Características da Via Expressa Primária |
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Figura 1 - Esquema básico ilustrativo: |
CARACTERÍSTICAS DA VIA:
- Ligação entre grandes geradores de tráfego. Altas taxas de tráfego, em geral maior que 10.000 VDM no 10º ano de funcionamento da via. Similares às Freeways americanas.
- A Velocidade de Projeto é aplicada desde o início até o término não havendo nenhum ponto onde a Velocidade Regulamentada seja menor.
- Velocidade de Projeto de 160 km/h, Velocidade Rgulamentada, em geral, de 120 km/h.
- Faixas de rolamento largas, mínimo de 3,60 metros de largura
- Raios de curvatura amplos, raio mínimo de 540 metros em trecho plano, 345 m em trecho ondulado e 210 m em trecho montanhoso.
- Distância minima de Visibilidade de 205 metros em trecho plano, 155 m em trecho ondulado e 110 m em trecho montanhoso.
OBRIGATÓRIOS:
- Canteiro Central, bem largo para efeito de futuras ampliações e drenagem das pistas
- Acostamento Interno com minimo de 0,60 m para pista com 2 faixas, 2,50 m para 3 faixas e 3,00 m para 3 faixas
- Acostamento Externo com largura minima de 3,50 metros
- Sobrelargura das faixas nos trechos curvos
- Superelevação da pista nos trechos curvos
- Cruzamento com vias arteriais e coletoras sempre em desnível
- Passagem de Pedestres sempre em desnível
- Acesso somente por meio de Via Marginal dotada de faixa de aceleração/desaceleração para compatibilizar a velocidade na marginal com a velocidade na via expressa
- Bordo livre de 1,50 metros (postes, placas de trânsito, etc.)
PROIBIDOS:
- Trânsito de Pedestres e Bicicletas pela via ou acostamento
- Veículos de Tração Animal
- Veículos Lentos (tratores, etc.)
- Acesso direto de vias arteriais, coletoras e locais
- Acesso a imóveis particulares, inclusive postos de serviço e restaurantes
- Pontos de parada de ônibus
- Pontos de Serviço como bancas de jornal, caixa coletora de correios, telefone público, etc.
NOTA IMPORTANTE:
Características estabelecidas para efeito didático. Para saber exatamente quais são os intens obrigatórios e quais são os itens proibidos, o interessado deverá consultar as leis, normas e instruções dos órgãos federal, estadual e municipal para o local em estudo.
Os interesses variam muito de local para local, tanto é que não é possível uma regra geral. Todas determinações para um determinado local devem ser publicamente anunciadas por meio de placas de orientação e de regulamentação.
Veja quais são os componentes de segurança que deve ter um Ponto de Ônibus numa via Expressa:
CLASSES DE VIAS (classificação do DNIT - clique na figura):
LINHAS DIVISÓRIAS (clique na figura):
Clique na placa para ver detalhes de sua regulamentação feita pelo CONTRAN:
CORES DE PLACAS
PLACAS DE ORIENTAÇÃO
PLACAS DE LOCALIZAÇÃO
PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO
PLACAS DE ADVERTÊNCIA
Clique na placa para ver mais detalhes:
PADRÃO DE PLACAS
PADRÃO DE LETRAS
Responsabilidae Civil
do Estado por sinalização
precária de Rodovia.PADRÃO DE INSTALAÇÃO
Cruzamento perigoso, porém sem acidentes
ET-12\RMW\trafegando\VEP.htm em 26/12/2011, atualizado em 10/12/2017 .