Trincas devido à dilatação de materiais diferentes |
7 |
Os materiais possuem coeficiente de dilatação diferentes. Isto quer dizer que ao receberem o calor do sol, um deles vai dilatar mais que o outro.
Enão, devemos levar em consideração este fato e permitir que os materiais tenham comportamentos independentes sem que um afete o outro.
Mas certos materiais como o aço e o concreto têm comportamentos térmicos tão diferentes que é muito difícil fazer com que eles se entendam. O resultado é que a "corda rebenta do lado do mais fraco" e o concreto (que é o mais fraco) acaba se fragmentando.
Veja a foto de um caso real:
No caso acima, muito comum nos prédios, a tampa e a moldura da tampa sendo metálicos possuem coeficiente de dilatação muito maior que a do concreto e causam o surgimento de trincas por onde infiltra a água da chuva para dentro do resevatório de água superior. Nisso, leva junto poeira e fezes de aves contaminando a água que todos usam para tomar banho e beber. Alguns moradores acreditam que nada sofrem pois bebem a água passando-a por um filtro, mas não sabem que o filtro não consegue eliminar as bactérias causadoras de doenças.
Neste outro exemplo, o perfil metálico do gradil foi fixado diretamente na mureta e com a dilatação térmica do aço, trincou e soltou lascas da mureta. No caso, o gradil estava solto e uma pessoa que viesse a se apoiar no gradil poderia cair para fora do prédio.
Quer ver mais casos de problemas ?
NOTA: Devido ao caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente divulgado, copiado e impresso.
\RMW\trincas\caso07.htm em 30/07/2005, atualizado em 21/11/2009 .