CONTENÇÃO DE TALUDES

 

BANANEIRAS NO MORRO: SINAL DE PERIGO

GUARDE ESTE QRCODE:

A especulação imobiliária "empurra" a população a ocupar áreas de morros com taludes íngremes onde, em geral, constrói de forma irregular e sem nenhuma orientação técnica sobre os riscos de morar nesses locais.

Quais riscos correm as casas construídas em taludes íngremes?

Podemos entender como TALUDE, qualquer terreno inclinado onde a declividade dificulta a instalação de infraestrutura como a rede de abastecimento de água, de esgoto sanitário e de coleta de águas pluviais e do lixo residencial, lembrando ainda das dificuldades de acesso por caminhões de entrega de gás engarrafado e outros tipos de entregas que e a própria Prefeitura não recomenda a ocupação dessas áreas. Por isso mesmo quem constroi nas encostas de morros e taludes íngremes não recebem nenhum tipo de orientação técnica.

Pressionada pelos altos custos de um imóvel em região urbanizada, a população se vê, quase que obrigada a "invadir" os morros onde vai construir a duras penas o seu "barraco".

Por que ocorrem desastres em ocupações nos taludes e nos morros? Poderia existir alguma infraestrutura capaz de evitar esses desastres?

Por que os desastres ocorrem em dias de chuva? Como a chuva influencia a estabilidade e a segurança de uma encosta? Veja mais detalhes das razões de quedas de taludes em dias de chuva, clique aqui .

O engenheiro Roberto Massaru Watanabe que acompanhou muitos de casos de deslizamento e de queda de taludes explica os fenômenos envolvidos num rompimento de talude e dá dicas sobre a presença de bananeiras nos locais onde ocorre o rompimento do talude. Para facilitar a compreenção dos fenômenos envolvidos, elaborou um desenho ilustrativo. Veja:

 

Muitas pessoas pensam que o rompimento do talude ocorreu ou ocorre por que choveu diretamente sobre a área atingida e, para não agravar ou até prevenir, colocam lonas plásticas sobre a área em risco pensando em evitar que mais águas penetrem no terreno e dando continuidade ao processo de escorregamento, deslizamento ou desmoronamento do talude.

Não sabem que o que causa a instabilidade do talude não é, necessariamente, a chuva que cai diretamente sobre a área afetada mas sim a água que penetra no solo em local distante e vem percolando pelo subsolo como se fosse um rio subterrâneo. Água que penetra no solo muitas vezes a quilômetros de distância e vem fluindo pelo subsolo na forma de lençol freático.

Chegando perto do talude, o lençol freático acompanha a inclinação do talude mas não flui exatamente no mesmo trajeto do talude havendo locais em que o lençol é mais profundo e outros locais onde o lençol é bem raso, podendo até aflorar à superfície na forma de mina d'água. É por isso que todo talude tem áreas de solo firme (onde é mais seco) e outras áreas de solo fraco (onde é mais úmido).

A bananeira é um vegetal que precisa de água, muita água, e só cresce em local de terra úmida. Observando um talude a gente verifica que há partes com árvores de porte e partes com vegetação rasteira.

As árvores de porte possuem raízes profundas e vão buscar a água no lençol freático mesmo que este esteja a dezenas de metros de profundidade.  Só para vocês terem uma ideia, o eucalipto, por exemplo, consome cerca de 75 litros de água por dia. Ao contrário, vegetação como as bananeiras não tem essa capacidade de ir buscar água na profundidade e precisam ter água na superfície e, por isso, só crescem em terrenos úmidos. É porisso que o desastre acontece, em geral, num ponto localizado e não no talude inteiro.

O desenho acima ilustra bem estas características entre uma árvore de porte e uma bananeira.

Quando vemos fotografias com bombeiros que buscam vítimas soterradas podemos notar a presença de folhas de bananeiras. Veja alguns casos:

Como vêem, locais onde as bananeiras crescem são os locais de solo úmido, que o lençol freátivo é mais raso e o terreno é mais frágil e, portanto, com mais chance de escorregar, deslizar ou desmoronar.

É claro que existem obras como Rede de Drenagem e Muro de Arrimo que evitam a ocorrência de desastres mas são obras de alçada do poder público que nem sempre tem verbas para esse tipo de obra.

Enquanto tais obras não são executadas, cabe ao morador analisar o local onde pretende construir sua casa e evitar locais que tenham bananeiras pois são locais com grande risco de desmoronamento.

 


RMW\talude\BANANEIRAS.htm em 15/12/2024, atualizado em 18/12/2024.

    RMW-61-22/01/2025