logotrincas.jpg (6276 bytes)

TRINCA POR RECALQUE

46

As trincas causadas por recalque são, em geral, inclinadas.

 

Mas, antes de entrar no assunto Trinca por Recalque, vamos ver como se comporta, ou deveria se comportar, uma parede SEM TRINCAS:

A parede costuma receber todo o peso do telhado e das coisas que instalamos em cima (aparelhos de ar condicionado) e também em baixo (forro, luminárias) e ela, a parede, precisa descarregar todo esse peso mais o seu próprio peso em cima do solo onde a parede está assentada.

Se o solo é duro e firme, então as forças do peso e a força de reação do solo conseguem se equilibrar e não aprece nenhuma trinca na parede.

Mas, quando há uma diferença entre os pesos atuantes e as forças resistentes, surgem as trincas. São, basicamente, duas situações de desequilíbrio: Trinca inclinada para o lado direito e trinca inclinada para o lado esquerdo. Chamamos de trincas por recalque:

A parede quer descarregar o peso no solo. Enquanto uma parte do solo resiste bem oferecendo uma força de reação alta outra parte não cosegue oferecer a força de reação na intensidade necessária - então recalca (afunda) e a parede, não aguentando esse esforço diferente, de um lado para outro, trinca. Interessante notar é que a trinca é, geralmente, meio arredondada e a curvatura dá uma dica do lado ou do foco da fraqueza, a origem, a causa do recalque.

Vamos ver algumas soluções que são adotadas e os resultados que se

SOLUÇÃO N0 1 - TAMPONAR A TRINCA COM ARGAMASSA:

É a solução que mais encontramos por aí. NÃO FUNCIONA! Usam argamassas das mais variadas composições, fica bonito na hora mas algum tempo depois a trinca volta a aparecer.

 

SOLUÇÃO N0 2 - TAMPONAR A TRINCA COM TELA DE NYLON:

É uma solução que chamamos de "PALIATIVA" pois esconde a trinca.

Se você tem certeza que a trinca é PASSIVA, isto é, não de mexe e não é ativa, então esta solução, embora paliativa, funciona pois a trinca fica escondida.

 

SOLUÇÃO N0 3 - COSTELA:

Costela são pedaços de vergalhões de aço inseridos na direção transversal da trinca.

A dificuldade é que os vergalhões são "lisos" e não conseguem segurar a parte que está afundando e nem conseguem se segurar na parte firme da parede.

Para funcionar precisamos de um comprimento de aderência para aço CA-50A e concreto de 15 mPa:

DIÂMETRO DA BARRA COMPRIMENTO DE
ANCORAGEM MÍNIMO
DE CADA LADO
POLEGADAS MILÍMETROS
1/4 6,35 47 cm
3/8 9,525 70 cm
1/2 12,7 94 cm
3/4 19,05 141 cm

O espaçamento entre as barras deve ser calculado em função do peso que a costela deve suportar.

SOLUÇÃO N0 4 - COSTELA COM GANCHO:

Adicionando-se ganchos nas extremidades teremos o comportamento melhorado, os vergalhões ficarão mais firmemente aderidos à parede.

mesmo assim, devemos respeitar o comprimento minimo para a ancoragem:

DIÂMETRO DA BARRA COMPRIMENTO DE
ANCORAGEM MÍNIMO
DE CADA LADO
POLEGADAS MILÍMETROS
1/4 6,35 21 cm
3/8 9,525 32 cm
1/2 12,7 42 cm
3/4 19,05 63 cm

O PROBLEMA ESTÁ RESOLVIDO? DEPENDE!

Depende da resistência para parede. A parede de alvenaria com tijolo de barro maciço tem uma resistência e parede com blocos de cimento tem outra resitência e ainda pode ser diferente dependendo de como o bloco é fabricado (traço do concreto utilizado).

O QUE DEVERIA TER SIDO FEITO?

Recalques diferenciais, isto é, uma parte da parede recalca enquanto que a outra parte fica firma, costumam acontecer por falta de uma base firme onde a parede se apoia.

Uma boa Viga Baldrame consegue evitar o recalque diferencial.

 

COMO CONSERTAR?

Em primeiro lugar precisamos determinar o peso da parte que está recalcando.

Seria fácil se a gente conseguisse remover a parte que está recalcando e pendurar numa balança. Mas você pode calcular esse peso buscando a densidade (o peso especifico dos materiais que fazem parte da parte, isto é, o pêso do tijolo ou do bloco de concreto, mais i pêso da argamassa.

UMA SOLUÇÃO PRÁTICA:

Uma boa solução que funciona bem em quase todos os casos de trincas ocarionadas por recalque, é a aplicação da Tela de Aço Estrutural. Veja dois exemplos:

NOTA: São exemplos ilustrativos e não se trata de propaganda comercial. Qualquer produto de composição similar terá o mesmo efeito.

Tela de Aço Estrutural galvanizado com fio n0 18 (1,24 milímertros) e espaçamento de 25 milímetros fornecido em rolos de 50 centímetros de largura e 25 metros de comprimento.

A tela deve ser aplicada em toda a parede e não apenas no entorno da trinca:

Importante é fazer este tratamento nas duas faces da parede.

Antes de aplicar a tela a parede deve ser tratada:

1- Remover todo o revestimento, deixando a alvernaria exposta;

2- Escovar o local descascado com escova de aço;

3- Lavar com água em abundância, aplicando com mangueira sob pressão;

4- Consolidar a superfície de aderência aplicando o produto Chapisco Rolado:

NOTA: É um exemplo ilustrativo e não se trata de propaganda comercial. Qualquer produto de composição similar terá o mesmo efeito.

O produto é fornecido em saco de papel de 20 kg e deve ser preparado conforme as instruções do fabricante impressa na embalagem. Importante é colocar exatamente a quantidade de água recomendada para se obter o máximo de aderência.

5- Aguarda a cura completa dessa ponte de aderência.

6- Colocar a Tela Estrutural fixando-a com pregos.

7- ADERÊNCIA: Promover a aderência da Tela Estrutural à parede aplicando uma argamassa com alto grau de aderência. Uma boa é o produto Antinumidade Quartzolit:

NOTA: É um exemplo ilustrativo e não se trata de propaganda comercial. Qualquer produto de composição similar terá o mesmo efeito.

8- Ao aplicar este revestimento, tomar o cuidade de envolver, com a argamassa, toda a volta dos arames da tela de aço.

NOTA: Para se obter o máximo de aderência dos arames é importante seguir as recomendações do fabricante quanto à quantidade de água e o Tempo em Aberto.

Voltar para à tela inicial -

tracocor.gif (4491 bytes)\RMW\trincas\caso46.htm em 21/10/2010, atualizado em 09/06/2025 .