logotrincas.jpg (6276 bytes)

FENDA NO ASFALTO

42

A Fenda é um buraco que aparece de repente no asfalto.

As FENDAS São causadas, geralmente, pelo solapamento do subsolo. Explicando melhor, a água que percola normalmente pelo subsolo pode provocar o carriamento do material. Isso acontece principalmente em solos que tem baixa coesão como os siltes. Um dia a água leva uma pequena partícula, no outro leva outra e assim vai levando partícula por particula e vai, aos poucos, formando um rio subterrâneo.

Depois de um certo tempo, forma-se um ôco por debaixo do asfalto, uma coisa parecida com uma pequena caverna.

Nos asfaltos bem construídos com uma boa base, leito e sub-leito, o revestimento é bastante resistente e com isso a caverna vai ficando cada vez maior sem que surja qualquer marca ou indício de problema na superfície do asfalto, até que um dia, geralmente por causa do peso de um veículo, o revestimento asfáltico cede formando uma cratera e levando junto o veículo.

Há casos em que não há necessidade de um peso de um veículo para afundar, o piso afunda sozinho. Veja as fotos de 2 casos reais em que o asfalto afundou de repente, sem avisar, sem que estivesse passando um veículo e sem que estivesse chovendo.

Uma boa parte desses casos de afundamento repentino do leito carroçável decorre de falha de execução do reaterro de valas abertas para a instalação de tubos e galerias, rede de esgoto, rede de água, rede de gás, rede de águas pluviais. Veja mais detalhes sobre Reaterro de Valas em .

Voltar para à tela inicial -

 

tracocor.gif (4491 bytes)\RMW\trincas\caso42.htm em 21/10/2010, atualizado em 07/09/2014 .