CONTENÇÃO
DE TALUDES
PERCOLAÇÃO |
6 |
PERCOLAÇÃO é o movimento da água através do solo poroso.
A ãgua da chuva e outras águas que caem no terreno, penetram no solo e caminham pelo subsolo chegando a formar rios subterrâneos.
Quando encontram obstáculos como um muro, as águas exercem uma grande pressão, chamada de Pressão Hidrostática, que agem empurrando o muro para fora.
É por isso que em dias de chuva intensa e demorada ocorrem muitos desbarrancamentos e quedas de barreira.
Vamos analisar os efeitos da água de percolação no encontro de dois tipos de muros: um muro impermeável e um muro permeável.
1 - EFEITOS DA ÁGUA DE PERCOLAÇÃO SOBRE UM MURO IMPERMEÁVEL:
A existência de um muro impermeável no caminho de percolação da água cria um certo represamento de água:
Árvores como o eucalipto retiram quantidades significativas de água do subsolo lançando-a no ar na forma de evapo-transpiração. Veja mais detalhes em
O represamento da água obriga o fluxo a dar uma volta por debaixo do muro, criando uma força, chamada empuxo, que empurra o muro para fora:
No desenho acima, o empuxo, que é a força que a água exerce sobre o tardoz do muro está representado com setas vermelhas.
Não havendo componente estrutural para segurar o muro, o empuxo tende a derrubar o muro:
A forma correta de evitar a ação do empuxo é a confecção de uma Cortina Drenante junto ao tardoz do muro:
A cortina drenante desvia a água que percola pelo solo, elinando o empuxo hidrostático produzido pela água.
2 - EFEITOS DA ÁGUA DE PERCOLAÇÃO SOBRE UM MURO PERMEÁVEL:
Muros permeáveis são adotados principalmente nas barragens de grande porte. Uma barragem feita de argila ou enrocamento tem um custo substancialmente menor que uma barragem de concreto.
A água do reservatório exerce uma pressão hidrostática sobre a face interna da barragem e a água que percola por baixo da barragem exerce uma pressão, de baixo para cima:
A pressão exercida de baixo para cima ao longo da face inferior da barragem tende a "levantar" a barragem. A força é crescente, sendo maior junto à juzante, o que pode provocar, como já aconteceu, o tambamento "para dentro" da barragem:
Pelo fato de ser permeável, forma-se uma rede de percolação dentro do muro e pode surgir minas d'água na face à juzante da barragem. Se a água que sai dessa mina é límpida, isto é, não tem partículas de argila, então não há riscos. Mas se a água sai barrenta é por que a percolação está carriando a argila do seio da barragem. Com o tempo forma-se canais internos, como rios, que podem levar a barragem ao colapso:
Para evitar ou diminuir a pressão neutra e também a formação de minas d'água, as barragens são dotadas de cortina de vedação que vai dificultar a percolação e cortina drenante que vai interceptar o fluxo, desviando a água.
RMW\talude\percolacao.htm em 22/02/2014, atualizado em 22/02/2014.