CONTENÇÃO DE TALUDES

Muro de Arrimo ou
Muro de Contenção

8

Algumas pessoas usam o termo Muro de Arrimo e o termo Muro de Conteção como se fosse a mesma coisa.

São obras completamente diferentes e seu projeto, calculo e dimensionamento são feitos levando em consideração forças que atuam de forma diferente.

Antes de prosseguir, veja quais são as partes de um Muro:

Vejamos cada tipo de muro separadamente:

MURO DE CONTENÇÃO:

Chamamos de Contenção por que é um muro destinado a conter, a receber a armazenar um aterro que fazemos para Ganhar Espaço no terreno de cima.

Veja, no desenho abaixo, que o terreno apresenta um enorme buraco entre o final da parte plana alta e a divisa do imóvel. O proprietário gostaria de construir uma casa neste espaço:

Para aproveitar este buraco, o proprietário resolve fazer um aterro, isto é, jogar terra no buraco para tampá-lo.

Para segurar, conter essa terra, devemos construir um Muro de Contenção. Veja as partes deste muro:

Tenicamente falando, o Muro de Contenção deve ter certos componentes estruturais para assegurar a estabilidade ao longo de muitos anos.

Veja que devemos colocar armadura de aço nos componentes de concreto (Sapata, Pilares e Vigas) para resistir aos esforços de tração. O concreto aguenta bem o esforço de compressão mas não resiste ao menor esforço de tração.

O componente mais crítico, num Muro de Contenção de Aterro é o Gigante. Ao contrário do que pensa algumas pessoas, o Gigante funciona à tração.

Para proteger esta armadura, o concreto não pode apresentar aberturas que permitam a penetração da água do subsolo. então o concreto armado deve ser calculado e dimensionado no Estádio I.

Além de não permitir o surgimento de fissuras, o concreto deve proteger o aço com uma adequada camada de cobrimento de pelo menos 7 centímetros. Esta recomendação deve ser aplicada em todos os componentes que ficam em contato direto com o solo.

Veja como vai ficar a obra depois de pronta:

MUTO DE ARRIMO:

Chamamos de Arrimo por que é um muro destinado a arrimar, a apoiar, a segurar um corte que fazemos num talude existente para Ganhar Espaço no terreno de baixo.

Veja, no desenho abaixo, que o terreno apresenta um enorme talude ocupando boa parte do imóvel. O proprietário gostaria de construir uma casa neste espaço ocupado pelo talude:

Para tirar proveito desta parte ocupada pelo talude, o proprietário resolve fazer um corte, retirando a terra, isto é, tirar e jogar fora a terra que ocupa parte do terreno.

Para arrimar, segurar o talude vertical que resulta depois do corte, devemos construir um Muro de Arrimo. Veja as partes deste muro:

Bem ... não é possivel tirar toda a terra para DEPOIS construir o muro, pois não existe Talude Estável, isto é, todo e qualquer talude irá desmoronar ou escorregar. É uma questão de tempo (pode ser hoje mesmo, amanhã, no mês que vem ou no ano que vem) e quem pode informar esse tempo é o Geólogo, ou melhor, o Geotécnico que é um Geólogo com especialização em obras civis.

Tenicamente falando, o Muro de Arrimo deve ter certos componentes estruturais para assegurar a estabilidade ao longo de muitos anos.

Veja que devemos colocar armadura de aço nos componentes de concreto (Sapata, Pilares e Vigas) para resistir aos esforços de tração. O concreto aguenta bem o esforço de compressão mas não resiste ao menor esforço de tração.

O componente mais crítico num Muro de Arrimo é o Contraforte. Este, ao contrário do Gigante que funciona à tração, deve funcionar à compressão. Além disso, o contraforte não fica em contato com o solo de modo que o concreto armado pode valer-se de cobrimento de 5 centímetros.

Depois de pronta a obra, veja como vai ficar o aproveitamento do imóvel de baixo:

NOTA MUITO IMPORTANTE: A construção de qualquer obra cuja finalidade seja a de conter, segurar, apoiar um talude com mais de 1,00 metro de altura, como um Muro de Arrimo ou um Muro de Conteção, envolve questões de Responsabilidade Civil, isto é, o construtor e o proprietário do imóvel poderão ser responsabilizados pela Justiça e as consequencias danosas de ruptura, desmoronamento ou queda de um muro, consequencias estas como danos a casas, sobrados, prédios vizinhos e também os danos causados às pessoas, inclusive sua morte, serão imputados, pela Justiça, ao Proprietário, ao Construtor e até ao Engenheiro que tenha feito o projeto, o calculo ou o dimensionamento deste muro.

Veja mais sobre Responsabilidade Civil em .

Se seu vizinho começar uma obra e esta construção estiver prejudicando seu sossego, não pense em "embargar" a obra nem procure a Prefeitura pois a atribuição de garantir a ordem pública é da Polícia Militar. Se a Polícia Militar se negar a mandar parar uma obra, veja o que significa Notitia Criminis .

O encaminhamento correto é no Judiciário pois só ele tem poderes para "embargar" uma obra. Entretanto, na Justiça o "embargo" de uma obra não se chama "embargo", de modo que não adianta pensar numa Ação de Embargo.  Veja mais sobre Nunciação de Obra Nova em .

 

 


RMW\talude\ArrimoXContencao.htm em 23/12/2015, atualizado em 24/12/2015.