Motoristas de Maca, atenção! |
|
Quais são os tipos de macas, quais são as suas dimensões padronizadas e que espaço elas precisam para transitar nos corredores de hospitais e também nos corredores da sua casa e condomínio.
É possível uma pessoa que está tendo um AVC vir a morrer só por que o prédio onde ela mora não tinha corredores, escadas e portas onde não passava cadeira de rodas, maca hospitalar e nem maca tipo prancha?
Dependendo do tipo de ferimento como fratura exposta, quebra de costela e dano na coluna vertebral, a pessoa não pode ser transportada no colo, carregada nos ombros ou mesmo ser levada em cadeira de rodas. Precisa receber um colar cervical e estar firmemente imobilizada numa maca, mesmo que seja numa maca simples tipo prancha.
Se o condomínio não tiver maca (alguns condomínios não possuem equipamentos de primeiros socorros e os porteiros não recebem treinamento regular de atendimento em situações de emergência) pode-se "fabricar" uma maca na hora, bastando serrar uma tábua de madeira compensada nas medidas de 48 X 188 centímetros e fazer uns furos nas laterais para prender as cordas. Se o condomínio não tiver nem essa foha de compensado, então retire uma porta de madeira do lavabo, por exemplo.
Acidentes em piscinas são muito comuns e nem sempre o condomínio consegue dar o atendimento de primeiros socorros e a vítima acaba falecendo antes da chegada do resgate do corpo de bombeiros.
Senhores Arquitetos: Ao projetar as áreas comuns de um condomínio residencial não esqueça de reservar um espaço, em local bem acessível, para deixar expostos os equipamentos de primeiros socorros.
1 - MACA PRANCHA:
É o tipo mais simples de maca, parece uma tábua toda cheia de furos para prender fitas e cordas que prendem a pessoa à maca ou corda para içar a maca num barranco. Pode ser feita de madeira compensada, de plástico, de lona dentro de uma armação de tubos metálicos. Se o acidentado mora num sobrado que tem uma escada muito estreita e não for possível passar com a maca pela escada, então a alternativa é descer a pessoa acidentada pelo lado de fora do sobrado.
É de existência obrigatória nos espaços públicos como Shopping Centers e Supermercados. Suas medidas máximas são 76 centímetros de largura quando não possuem laterais ou 92 centímetros com laterais por 210 centímetros de comprimento.
Laterais é uma borda que evita que a pessoa escorregue para os lados e caia da maca. Para passar nas portas de residências, a maca deve ser a maca sem laterais pois a maca com borda não passa nas portas. As portas residenciais tem a medida padronizada mínima de 80 centímetros livres, de batente a batente.
A maca mais utilizada é a modelo CIPA que tem 48 centímetros de largura e 188 de comprimento e passa em "qualquer" lugar e acompanha tala, bandagens, colar cervical e tem uma bolsa com ataduras e outros materiais para os primeiros socorros.
As fitas prendem bem a pessoa à maca. Num prédio de apartamento residencial, a maca não entra no elevador "de comprido" mas as fitas da maca prendem bem a pessoa de modo que é possível colocar a maca meio inclinada dentro do elevador. É preferível transportar um acidentado de maca do que na mão ou nos braços ou nas costas pois costela quebrada e fraturas expostas podem agravar a situação do ferido se for transportado "de qualquer jeito".
ESPAÇOS NECESSÁRIOS:
Para que uma possa ser transportada rapidamente numa maca tipo Prancha, as portas, os corredores e as esquinas precisam ter as seguintes larguras mínimas:
2 - Maca de Emergência:
É uma maca que sobe e desce, podendo funcionar abaixada, o que facilita a transferência de uma pessoa que está no chão, e funciona também levantada facilitando o trabalho do médico ou do para-médico que precisa examizar e estabilizar a vítima antes do transporte até o pronto-socorro. Além disso, ela é dotada de rodas e seus pés são providos de um dispositivo que recolhe semi-automaticamente quando a maca vai ser colocada a bordo do ambulância.
Desenho obtido no site: http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-saude-para-colorir.html
Mede 56 centímetros de lagura por 190 centímetros de comprimento e é utilizada nos veículos de resgate, UTI móvel e nas ambulâncias.
Para que uma possa ser transportada rapidamente numa maca tipo Prancha, as portas, os corredores e as esquinas precisam ter as seguintes larguras mínimas:
Outras Situações:
3 - Maca Hospitalar:
É uma maca toda incrementada que permite subir, descer e inclinar diversas partes da maca, em função de necessidades específicas do paciente e da terapia a que ele está submetido.
Tem largura de 95 centímetros e comprimento de 210 centímetros e só tem mobilidade em ambientes hospitalares.
Caso alguém queira utilizar uma maca dessas na residência para um "homecare" por exemplo, deverá efetuar algumas reformas, instalando portas com largura mínima de 115 centímetros ou mais dependendo do modelo da cama.
ET-12\RMW\trafegando\macas.htm em 16/06/2011, atualizado em 17/03/2014 .