CONTENÇÃO DE TALUDES

 

ARGILA

4


A ARGILA é a metamorfose, isto é, é o resultado da alteração celular sofrida pela rocha, em especial as feldspática, e resultando nos materiais como a caolinita, esmectita, montmorilonita, feldspato e muitos outros formando uma família de minerais filossilicáticos hidratados aluminosos de baixa cristalinidade.

Uma das argilas mais famosas é a Terra Roxa, uma argila fina, vermelha e que contém altos teores de ferro e outros minerais e, por isso mesmo, é muito boa para a agricultura.

O Brasil é o país que possui a maior reserva mundial de terras roxa. Praticamente todo o solo dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso é formado por este tipo de argila e é por isso que o mundo considera o Brasil como o celeiro do mundo. Veja outras características geo-climáticas, com o regime de chuvas, importantes para a produção agrícola em larga escala .

Encontramos a Argila Primária que é aquela que permanece no local em que foram formadas e a Argila Secundária que é aquela que foi levada pelas águas da chuva e pelo vento e foi sendo depositada nos fundos de vale onde, na forma de camadas. Recebem as cores dos materiais que vai encontrando no meio do caminho.

É um material bastante elástico e plástico com alta coesão interna o que o torna pegajoso, grudento e, por isso mesmo, muito bom para ser moldado:

A técnica de secar e queimar objetos de argila já era conhecida desde a mais remota era e povos primitivos deixaram marcas da sua existência em peças cerâmicas como as mundialmente famosa Cerâmica Marajoara:

Pode acontecer de vir a ocorrer um novo ciclo de transformações geológicas quando estes depósitos de argila voltam a sofrer pressão e temperatura, resultando em novas rochas como o mámore, alguns deles muito claros como o de Carrara que tiveram como origem argila muito bem lavada pelas chuvas e outros de desenho muito bonitos formados pela vegetação em decomposição que imprimiram traços de belas linhas estéticas.

CERÂMICAS NA CONSTRUÇÃO:

Pela facilitade de serem "queimadas" em olarias, a argila contribui significativamente com a indústria da construção fornecendo tijolo maciço, blocos cerâmicos e telhas.

CERÂMICAS INDUSTRIAIS:

Graças às pesquisas desenvolvidas no centros mais avançados de estudo de cerâmica, como na Universidade de Tókio, a cerâmica vem ganhando muito terreno na área industrial e hoje, ferramenta de corte que eram feita de duríssimo aço e ligas de aço estão sendo substituídas por pastilhas de Cerâmica Fina.

A cerâmica fina invadiu também a cozinha das casas na forma de facas e tesouras:

Já existem aplicações de cerâmica em motores de veículos. A cerâmica, ao contrário do aço, adora altas temperaturas e enquanto o aço derrete (funde) a cerâmica fica mais dura. Então, o motor com carcaça de cerâmica não precisa ter todas aquelas procupações com radiador, aletas e outros detalhes.

SOLO COLAPSÍVEL:

É solo constituído de um certo tipo de argila cuja resistência mecânica cai muito com o aumento da umidade.

Isto significa que quando o solo está seco aguenta bem um grande peso, uma casa por exemplo, em cima dele mas quando este solo é molhado, por uma chuva por exemplo, a resistência cai muito e a casa afunda na lama que se forma.

Tecnicamente, podemos dizer que são solos não saturados encontrados em diversas regiões do Brasil.

Na Escola de Engenharia de São Carlos foi realizado um grande número de ensaios para verificação do comportamento de fundações diretas em solos colapsíveis. Os resultados de capacidade de carga destes ensaios mostraram grande diminuição da resistência mecânica com o aumento do teor de umidade do solo.

Danos a edificações (rachaduras e trincas) causados por recalques diferenciais de fundações devido ao colapso do solo após elevação do teor de umidade são observados em boa parte do Estado de São Paulo e em algumas regiões do Brasil.

Além de danos diretos ao edifício, as grandes deformações por que passa o solo colapsível afeta também os condutos de água, de esgoto e outros enterrados no solo.

Veja um interessante artigo de Ademar Lobo, Cláudio Ferreira e Adilson Renofio da UNESP sobre solos colapsíveis provenientes do Arenito Bauru .

ARGILA ORGÂNICA:

É o solo formado pela deposição de argila e areia intercalada por material de origemorgânica (animal ou vegetal). Encontramos este tipo de solo, em geral, nas regiões litorâneas devido à proliferação do mangue.

Sobre as raízes, as marés e as ondas depositam areia e argila . . .

vai se formando como se fosse uma ilha e lá se intalaram animais que gostam de lodo como os carnguejos, siris, camarões e outros crustáceos e moluscos.

Em bom exemplo de solo constituído de argila orgânica é o subsolo da Ilha de Santos. Veja o que acontece no solo da cidade de Santos, clicando aqui .

 

 


RMW\talude\Argila.htm em 29/11/2015, atualizado em 29/12/2015.