CALADO |
|
ATENÇÃO! SITE EM ELABORAÇÃO . . .
Quando se fala em navio, algumas pessoas poderão imaginar que "navio" é somente aquela parte que a gente vê acima da linha d'água, como no caminhão que é somente aquela parte que fica acima do chão.
Mas, o navio possui uma parte muito importante que é quem garante a flutuação do navio.
O filósofo e cientista grego, de nome Archimedes, tomava banho diário na Sala de Banho, que era pública e de água quente, e reparava que seu corpo ficava mais leve quando imerso na água. Esses banhos eram pagos e cercado de muitas massagistas e moças do banho.
De repente, saiu correndo, pelado mesmo, pelas ruas e gritando EUREKA! EUREKA! (que em grego significa descobri)
Archimedes dedicava grande parte de seu tempo ao estudo do comportamento das águas e inventou diversos aparelhos, dentre eles a Bomba d'Água:
Durante o banho ele descobriu que seu corpo ficava mais leve por que deslocava um certo volume de água criando uma força que atua de baixo para cima que ele chamou de EMPUXO.
Um certo navio de peso N, quando posto a flutuar na água, vai deslocar um volume de água de peso A e o navio fica flutuando porque A = N.
CALADO é a medida entre a superfície da água e a parte mais funda do navio.
Veja um corte de um transportador de containeres durante a construção:
Veja os compartimentos:
1. Leme
2. Hélice
3. Espelho de popa
4. Praça para Contêineres com 40′ (FEU)
5. Praça para Contêineres com 20′ (TEU)
6. Escada de Porta ló
7. Porta de embarque de Prático ou bunker
8. Trilhos guia para Container
9. Row no 11
10. Row no 04
11. Tier no 08
12. Tanques de lastro da asa (Wing tank water ballast)
13. Passarela coberta
14. Barreiras fixas
15. Barreiras móveis (Movable stack)
16. Bay no 15
17. Bay no 06
18. Tier no 86
19. Células, porões 1 e 2, para conteires com carga
inflamável (explosivos)
20. Apoios de contêineres
21. Quebra onda
22. Bulbo
Na medida em que aumentou o volume de carga transportada por via oceânica, aumentou o tamanho dos navios. Quanto mais containeres (maior o TEU) mais barato se torna o custo unitário.
PRIMEIRA GERAÇÃO (até 1970):
Comprimento = 135 m
Calado = 9,00 metros
SEGUNDA GERAÇÃO (até 1980):
Comprimento = 215 m
Calado = 10 m
TEU = 800
TERCEIRA GERAÇÃO (até 1988):
Navio com dimensões
próprias do Canal do Panamá, chamados de PANAMAX
Comprimento = 250 m
Calado = 12 m
TEU = 4.000
QUARTA GERAÇÃO (até 2000):
Navio com dimensões
acima do Canal-1 e próprias para operarem no Canal-2. Chamados de PÓS PANAMAX
Comprimento = 305 m
Calado = 13 m
TEU = 5.000
QUINTA GERAÇÃO (até 2011):
Navio com dimensões
maiores ainda e chamados de PÓS PANAMAX PLUS
Comprimento = 365 m
Calado = 15,2 m
TEU = 12.000
SEXTA GERAÇÃO:
Transportadores de
Containeres (já não se chamam mais navios)
Comprimento = 400 m
Calado = 22 m
TEU = 20.000
GERAÇÃO CHINAMAX:
Utilizados para transporte a granel como petroleiros e grãos como soja.
Comprimento = 360 m
Boca = 65 metros
Calado = 24 m
TEU = 388.000 toneladas de carga a granel
OS MAIORES TRANSPORTADORES DE CONTAINERES DO MUNDO:
Maximum TEU |
Built |
Name |
Length overall (m) |
Beam (m) |
Owner |
19224 |
2015 |
395 4 |
59 |
||
19224 |
2015 |
MSC Oliver |
395 4 |
59 |
|
19100 |
2014 |
399 67 |
58 6 |
||
18270 |
2014 |
MSC New York |
399 |
54 |
|
18270 |
2013 |
398 |
58 |
||
18270 |
2013 |
398 |
58 |
Maersk (Denmark) |
|
18270 |
2013 |
398 |
58 |
Maersk (Denmark) |
|
18270 |
2013 |
398 |
58 |
Maersk (Denmark) |
|
18270 |
2013 |
398 |
58 |
Maersk (Denmark) |
|
18270 |
2013 |
398 |
58 |
Maersk (Denmark) |
|
17722 |
2015 |
398 |
54 |
||
16020 |
2013 |
396 |
54 |
CMA CGM (France) |
|
16020 |
2013 |
396 |
54 |
CMA CGM (France) |
|
16020 |
2012 |
396 |
54 |
CMA CGM (France) |
|
15500 |
2008 |
397 7 |
56 4 |
Maersk (Denmark) |
|
15500 |
2007 |
397 7 |
56 4 |
Maersk (Denmark) |
|
15500 |
2007 |
397 7 |
56 4 |
Maersk (Denmark) |
|
15500 |
2007 |
397 7 |
56 4 |
Maersk (Denmark) |
|
15500 |
2007 |
397 7 |
56 4 |
Maersk (Denmark) |
|
15500 |
2007 |
397 7 |
56 4 |
Maersk (Denmark) |
|
15500 |
2006 |
397 7 |
56 4 |
Maersk (Denmark) |
|
15500 |
2006 |
397 7 |
56 4 |
Maersk (Denmark) |
|
14074 |
2012 |
CSCL Uranus |
366 |
52 |
CSCL (China) |
14074 |
2012 |
CSCL Neptune |
366 |
52 |
CSCL (China) |
14074 |
2011 |
CSCL Saturn |
366 |
52 |
CSCL (China) |
14074 |
2011 |
CSCL Mercury |
366 |
52 |
CSCL (China) |
14074 |
2011 |
CSCL Mars |
366 |
51 2 |
CSCL (China) |
14074 |
2011 |
CSCL Jupiter |
365 5 |
52 |
CSCL (China) |
14074 |
2010 |
CSCL Star |
366 |
52 |
|
14000 |
2013 |
MOL Quest |
368 |
51 |
|
14000 |
2013 |
APL Temasek |
368 |
51 |
|
14000 |
2012 |
MSC Deila |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
14000 |
2012 |
MSC Valeria |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
14000 |
2011 |
MSC Fillippa |
366 |
44 |
MSC (Switzerland) |
14000 |
2011 |
MSC Ravenna |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
14000 |
2011 |
CSCL Venus |
365 5 |
51 2 |
CSCL (China) |
14000 |
2011 |
MSC Taranto |
365 5 |
51 |
MSC (Switzerland) |
14000 |
2010 |
MSC Savona |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
14000 |
2010 |
MSC Genova |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
14000 |
2010 |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
|
14000 |
2010 |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
|
14000 |
2010 |
MSC Alexandra |
365 5 |
52 |
MSC (Switzerland) |
14000 |
2010 |
MSC Rosa M |
365 5 |
51 |
MSC (Switzerland) |
14000 |
2010 |
MSC La Spezia |
365 5 |
51 |
MSC (Switzerland) |
14000 |
2009 |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
|
14000 |
2009 |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
|
13900 |
2013 |
APL Raffles |
369 |
51 |
APL (Singapore) |
13870 |
2015 |
Manchester Bridge |
366 |
51 |
|
13830 |
2010 |
366 |
52 |
CMA CGM (France) |
|
13830 |
2009 |
366 |
52 |
CMA CGM (France) |
|
13800 |
2010 |
366 |
52 |
CMA CGM (France) |
|
13800 |
2010 |
365 |
52 |
CMA CGM (France) |
|
13798 |
2010 |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
|
13798 |
2010 |
MSC Sonia |
365 5 |
51 |
MSC (Switzerland) |
13798 |
2010 |
MSC Livorno |
365 5 |
51 |
MSC (Switzerland) |
13798 |
2009 |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
|
13798 |
2009 |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
|
13798 |
2009 |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
|
13798 |
2009 |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
|
13798 |
2009 |
366 |
51 |
MSC (Switzerland) |
|
13798 |
2009 |
365 5 |
45 6 |
MSC (Switzerland) |
|
13798 |
2008 |
366 |
45 6 |
MSC (Switzerland) |
|
13500 |
2012 |
Ain Snan |
365 5 |
48 |
UASC (Kuwait) |
13500 |
2012 |
Unayzah |
365 5 |
48 |
UASC (Kuwait) |
13500 |
2012 |
Alula |
365 5 |
48 |
UASC (Kuwait) |
13500 |
2012 |
Tayma |
365 5 |
48 |
UASC (Kuwait) |
13500 |
2012 |
Malik Al Ashtar |
365 5 |
48 |
UASC (Kuwait) |
13500 |
2012 |
Al Riffa |
365 5 |
48 |
UASC (Kuwait) |
13500 |
2012 |
Al Qibla |
365 5 |
48 |
UASC (Kuwait) |
13500 |
2012 |
Jebel Ali |
365 5 |
48 |
UASC (Kuwait) |
13500 |
2010 |
Umm Salal |
365 5 |
48 |
|
13386 |
2013 |
COSCO France |
366 |
52 |
|
13386 |
2013 |
COSCO Belgium |
366 |
51 |
COSCO (China) |
13344 |
2010 |
365 |
52 |
CMA CGM (France) |
|
13208 |
2013 |
OOCL Brussels |
366 5 |
48 2 |
|
13208 |
2013 |
OOCL Berlin |
366 5 |
48 2 |
OOCL (Hong Kong) |
13208 |
2013 |
OOCL Chongqing |
366 5 |
48 2 |
OOCL (Hong Kong) |
13208 |
2013 |
NYK Helios |
365 5 |
48 4 |
|
13208 |
2013 |
NYK Hercules |
365 5 |
48 4 |
NYK (Japan) |
13169 |
2013 |
Hong Kong Express |
366 |
48 2 |
Hapag Lloyd (Germany) |
13169 |
2013 |
Shanghai Express |
366 |
48 2 |
Hapag Lloyd (Germany) |
13169 |
2013 |
Essen Express |
366 |
48 2 |
Hapag Lloyd (Germany) |
13169 |
2012 |
Hamburg Express |
366 |
48 2 |
|
13169 |
2012 |
New York Express |
366 |
48 2 |
Hapag Lloyd (Germany) |
13169 |
2012 |
Basle Express |
366 |
48 2 |
Hapag Lloyd (Germany) |
13114 |
2012 |
COSCO Faith |
366 45 |
48 2 |
COSCO (China) |
13114 |
2012 |
COSCO Hope |
366 45 |
48 2 |
COSCO (China) |
13114 |
2012 |
COSCO Excellence |
366 45 |
48 2 |
COSCO (China) |
13114 |
2011 |
COSCO Glory |
366 45 |
48 2 |
COSCO (China) |
13114 |
2011 |
COSCO Development |
366 45 |
48 2 |
COSCO (China) |
13114 |
2011 |
COSCO Pride |
366 45 |
48 2 |
COSCO (China) |
13114 |
2011 |
COSCO Harmony |
366 45 |
48 2 |
COSCO (China) |
13102 |
2013 |
Hanjin Harmony |
366 |
48 |
Hanjin (South Korea) |
13102 |
2013 |
Hanjin Gold |
366 |
48 |
Hanjin (South Korea) |
13102 |
2013 |
Hanjin Green Earth |
366 |
48 |
Hanjin (South Korea) |
13102 |
2012 |
Hanjin Sooho |
366 |
48 |
|
13102 |
2012 |
Hanjin Europe |
366 |
48 |
Hanjin (South Korea) |
13102 |
2012 |
Hanjin Africa |
366 |
48 |
Hanjin (South Korea) |
13102 |
2012 |
Hanjin America |
366 |
48 |
Hanjin (South Korea) |
13102 |
2012 |
MSC Altair |
366 |
48 |
MSC (Switzerland) |
13102 |
2012 |
Hanjin Asia |
366 |
48 |
Hanjin (South Korea) |
13102 |
2011 |
MSC Cristina |
366 |
48 |
MSC (Switzerland) |
13100 |
2012 |
Hyundai Together |
366 |
48 2 |
|
13100 |
2012 |
Hyundai Tenacity |
366 |
48 2 |
Danaos (Greece) |
13100 |
2012 |
Hyundai Smart |
366 |
48 2 |
Danaos (Greece) |
13100 |
2012 |
Hyundai Speed |
366 |
48 2 |
Danaos (Greece) |
13100 |
2012 |
Hyundai Ambition |
366 |
48 2 |
Danaos (Greece) |
13092 |
2011 |
Maersk Evora |
366 47 |
48 2 |
Maersk (Denmark) |
13092 |
2011 |
CMA CGM Alaska |
366 |
48 |
CMA CGM (France) |
13092 |
2011 |
CMA CGM Nevada |
366 |
48 |
CMA CGM (France) |
Veja quais são as dificuldades que estes gigantes do transporte de containeres enfrentam ao tentar trafegar pelo canais interoceânicos do mundo -
Veja as profundidades dos principais portos brasileiros:
Porto
de Angra dos Reis - Publicado em 26 de maio de 2015
Porto de Antonina - Julho de 2013
Porto de Aratu-Candeias - Publicado em 11 de dezembro de 2015
Porto de Areia Branca - Publicado em 05 de fevereiro de 2016
Porto de Barra do Riacho - Publicado em 02 de junho de 2015
Porto de Belém - Julho de 2013
Porto de Cabedelo - Outubro de 2013
Porto Fluvial de Estrela - Publicado em 06 de outubro de 2014
Porto do Forno - Publicado em 04 de junho de 2014
Porto de Fortaleza (Mucuripe) - 30 de Julho de 2015
Porto de Ilhéus - Novembro de 2012
Porto de Imbituba - Dezembro de 2012
Porto de Itaguaí - Publicado em 24 de junho de 2014
Porto de Itajaí - Publicado em 14 de Outubro de 2015
Porto de Itaqui - Publicado em 05 de fevereiro de 2016
Porto de Macapá (Santana) - Agosto de 2013
Porto de Maceió - Publicado em 26 de maio de 2015
Porto de Manaus - Abril de 2013
Porto de Natal - Publicado em 14 de outubro de 2015
Porto de Niterói - Publicado em 26 de maio de 2015
Porto de Paranaguá - Agosto de 2013
Terminal Portuário do Pecém - Publicado em 02 de junho de 2015
Porto de Pelotas - Setembro de 2013
Porto de Porto Alegre - Setembro de 2013
Porto de Porto Velho - Publicado em 06 de outubro de 2014
Porto do Recife - Publicado em 09 de outubro de 2015
Porto do Rio de Janeiro - Publicado em 24 de junho de 2014
Porto do Rio Grande - Outubro de 2013
Porto de Salvador - Publicado em 11 de dezembro de 2015
Porto de Santarém - Julho de 2013
Porto de Santos - 2012
Porto de São Francisco do Sul - Novembro de 2012
Porto de Suape - Março de 2012
Porto de Vila do Conde - Julho de 2013
Porto de Vitória - 31 de Julho de 2015
PROFUNDIDADE MÁXIMA:
ET-12\RMW\trafegando\.htm em 23/06/2011, atualizado em 05/12/2016 .