta é a seguinte:
Observe que a telha T-3 vai ficar bem apoiada sobre a telha T-1 e da mesma maneira a telha T-4 vai ficar bem apoiada sobre a telha T-2.
Esta situação é obtida por meio de um corte, um chanfro que é feito no canto da telha T-2 e T-3. O chanfro vai permitir que as duas telhas, T-2 e T-3, fiquem no mesmo nível.
Veja a sugestão do fabricante:
O fabricante segere a confecção de um GABARITO e que os cortes sejam feitos com o auxílio desse gabarito. Assim, se garante não só o encaixe perfeito entre as telhas opostas assim como se garante um certo distanciamento entre elas para poder absorver o movimento de dilatação pelo efeito térmico. Em telhas de fibro-cimento é importantíssimo deixar esse distanciamento.
A norma brasileira NBR-7196 determina que:
5.2.17 – Nos cruzamentos de recobrimento longitudinal com
recobrimento transversal, cortar os cantos de duas das quatro telhas envolvidas,
para evitar a sobreposição de quatro espessuras, devendo este procedimento ser
estendido também às peças complementares, conforme indicado na figura 8.
\RMW\telhado\tlherro3.htm em 09/01/2005, atualizado em 24/09/2017 .