ESTRUTURAS TRELIÇADAS E OUTROS TIPOS DE ESTRUTURA

EVOLUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO

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Apresentando-se como Cartão Postal da Cidade de São Paulo, a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira sobre o canal do Rio Pinheiros não nasceu bonita e grandiosa como ela foi construída.

O acesso à avenida Marginal Esquerda do rio, com uma alça no sentido Marginal para a Avenida Água Espraiada e outra alça no sentido da Avenida Água Espraiada para a Marginal, contou no projeto original com 2 torres, uma para cada alça. Veja o esboço:

 

Analisando o comportamento estrutural das duas torres face ao tráfego de veículos, constatou-se a enorme influência de esfoços horizontais devido ao fato dos acessos ser em curva. Esta características na travessia sobre o Rio Pinheiros não é comum, visto que pontes de grande porte são, em geral, para rodovias em linha reta.

Buscando otimizar o comportamento estrutural, assim como o empenho necessário para a construção dessas DUAS torres, surgiu a ideia (bilhante) de transformar as DUAS torres numa ÚNICA:

 

Ficha Técnica:

Contratante: EMURB – Empresa Municipal de Urbanização SP

Projeto Estrutural:

Projeto Viário:

Construtora:

Arquitetura:

Principais características

Estais

 

\RMW\treliça\PonteEstaiada.htm em 22/09/2024, atualizado em 22/09/2024 .