RECEITA PARA IMPLANTAR UMA CICLOVIA |
O engenheiro Roberto Massaru Watanabe, especializado em infraestrutura urbana e que participou do projeto, desenvolvimento e implantação da Ciclovia do Tatuapé, apresenta um roteiro prático que mostra como foi feito o envolvimento das entidades comunitárias da região, o encaminhamento e a aprovação de uma Lei Municipal, que confere a autencidade dessa vontade popular.
Este é o Marco Quilométrico da Ciclovia do Tatuapé, hoje denominada Ciclovia Caminho Verde:
Depois que a Etapa Experimental num trecho de 4.540 metros, entre a Estação Carrão e o Viaduto Alberto Badra, foi implantada, a Ciclovia do Tatuapé foi recebendo diversos melhoramentos como espaços para descanso e iluminação própria e graças ao sucesso alcançado foi sendo ampliada, em etapas, desde o Tatuapé, passando por bairros como a Vila Matilde, Vila Guilhermina, Patriarca, Artur Alvim até chegar à região de Itaquera.
Uma "ciclovia" não é uma simples faixa pintada no chão e deve reunir condições para que os usuários possam utilizá-la com segurança, não só ao dirigir como também componentes de segurança como as DEFENSAS RODOVIÁRIAS para que veículos desgovernados não venham a invadir a ciclovia atingindo os ciclistas. Vejas todos os detalhes importantes de uma verdadeira ciclovia em .
Clique na foto acima para ver a estação de reparos no Google-MAPS. Aproveita e dê uma navegada na Ciclovia do Tatuapé . Só está faltando o Bebedouro (ciclista também fica com sede) e o mictório (ciclista também faz xixi).
Componentes imprescindíveis numa ciclovia segura são as DEFENSAS e as CERCAS METÁLICAS quem seguram ou impedem que veículos desgovernados invadam a ciclovia.
Algumas pessoas podem pensar que uma Ciclovia é apenas uma trilha cimentada ao longo de um canteiro central de uma grande avenida. Outras podem pensar que a Ciclovia é apenas um espaço destinado ao lazer da população e utilizado somente nos finais de semana.
Entrentanto, a Ciclovia é uma nova forma de enxergar as questões de mobilidade urbana, fomentada por diversos movimentos sociais que surgiram a partir da década de 70 nos países de "terreno caro" como a Holanda, Dinamarca, Suécia e Alemanha.
Veja como os dinamarqueses encaram o uso da bicicleta:
Como acontece, atualmente, em muitos países em desenvolvimento econômico, as Ciclovias foram lançadas nesses países na década de 70 com grande apelo político partidário e a população aderiu em massa.
Entretanto, ao permitir o uso de vias urbanas por veículos de natureza distintas como caminhões, ônibus, motocicletas e bicicletas, facilitou, como é fácil perceber, a ocorrência de conflitos intermodais que resultaram em milhares de mortes por ano com predominância de vítimas no lado do "mais fraco", isto é, os ciclistas.
A partir desta constatação, o tema foi discutido em diversos níveis e sob óticas diversas levando à conclusão de que o uso de bicicletas envolve mudanças de hábito e até de paradigmas urbanos para a sua segura inclusão.
No caso do desenvolvimento da Ciclovia do Tatuapé, a grande dificuldade foi o Envolvimento das Entidades Comunitárias para que se conseguisse atigir, de forma eficaz, um grande número de habitantes da região e, o mais importante, sem vínculos com partidos políticos.
O presente roteiro testemunha a complexidade de desenvolvimento da matéria e mostra, com fotos e matérias de jonais, todo o trabalho realizado desde a concepção inicial, o teste monitorado que foi realizado e a final implantação da Ciclovia do Tatuapé no ano de 1993.
PRIMEIRA ETAPA: Delimitação da Área de Influência da Ciclovia:
É muito importante o envolvimento de um profissional de planejamento urbano para determinar a região de influência da Ciclovia e caracterização sócio-econômico da população.
No caso da Ciclovia do Tatuapé, o estudo foi desenvolvido pelo Engenheiro Civil Roberto Massaru Watanabe, com especialização e experiência em infraestrutura urbana.
De posse de uma cópia de uma planta (na época não havia Google-Maps nem Google-Earth) e o levantamento foi feito à pé:
Relacionou-se os seguintes bairros para uma primeira Etapa Experimental.
Chácara do Piqueri Parque São Jorge Vila MoreiraVila Zilda Jardim Nalice Maranhão Vila Luísa
Tatuapé Vila Azevedo Vila Gomes Cardim Cidade Mãe do Céu
Vila Luzitana Vila Brasil Chácara Califórnia Vila Gomes Cardim Chácara Santo Antonio
Vila Nova Manchester Vila Carrão Vila Santo Estevão Chácara Paraíso Jardim Anália Franco Vila Antonina
Carrãozinho Jardim Vila Formosa |
Parque Maria Luiza Jardim Aricanduva Vila Antonieta
Jardim Tango Vila Falconi Vila Rica Jardim Barreira Grande Vila Nova York
Jardim Nice Jardim Caguaçu Jardim Iva Jardim Catarina Jardim das Rosas Jrdim Guannam Jardim Nova Carrão Vila Alzira Conjunto Habitacional Barreira Grande
Jardim Cristóvão Jardim São José Jardim Itamarati Cidade IV Centenário Jardim Imperador Jardim Egle Vila Santo Antonio |
Nos locais pesquisados procurou-se:
Locais para estacionamento de automóveis;
proximidade com Estação do Metrô, pois ônibus não transportava bicicleta;
Existência de locais como clubes para os usuários poderem tomar banho rápido;
Lanchonete;
Posto Médico Público.
O local indicado que reuni tais características foi o Metrô Carrão onde já existia, ao lado, um Clube Esportivo Municipal o Centro Esportivo Brigadeiro Eduardo Gomes com lanchonetes, vestiários e estacionamento de veículos.
Fotografias ajudam a caracterizar os locais estudados:
Infelizmente, naquela época não era muito comum o uso de fotografias digitais. As fotografias analógicas se perderam com o tempo.
SEGUNDA ETAPA: Obter Apoio das Entidades Comunitárias.
Como diz o velho ditado: "Uma andorinha só não faz o verão", é importante, quando se deseja o sucesso de um projeto da comunidade, obter o apoio das entidades comunitárias, associação comercial, igrejas, sociedades amigos, associação de moradores, etc.
Felizmente, o Conselho Comunitário do Tatuapé e Vilas Adjacentes, entidade que organizava os festejos de aniversário do bairro acolheu a idéia que foi amplamente debatida pelos conselheiros. Veja o recorte de jornal da época:
TERCEIRA ETAPA - Divulgar a toda população.
Divulgar amplamente na comunidade, associar, se possível, a outro evento tradicioinal como os Festejos de Aniversário do Tatuapé. Sabe como é: ideias novas devem ser insistentemente divulgadas para provocar o debate e a aceitação.
QUARTA ETAPA - Cuidar da Segurança do Evento.
Todo e qualquer ajuntamento de pessoas, em especial quando se trata de milhares, requer atenção especial dos órgãos de segurança.
O Tatuapé contava com o Conselho Comunitário de Segurança - CONSEG sediado no 300 Distrito Policial mais a 3a Companhia do 80 Batalhão da Policia Militar do Estado de São Paulo. Apresentado todos os detalhes da Ciclovia, os comandantes puderam estabelecer os critérios e as ações para garantir a segurança dos ciclistas.
QUINTA ETAPA - Envolver um Vereador.
A implantação de uma Ciclovia pode ser determinada por um simples ato administrativo do prefeito.
Mas, somos vacinados e sabemos que o que um prefeito faz, o próximo desfaz. Então o caminho seguro é via Câmara Municipal.
Convidado a participar de uma reunião no Coselho Comunitário do Tatuapé e Vilas Adjamentes onde ouviu atentamente a explanação feita pelo engenheiro Roberto Massaru Watanabe. Este teve o cuidado de elaborar um Ante-Projeto e o fez nos moldes de uma projeto de lei e para isso contou com a ajuda da sra. Nerly Nettuzzi, assessora parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo. Veja como ficou o anteprojeto :
Mais tarde, convidado pelo Vereador Toninho Paiva, Watanabe compareceu na Câmara Municipal de São Paulo onde, com o auxílio da assessora parlamentar Nerly Nettuzzi, elaborou o Projeto de Lei com base no Anteprojeto da Ciclovia Tatuapé.
Faça download do arquivo do Anteprojeto em
Veja o Projeto de lei N0 01-0747/93-1:
SEXTA ETAPA - Testar o funcionamento.
Uma coisa nova deve ser testada antes de sua implantação. Não havia, em 1993, registro de outra iniciativa de implantação de Ciclovias no Brasil.
Realizar um teste monitorado para avaliar todos os aspectos, funcionais, operacionais e de segurança assim como a necessidade ambulâncias, médicos e socorristas.
Divulgar amplamente pelos meios de comunicação a realização do TESTE, o que foi feito na forma de um Passeio Ciclístico.
Modelo do Cartaz afixado nas lojas do bairro:
Diretriz para a organização, divulgação e realização do Passeio Ciclístico Experimental para testar a futura Ciclovia Tatuapé. Veja uma cópia
Trajeto:
- Do supermercado Pão de Açucar, na Vila Carrão, até a Praça Silvio Rometo na Vila gomes Cardim = 3.860 metros.
- da Praça Silvio Romero até o Parque do Piqueri = 5.370 metros.
- do Parque do Piqueri até o CEE Tatuapé = 3.110 metros.
Total = 12.340 metros.
Veja como foi a experiência:
SÉTIMA ETAPA - Preparar detalhes da implantação da Lei.
A Comissão para a Ciclovia Tatuapé, do Conselho Comunitário do Tatuapé e Vilas Adjacentes se reuni, discute e prepara o check-list para a implantação da Ciclovia Tatuapé.
OITAVA ETAPA - Fazer ampla divulgação da Lei.
Veja algumas fotos da Ciclovia do Tatuapé que foi recebendo ao longo do tempo alguns melhoramentos como Iluminação Especial, bancos para descanso.
O autor deste site, Roberto Massaru Watanabe, é formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Turma de 1972 e trabalhou no projeto da Rodovia dos Imigrantes, Anel Rodoviário de São Paulo, Simulação do Tráfego em Vias Expressas de Campinas e foi um ativo colaborador na implantação da Ciclovia do Tatuapé.
Pela finalidade pedagógica, o conteúdo deste site pode ser livremente impresso, copiado e distribuído. Só não pode ser pirateado, isto é, copiado e distribuído como se fossem de sua autoria.
ET-12\RMW\trafegando\CicloviaReceita.htm em 07/08/2013, atualizado em 13/08/2017 .