CONTENÇÃO
DE TERRA
ADENSAMENTO |
3 |
Para o nosso estudo das Obras de Terra, interessa-nos apenas as argilas, os siltes e as areias.
Os materiais argilosos caracterizam-se pela COESÃO que é a propriedade que o material tem de ficar aglutinado, pegajoso, grudento e são ótimos para trabalhos artesanais.
Além da coesão, nos interessa a PLASTICIDADE que é a propriedade que o material tem de mudar de forma sem se desagregar. Assim, em trabalhos artesanais podemos formar figuras com a massa de argila pois ela pode ser livremente amassada e moldada na forma desejada graças à plasticidade.
Devemos conhecer também a densidade e o índice de vazios.
Os grãos dos materiais não ficam totalmente encostados uns dos outros, deixando um certo vazio entre um grão e outro. Chamamos de Índice de vazios o quociente entre o volume de vazios e o volume do material.
Nos vazios existentes entre um grão e outro de terra, pode se alojar uma gota de água. Assim, numa situação natural, encontramos a terra sempre com um certo grau de umidade.
Quando todos os vazios estiverem preenchidos com água, dizemos que o material encontra-se SATURADO. Portanto, entendemos como saturado o estado em que determinado material possui todos os seus vazios ocupados pela água.
A presença da água diminui a tensão superficial de modo que os grãos ficam "mais soltos" como se estivesse "nadando" numa piscina.
Então, na presença da água, os grãos sofrem uma reacomodação, ficando mais juntos e diminuindo o índice de vazios, isto é, a terra ficou mais densa. Dizemos que a terra passou por um processo de ADENSAMENTO. Portanto entendemos como adensamento o processo pelo qual os grãos de terra passam por uma reacomodação se encaixando melhor diminuindo os vazios e, consequentemente, aumentando a densidade.
ANTES DO ADENSAMENTO: |
DEPOIS DO ADENSAMENTO: |
Todo ano, com a passagem do período de chuva (entre novembro e março) a terra recebe muita água que vai promover mais um pouco de adensamento.
Na medida em que os anos passam, vai diminuindo o vazio restante de modo que o adensamento vai também diminuindo. Existe um limite para esse adensamento natural.
O processo de desagregação e metamorfose continua fazendo com que os grãos se tornem menores ainda. Grãos muito finos são facilmente carregados pela água da chuva. Esse processo que carrega as partículas finas do solo chamamos de Carriamento. Com a remoção das partículas finas, aumenta o índice de vazios e a terra passa por novo processo de acomodação dos grãos.
RMW\terrapleno\adensamento.htm em 26/12/2009, atualizado em 27/12/2009.