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ESTRUTURAS TRELIÇADAS
E OUTROS TIPOS DE ESTRUTURA
EVOLUÇÃO DE UMA
CONCEPÇÃO |
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Apresentando-se como Cartão Postal da Cidade de São
Paulo, a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira sobre o canal do Rio Pinheiros
não nasceu bonita e grandiosa como ela foi construída.
O acesso à avenida Marginal Esquerda do rio, com uma alça
no sentido Marginal para a Avenida Água Espraiada e outra alça no sentido da
Avenida Água Espraiada para a Marginal, contou no projeto original com 2 torres,
uma para cada alça. Veja o esboço:
Analisando o comportamento estrutural das duas torres
face ao tráfego de veículos, constatou-se a enorme influência de esfoços
horizontais devido ao fato dos acessos ser em curva. Esta características na
travessia sobre o Rio Pinheiros não é comum, visto que pontes de grande porte
são, em geral, para rodovias em linha reta.
Buscando otimizar o comportamento estrutural, assim como
o empenho necessário para a construção dessas DUAS torres, surgiu a ideia
(bilhante) de transformar as DUAS torres numa ÚNICA:
Ficha Técnica:
Contratante: EMURB – Empresa
Municipal de Urbanização SP
Projeto Estrutural:
- Enescil Engenharia e
Projetos Ltda
- ANTW Engenharia de
Projetos Ltda
- Antranig Muradian
Ltda
- Eng. Catão F. Ribeiro
; Heitor Afonso Nogueira Neto ; Antranig Muradian
Projeto Viário:
- Geométrica Engenharia
de Projetos Ltda
- Eng. Leonardo Pedro
Lorenzo
Construtora:
- Contrutora OAS Ltda
- Eng. César de Araújo
Mata Pires Filho ; Eládio Alves ; Francisco Germano
- Estudo em túnel de
vento:
- Prof. Joaquim
Blessmann – LAC / UFRGS
- Eng. Acir Mercio
Loredo-Souza
Arquitetura:
- Valente, Valente
Arquitetos
- Arq. João Valente
Filho
Principais
características
- Altura
do mastro: 138 metros
-
Fundação do mastro: 112 (28 x 4) estações, com diâmetro de 1,30
metro e comprimento médio de 25 metros + 40 (10 x 4) estacas raiz com
diâmetro de 410 milímetros e comprimento médio 25 metros
-
Quantidade de cabos (estais): 18 x 2x 4 = 144
- Peso
dos cabos de estaiamento: 492 toneladas
-
Principais comprimentos dos estais: entre 79 e 195 metros
-
Quantidade de cabos por estai: entre 10 e 25 unidades
- Bainhas
PEAD – (Polietileno de alta densidade) proteção contra corrosão e
radiação solar serve com guia para as cordoalhas.
- Tubo
anti-vandalismo –3 metros
Macaco tipo
monocordoalha – Tenciona cada cabo, para protensão. A quantidade de
cabos varia conforme a distancia para o mastro, e força de cada conjunto
varia entre 40 e 60 tf.
- Aço de
protensão: 785 toneladas ou 378 mil metros
-
Quantidade total de aduelas: 80 unidades (40 em cada ponte)
-
Comprimento aproximado das aduelas: 7 metros
-
Quantidades média e máxima de funcionários: 450 e 650 funcionários
respectivamente.
-
Iluminação pública e monumental: 142 LED’s + 20 projetores de 1000
W + 206 postes com 6,00 m de altura e lâmpadas de 140 W.
Estais
- 18 pares de
cabos em cada um dos 4 vãos, totalizando 144 estais.
- Arranjo
espacial único devido curvatura do tabuleiro e inclinação das torres.
- Estais
compostos por 9 a 25 cordoalhas.
- Consumo de
estais:
- 370.350m de
cordoalha
- 462 toneladas
de aço.
- Próximo ao
mastro, sobre o rio Pinheiros, há o cruzamento entre os estais.
\RMW\treliça\PonteEstaiada.htm em
22/09/2024, atualizado em 22/09/2024 .