logotrincas.jpg (6276 bytes)

Trincas devido à falta de drenagem do cotra-piso

9

Não adianta caprichar na impermeabilização da cobertura. Muitas firmas até fazem uma prova, enchendo a manta com água, para mostrar que o serviço ficou bem feito.

Mas a água que chega até a manta, precisa ter um escape. Precisa ter uma drenagem para ir embora.

Veja a foto de um caso real em que a água empossada sobre a manta de impermeabilização causava muitos problemas.

 

foto12.jpg (28874 bytes)

Você sabe que o piso está com problemas para drenar a água quando surgem manchas de umidade nas juntas entre as placas do piso. Pior é quando a mancha de umidade vira mancha branca que é difícil de tirar. Não basta drenar a água que corre por cima do piso, é necessário drenar a água que fica empossada por cima da manta. Se não tiver esse dreno (dreno 2 no desenho abaixo) a água não vai embora e fica empossada, apodrece e facilita a proliferação de bactérias. Um terceiro dreno (dreno 3 no desenho abaixo) é bom ter pois a manta não garante estanqueidade total e a água da chuva vai sempre encontrar um local, um canto por onde infiltrar para debaixo da manta de impermeabilização.

Veja, no desenho abaixo, uma solução técnica adequada, inclusive com uma camada de isolante térmico (isopor) que evita que o calor do sol resseque a manta de impermeabilização. (uma manta de material betuminoso que não tenha uma proteção térmica não dura mais que 2 anos. Ela fica ressecada e quebradiça)

Um outro tipo de solução para a drenagem da água da chuva na laje de cobertura pode ser visto em - botaoQV.gif (478 bytes)

Quer ver mais casos probleas na construção? botaoQV.gif (478 bytes)

Voltar para à tela inicial -

NOTA: Devido ao caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente divulgado, copiado e impresso.

 

tracocor.gif (4491 bytes)\RMW\trincas\caso09.htm em 30/07/2005, atualizado em 21/11/2009 .