CURSO ou PALESTRA:

AS PATOLOGIAS DAS  EDIFICAÇÕES

  TRINCAS FISSURAS RACHADURAS INFILTRAÇOES

As manifestações patológicas em edificações são fenômenos de ocorrência relativamente comuns nas edificações brasileiras onde encontramos peculiaridades climáticas únicas no mundo. Veja por que .

Conheça, numa única palestra, mais de 50 casos de patologias ou num único curso as causas mais comuns e os procedimentos para a correção definitiva.

FotoRMW.JPG (8710 bytes) O professor Watanabe é engenheiro e trabalhou nas grandes obras da engenharia nacional como a Rodovia dos Imigrantes, Sistema Cantareira de Abastecimento de Água, Emissário Submarino de Esgotos de Santos e as Hidrelétricas de Ilha Solteira, Itaipu e Tucurui.

Formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, turma de 1972, chefiou o Laboratório de Construção Civil do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, é professor de pós-graduação na UNICAMP e entende muito das patologias das edificações causadas por problemas de materiais, falhas construtivas e de projeto.

Realiza vistorias técnicas em casas, prédios e fábricas há mais de 30 anos.

Oportunidade única!

Palestra: Duração de 3 horas com intervalo para café.

Curso: Dividido em 4 sessões de 4 horas cada totalizando 16 horas.

Entende-se como patologia o estudo sistemático dos problemas (patogenias) encontrados nas edificações a partir das suas manifestações características (sintomas).

Dentre as causas das patogenias, podemos encontrar: Deficiências de manutenção, erros na aplicação de materiais na fase construtiva, falhas na escolha dos métodos construtivos, defeitos na fabricação de componentes, imprudências na especificação de produtos ou até erros de projetos.

Independentemente das causas e responsabilidades, a correção de uma patogenia requer uma atuação adequada para causar o menor impacto possível, não só à edificação como também às pessoas, visto que as manifestações patológicas surgem, em geral, quando a edificação já se encontra em pleno uso.

Sintomas iguais ou semelhantes podem ter causas diferentes.

Infelizmente, a bibliografia disponível no Brasil refere-se, em grande parte, a casos ocorridos em outros países de condições climáticas diferentes das condições brasileiras e são raríssimos os casos específicos ocorridos em climas tropicais.

Além disso, a carência de normas brasileiras e a obsolescência de algumas normas como as relativas às chuvas conduzem a resultados danosos e muitas vezes desastrosos pois levam em consideração fatores climáticos predominantes na década de 50, quando o mundo nem desconfiava que um dia viessem a ocorrer mudanças climáticas.

É importante fazer o diagnóstico correto para que a profilaxia receitada seja definitiva. A não eliminação da(s) causa(s) implica sempre no retorno da manifestação patológica.

Roteiro do Curso:

1 – Apresentação do palestrante ;

2 – Conceituação de patologias ;

3 – Casos de fissuras, trincas e rachaduras ;

4 – Casos de infiltração de água ;

5 - Insolação e Ventilação dos ambientes ;

6 – Casos de descolamento de revestimentos;

7 - Infestação por microorganismos ;

8 – Causas mais comuns. Não se combate efeitos;

9 – Métodos para a profilaxia das patogenias;

10 - Casos de desbarrancamento e deslizamento de encostas ;

11 - Atuação da Defesa Civil, Prefeitura, Concessionárias ;

12 - Perícias Judiciais e Extra-Judiciais - Responsabilidades ;

13 - Perguntas e Respostas.

Para Roteiro Detalhado, clique aqui.

Público Alvo: Engenheiros, Arquitetos, Técnicos de Edificações, Empreiteiros, Zeladores, Síndicos e todos os profissionais que lidam com construção e manutenção de edifícios, fábricas e instalações.

Peça já um orçamento do Curso Fechado (in company), necessidade de infraestrutura (crachá, multi-midia, café, almoço, estacionamento, etc.), disponibilidade de apostilas e certificados. Ligue no telefone (11) telefone.jpg (2244 bytes) ou envie um email para roberto@ebanataw.com.br

 

Você que é membro do CREA, Sindicato, Associação de Engenheiros ou Arquitetos, Imobiliária, Administradora, Construtora ou Empreiteira, organize o curso As Patologias das Edificações para seus associados ou funcionários. 

 

Há também cursos abertos (pelo menos 3 turmas por ano) com uma delas fora de São Paulo.

 

Veja o roteiro do curso completo sobre As Patologias das Edificações:
 

Aproveite! É o mais completo, tratando não apenas das patologias do concreto como também de problemas de revestimentos, fundações, recalques, casos de desbarrancamento, desastres, atendimento pela Defesa Civil e implicações judiciais.

ET-12/www//cursopatologias.htm em 30/05/06, atualizado em 23/02/2011.