logoP.JPG (6461 bytes)

RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL

19

CAMPANHAS PÚBLICAS - 2

 

O HORÁRIO BRASILEIRO DE VERÃO É EXEMPLO DE SUBMISSÃO CULTURAL.

Nos paíes de primeiro mundo, é grande a quantidade de energia elétrica consumida.

Aliás, o consumo per capita é um dos parâmetros que se usa para medir o grau de desenvolvimento de um país. Países pobres consomem pouca eletricidade enquanto que países ricos consomem muita eletricidade.

Acontece que a eletricidade é produzida a partir da queima do carvão mineral, da queima do óleo do petróleo, da fusão nuclear e também em usinas hidráulicas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 80 por cento da eletricidade é produzida em Usinas Termoelétricas, isto é, usinas que usam o calor da queima do óleo. São usinas muito poluidoras pois queimam combustível fóssil.

Na França, por exemplo, 85% da eletricidade é produzida em usinas nucleares. Eles não tem eletricidade e é por isso que "exportaram" as grandes indústrias. Muitas delas como a Renault, a Pegeot estão no Brasil.

Quando os comsumidores consomem menos eletricidade, é claro que se economiza a matéria prima. Nos Estados Unidos, por exemplo, ao final de um dia de Horário de Verão, é possível ver os milhares de litros de óleo que deixaram de ser queimados nas caldeiras.

Seguindo o velho lema: "O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil", imitamos eles e adotamos também o horário de verão achando que iremos economizar muito.

Acontece que mais de 96% da nossa eletricidade é produzida em usinas hidroelétricas usando a água como matéria prima. Ora, no verão os reservatórios estão cheios e as barragens estão jogando fora o excesso de água. Basta ver o espetáculo que é o Verdetor de Itaipu com aquele enorme vertedor tipo tobogã, expelindo dezenas de milhares de metros cubicos de água por segundo.

Se o nosso horário fosse no Inverno, talvez tivessemos alguma economia.

No verão devíamos até consumir mais eletricidade para forçar a passagem de mais água pelas turbinas e assim ajudar a baixar um pouco as águas dos reservatórios. Assim quem sabe, diminuiríamos as enchentes nas cidades.

Vejam mais detalhes sobre o nosso sistema de geração de eletricidade no site www.ebanataw.com.br/energia.

\RMW\recursoshidricos\rhb19.htm em 21/03/2008, atualizado em 08/01/2009.