Trincas por sobrecarga na laje |
23 |
Antes de instalar um almoxarifado, antes de instalar uma estante, pense bem. Procure verificar se a laje foi projetada para agüentar a carga.
Dependendo do uso pretendido, o calculista da estrutura determina a Carga Atuante na laje. Assim, quando o uso for residencial, o calculista adota o peso de 160 quilogramas por metro quadrado para as coisas que serão colocadas sobre a laje.
Se o uso for comercial, escritórios por exemplo, o calculista vai adotar uma carga maior, digamos uns 200 quilogramas por metro quadrado. Se o local vai receber carros, como num estacionamento, então o calculista vai adotar 500 quilogramas por metro quadrado.
Para casos de bibliotecas, almoxarifados e locais de armazenamento, o calculista pode adotar 1.000 quilogramas por metro quadrado.
Algumas vezes, prédios que foram projetados para uso residencial são reformados e passam a ter uso comercial. Então deveria ser feita uma revisão no Projeto Estrutural alterando as condições de carga do prédio que em vez dos 160 quilogramas por metro quadrado de uso residencial passaria a ter que suportar uma carga de 200 quilogramas por metro quadrado. Para isso, lajes, vigas, pilares e fundações precisam receber reforço adicional.
Veja a foto de um caso real:
O predio, projetado para uso residencial passou a ter uso comercial. No local da foto funciona um almoxarifado com estante contendo material de grande peso (no caso papel). Como consequencia desse peso extra, o piso cedeu e surgiram trincas horizontais na parede junto ao piso. Há riscos apra a segurança e estabilidade das estruturas do prédio? A laje pode afundar? O prédio pode cair?
Quer ver mais casos de potologias nas edificações?
NOTA: Devido ao caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente divulgado, copiado e impresso.
\RMW\trincas\caso23.htm em 30/07/2005, atualizado em 21/11/2009 .