CONTENÇÃO
DE TALUDES
FORMAÇÃO DA TERRA |
3 |
Algumas pessoas confundem terra com areia, com argila, com silte e acham que tudo forma lama e barro, que tudo é terra, e não sabem que a Argila, a Areia e as Britas são materiais diferentes e possuem propriedades e características próprias e, por isso mesmo, são empregados em aplicações específicas.
Este site procura mostrar algumas das diferenças que existem entre esses materiais.
O site é mantido por abnegado engenheiro que colhendo dados das obras de construção em que participou procura esclarecer essas diferenças. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuído, só não pode ser pirateado, isto é, copiado e reproduzido como se fosse de sua autoria.
AS ORIGENS DA TERRA:
O planeta Terra, quando foi formado, era uma enorme bola de fogo flutuando no espaço. Era um magma só fervendo a 5.000 graus Celsius.
Na medida em que foi esfriando, o magma foi ficando endurecido na forma de rocha.
A METAMORFOSE:
A ação do tempo, com o sol esquentando a rocha e a chuva esfriando, a infiltração da água produzindo alterações metamórficas na estrutura da rocha, os períodos glaciais, e as movimentações da superfície submetendo camadas transportadas pela chuva e depositadas nos fundos de vale foi transformando a rocha em outros materiais como a pedra, o seixo rolado, a areia, a terra e a argila.
A ARGILA é a metamorfose, isto é, é o resultado da alteração celular sofrida pela rocha e resultando nos materiais como a caolinita, esmectita, montmorilonita, feldspato e muitos outros.
Uma das argilas mais famosas é a Terra Roxa, uma argila fina, vermelha e que contém altos teores de ferro e outros minerais e, por isso mesmo, é muito boa para a agricultura.
O Brasil é o país que possui a maior reserva mundial de terras roxa. Praticamente todo o solo dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso é formado por este tipo de argila e é por isso que o mundo considera o Brasil como o celeiro do mundo.
Veja mais detalhes sobre a ARGILA clicando aqui .
A AREIA é a transformação física da rocha por fragmentação causada pela ação do sol (que esquenta a rocha) e pela ação do chuva (que esfria repentinamente) causando a quebra.
Não só a chuva como também o vento, as eras glaciais e a enxurrada da chuva carregam as rochas batendo umas com as outras e resultando em partículas finas que chamamos de areia.
Encontramos grandes depósitos de areia nos desertos e nas dunas.
Veja mais detalhes sobre a AREIA clicando aqui .
A BRITA é a transformação física da rocha por fragmentação causada pela ação do homem interessado em algum mineral presente no interior da rocha.
Minerais presente no interior da rocha:
Ouro, Ferro, Prata, Amianto, Chumbo, Estanho, Talco, Mica, Quartzo, Silício, Platina, Titânio, Cobre, Zinco, Índio, Diamante, Esmeralda, Tântalo, Nióbio, Níquel, Cádmio, Cromo, Urânio e muitos outros.
MINÉRIO DE OURO | MINÉRIO DE FERRO | MINÉRIO DE COBRE |
MINÉRIO DE TUNGSTÊNIO | MINÉRIO DE ZINCO | MINÉRIO DE CÁDMIO |
Veja mais detalhes sobre a BRITA clicando aqui .
RMW\talude\Terra.htm em 29/11/2015, atualizado em 26/01/2019.