CALADO

ATENÇÃO! SITE EM ELABORAÇÃO . . .

Quando se fala em navio, algumas pessoas poderão imaginar que "navio" é somente aquela parte que a gente vê acima da linha d'água, como no caminhão que é somente aquela parte que fica acima do chão.

Mas, o navio possui uma parte muito importante que é quem garante a flutuação do navio.

O filósofo e cientista grego, de nome Archimedes, tomava banho diário na Sala de Banho, que era pública e de água quente, e reparava que seu corpo ficava mais leve quando imerso na água. Esses banhos eram pagos e cercado de muitas massagistas e moças do banho.

De repente, saiu correndo, pelado mesmo, pelas ruas e gritando EUREKA! EUREKA! (que em grego significa descobri)

Archimedes dedicava grande parte de seu tempo ao estudo do comportamento das águas e inventou diversos aparelhos, dentre eles a Bomba d'Água:

Durante o banho ele descobriu que seu corpo ficava mais leve por que deslocava um certo volume de água criando uma força que atua de baixo para cima que ele chamou de EMPUXO.

Um certo navio de peso N, quando posto a flutuar na água, vai deslocar um volume de água de peso A e o navio fica flutuando porque A = N.

CALADO é a medida entre a superfície da água e a parte mais funda do navio.

Veja um corte de um transportador de containeres durante a construção:

Veja os compartimentos:

1. Leme
2. Hélice
3. Espelho de popa
4. Praça para Contêineres com 40′  (FEU)
5. Praça para Contêineres com 20′  (TEU)
6. Escada de Porta ló
7. Porta de embarque de Prático ou bunker
8. Trilhos guia para Container
9. Row no 11
10. Row no 04
11. Tier no 08
12. Tanques de lastro da asa (Wing tank water ballast)
13. Passarela coberta
14. Barreiras fixas
15. Barreiras móveis (Movable stack)
16. Bay no 15
17. Bay no 06
18. Tier no 86
19. Células, porões 1 e 2, para conteires com carga inflamável (explosivos)
20. Apoios de contêineres
21. Quebra onda
22. Bulbo

Na medida em que aumentou o volume de carga transportada por via oceânica, aumentou o tamanho dos navios. Quanto mais containeres (maior o TEU) mais barato se torna o custo unitário.

PRIMEIRA GERAÇÃO (até 1970): São os navios cargueiros antigos fabricados para o transporte carga geral. As cargas eram transportada nos porões do navio, amarradas para não ficarem balançando. Gastava-se um tempão para amarrar as cargas e, como nem sempre ficavam bem amarradas, costumavam tombar durante a viagem.

Comprimento = 135 m

Calado = 9,00 metros

SEGUNDA GERAÇÃO (até 1980): Navio fabricados para o transporte de containers. Porém, como a tecnologia de carregamento/descarregamento não tinha sido desenvolvidas, a colocação dos containeres no navio era operação demorada.

Comprimento = 215 m

Calado = 10 m

TEU = 800

TERCEIRA GERAÇÃO (até 1988):

Navio com dimensões próprias do Canal do Panamá, chamados de PANAMAX. O Canal do Panamá existente encontra-se ultrapassado e não permite a passagens desses transportadores de containeres modernos, de modo que já está sendo construído um Novo Canal.

Comprimento = 250 m

Calado = 12 m

TEU = 4.000

QUARTA GERAÇÃO (até 2000):

Navio com dimensões acima do Canal-1 e próprias para operarem no Canal-2. Chamados de PÓS PANAMAX

Comprimento = 305 m

Calado = 13 m

TEU = 5.000

QUINTA GERAÇÃO (até 2011):

Navio com dimensões maiores ainda e chamados de PÓS PANAMAX PLUS

Comprimento = 365 m

Calado = 15,2 m

TEU = 12.000

SEXTA GERAÇÃO:

Transportadores de Containeres (já não se chamam mais navios)

Comprimento = 400 m

Calado = 22 m

TEU = 20.000

GERAÇÃO CHINAMAX:

Utilizados para transporte a granel como petroleiros e grãos como soja.

Comprimento = 360 metros

Boca = 65 metros

Calado = 24 metros

TEU = 388.000 toneladas de carga a granel

 

OS MAIORES TRANSPORTADORES DE CONTAINERES DO MUNDO:

Maximum TEU

Built

Name

Length overall (m)

Beam (m)

Owner

19224

2015

MSC Oscar

395 4

59

MSC (Switzerland)

19224

2015

MSC Oliver

395 4

59

MSC (Switzerland)

19100

2014

CSCL Globe

399 67

58 6

CSCL (China)

18270

2014

MSC New York

399

54

MSC (Switzerland)

18270

2013

Magleby Maersk

398

58

Maersk (Denmark)

18270

2013

Madison Maersk

398

58

Maersk (Denmark)

18270

2013

Mærsk Mc-Kinney Møller

398

58

Maersk (Denmark)

18270

2013

Majestic Mærsk

398

58

Maersk (Denmark)

18270

2013

Mary Mærsk

398

58

Maersk (Denmark)

18270

2013

Marie Mærsk

398

58

Maersk (Denmark)

17722

2015

CMA CGM Kerguelen

398

54

CMA CGM (British)

16020

2013

CMA CGM Alexander von Humboldt

396

54

CMA CGM (France)

16020

2013

CMA CGM Jules Verne

396

54

CMA CGM (France)

16020

2012

CMA CGM Marco Polo

396

54

CMA CGM (France)

15500

2008

Eugen Mærsk

397 7

56 4

Maersk (Denmark)

15500

2007

Eleonora Mærsk

397 7

56 4

Maersk (Denmark)

15500

2007

Evelyn Mærsk

397 7

56 4

Maersk (Denmark)

15500

2007

Ebba Mærsk

397 7

56 4

Maersk (Denmark)

15500

2007

Elly Mærsk

397 7

56 4

Maersk (Denmark)

15500

2007

Edith Mærsk

397 7

56 4

Maersk (Denmark)

15500

2006

Emma Mærsk

397 7

56 4

Maersk (Denmark)

15500

2006

Estelle Mærsk

397 7

56 4

Maersk (Denmark)

14074

2012

CSCL Uranus

366

52

CSCL (China)

14074

2012

CSCL Neptune

366

52

CSCL (China)

14074

2011

CSCL Saturn

366

52

CSCL (China)

14074

2011

CSCL Mercury

366

52

CSCL (China)

14074

2011

CSCL Mars

366

51 2

CSCL (China)

14074

2011

CSCL Jupiter

365 5

52

CSCL (China)

14074

2010

CSCL Star

366

52

CSCL (China)

14000

2013

MOL Quest

368

51

Mitsui (Japan)

14000

2013

APL Temasek

368

51

APL (Singapore)

14000

2012

MSC Deila

366

51

MSC (Switzerland)

14000

2012

MSC Valeria

366

51

MSC (Switzerland)

14000

2011

MSC Fillippa

366

44

MSC (Switzerland)

14000

2011

MSC Ravenna

366

51

MSC (Switzerland)

14000

2011

CSCL Venus

365 5

51 2

CSCL (China)

14000

2011

MSC Taranto

365 5

51

MSC (Switzerland)

14000

2010

MSC Savona

366

51

MSC (Switzerland)

14000

2010

MSC Genova

366

51

MSC (Switzerland)

14000

2010

MSC Melatilde

366

51

MSC (Switzerland)

14000

2010

MSC Paloma

366

51

MSC (Switzerland)

14000

2010

MSC Alexandra

365 5

52

MSC (Switzerland)

14000

2010

MSC Rosa M

365 5

51

MSC (Switzerland)

14000

2010

MSC La Spezia

365 5

51

MSC (Switzerland)

14000

2009

MSC Danit

366

51

MSC (Switzerland)

14000

2009

MSC Camille

366

51

MSC (Switzerland)

13900

2013

APL Raffles

369

51

APL (Singapore)

13870

2015

Manchester Bridge

366

51

K Line (Japan)

13830

2010

CMA CGM Corte Real

366

52

CMA CGM (France)

13830

2009

CMA CGM Laperouse

366

52

CMA CGM (France)

13800

2010

CMA CGM Amerigo Vespucci

366

52

CMA CGM (France)

13800

2010

CMA CGM Christophe Colomb

365

52

CMA CGM (France)

13798

2010

MSC Beatrice

366

51

MSC (Switzerland)

13798

2010

MSC Sonia

365 5

51

MSC (Switzerland)

13798

2010

MSC Livorno

365 5

51

MSC (Switzerland)

13798

2009

MSC Kalina

366

51

MSC (Switzerland)

13798

2009

MSC Bettina

366

51

MSC (Switzerland)

13798

2009

MSC Irene

366

51

MSC (Switzerland)

13798

2009

MSC Emanuela

366

51

MSC (Switzerland)

13798

2009

MSC Eva

366

51

MSC (Switzerland)

13798

2009

MSC Gaia

365 5

45 6

MSC (Switzerland)

13798

2008

MSC Daniela

366

45 6

MSC (Switzerland)

13500

2012

Ain Snan

365 5

48

UASC (Kuwait)

13500

2012

Unayzah

365 5

48

UASC (Kuwait)

13500

2012

Alula

365 5

48

UASC (Kuwait)

13500

2012

Tayma

365 5

48

UASC (Kuwait)

13500

2012

Malik Al Ashtar

365 5

48

UASC (Kuwait)

13500

2012

Al Riffa

365 5

48

UASC (Kuwait)

13500

2012

Al Qibla

365 5

48

UASC (Kuwait)

13500

2012

Jebel Ali

365 5

48

UASC (Kuwait)

13500

2010

Umm Salal

365 5

48

UASC (Kuwait)

13386

2013

COSCO France

366

52

COSCO (China)

13386

2013

COSCO Belgium

366

51

COSCO (China)

13344

2010

CMA CGM Magellan

365

52

CMA CGM (France)

13208

2013

OOCL Brussels

366 5

48 2

OOCL (Hong Kong)

13208

2013

OOCL Berlin

366 5

48 2

OOCL (Hong Kong)

13208

2013

OOCL Chongqing

366 5

48 2

OOCL (Hong Kong)

13208

2013

NYK Helios

365 5

48 4

NYK (Japan)

13208

2013

NYK Hercules

365 5

48 4

NYK (Japan)

13169

2013

Hong Kong Express

366

48 2

Hapag Lloyd (Germany)

13169

2013

Shanghai Express

366

48 2

Hapag Lloyd (Germany)

13169

2013

Essen Express

366

48 2

Hapag Lloyd (Germany)

13169

2012

Hamburg Express

366

48 2

Hapag Lloyd (Germany)

13169

2012

New York Express

366

48 2

Hapag Lloyd (Germany)

13169

2012

Basle Express

366

48 2

Hapag Lloyd (Germany)

13114

2012

COSCO Faith

366 45

48 2

COSCO (China)

13114

2012

COSCO Hope

366 45

48 2

COSCO (China)

13114

2012

COSCO Excellence

366 45

48 2

COSCO (China)

13114

2011

COSCO Glory

366 45

48 2

COSCO (China)

13114

2011

COSCO Development

366 45

48 2

COSCO (China)

13114

2011

COSCO Pride

366 45

48 2

COSCO (China)

13114

2011

COSCO Harmony

366 45

48 2

COSCO (China)

13102

2013

Hanjin Harmony

366

48

Hanjin (South Korea)

13102

2013

Hanjin Gold

366

48

Hanjin (South Korea)

13102

2013

Hanjin Green Earth

366

48

Hanjin (South Korea)

13102

2012

Hanjin Sooho

366

48

Hanjin (South Korea)

13102

2012

Hanjin Europe

366

48

Hanjin (South Korea)

13102

2012

Hanjin Africa

366

48

Hanjin (South Korea)

13102

2012

Hanjin America

366

48

Hanjin (South Korea)

13102

2012

MSC Altair

366

48

MSC (Switzerland)

13102

2012

Hanjin Asia

366

48

Hanjin (South Korea)

13102

2011

MSC Cristina

366

48

MSC (Switzerland)

13100

2012

Hyundai Together

366

48 2

Danaos (Greece)

13100

2012

Hyundai Tenacity

366

48 2

Danaos (Greece)

13100

2012

Hyundai Smart

366

48 2

Danaos (Greece)

13100

2012

Hyundai Speed

366

48 2

Danaos (Greece)

13100

2012

Hyundai Ambition

366

48 2

Danaos (Greece)

13092

2011

Maersk Evora

366 47

48 2

Maersk (Denmark)

13092

2011

CMA CGM Alaska

366

48

CMA CGM (France)

13092

2011

CMA CGM Nevada

366

48

CMA CGM (France)

Veja quais são as dificuldades que estes gigantes do transporte de containeres enfrentam ao tentar trafegar pelo canais interoceânicos do mundo -

Veja as profundidades dos principais portos brasileiros:

Porto de Angra dos Reis - Publicado em 26 de maio de 2015
Porto de Antonina - Julho de 2013
Porto de Aratu-Candeias - Publicado em 11 de dezembro de 2015
Porto de Areia Branca - Publicado em 05 de fevereiro de 2016
Porto de Barra do Riacho - Publicado em 02 de junho de 2015
Porto de Belém - Julho de 2013
Porto de Cabedelo - Outubro de 2013
Porto Fluvial de Estrela - Publicado em 06 de outubro de 2014
Porto do Forno - Publicado em 04 de junho de 2014
Porto de Fortaleza (Mucuripe) - 30 de Julho de 2015
Porto de Ilhéus - Novembro de 2012
Porto de Imbituba - Dezembro de 2012
Porto de Itaguaí - Publicado em 24 de junho de 2014
Porto de Itajaí - Publicado em 14 de Outubro de 2015
Porto de Itaqui - Publicado em 05 de fevereiro de 2016
Porto de Macapá (Santana) - Agosto de 2013
Porto de Maceió - Publicado em 26 de maio de 2015
Porto de Manaus - Abril de 2013
Porto de Natal - Publicado em 14 de outubro de 2015
Porto de Niterói - Publicado em 26 de maio de 2015
Porto de Paranaguá - Agosto de 2013
Terminal Portuário do Pecém - Publicado em 02 de junho de 2015
Porto de Pelotas - Setembro de 2013
Porto de Porto Alegre - Setembro de 2013
Porto de Porto Velho - Publicado em 06 de outubro de 2014
Porto do Recife - Publicado em 09 de outubro de 2015
Porto do Rio de Janeiro - Publicado em 24 de junho de 2014
Porto do Rio Grande - Outubro de 2013
Porto de Salvador - Publicado em 11 de dezembro de 2015
Porto de Santarém - Julho de 2013
Porto de Santos - 2012
Porto de São Francisco do Sul - Novembro de 2012
Porto de Suape - Março de 2012
Porto de Vila do Conde - Julho de 2013
Porto de Vitória - 31 de Julho de 2015

PROFUNDIDADE MÁXIMA:

PORTO LOCALIZAÇÃO ESTADO ACESSO FERROVIÁRIO PROF. MÁXIMA OBS.
Porto de Angra dos Reis Baía da Ilha Grande RJ Bitola Métrica 8,53  
Porto de Antonina Baía de Paranaguá PR Bitola Métrica, via singela passando pelos centros urbanos de Morretes e Antonina 7,10 Somente Diurno
Porto de Aratu-Candeia Baía de Todos os Santos BA Bitola Métrica 12,00  
Porto de Areia Branca Estrutura artificial em mar aberto a 14 km da costa RN Não há. 11,20  
Porto de Barra do Riacho Rio Riacho ES Não há. 11,70 maré alta
Porto de Belém          
Porto de Cabedelo          
Porto Fluvial de Estrela          
Porto do Forno          
Porto de Fortaleza (Mucuripe)          
Porto de Ilhéus          
Porto de Imbituba          
Porto de Itaguaí          
Porto de Itajaí          
Porto de Itaqui          
Porto de Macapá (Santana)            
Porto de Maceió          
Porto de Manaus          
Porto de Natal          
Porto de Niterói          
Porto de Paranaguá          
Terminal Portuário do Pecém          
Porto de Pelotas          
Porto de Porto Alegre          
Porto de Porto Velho          
Porto do Recife          
Porto do Rio de Janeiro          
Porto do Rio Grande          
Porto de Salvador     Acesso Desativado    
Porto de Santarém            
Porto de Santos          
Porto de São Francisco do Sul          
Porto de Suape          
Porto de Vila do Conde          
Porto de Vitória          

ET-12\RMW\trafegando\.htm em 23/06/2011, atualizado em 05/12/2016 .