CONTENÇÃO DE TALUDES

 

TIPOS DE PROTEÇÃO, ARRIMO E CONTENÇÃO

9

 

Proteção, arrimo e contenção é qualquer iniciativa que se toma para diminuir os riscos de ocorrência de um desastre com o talude.

Para evitar ou diminuir a erosão superficial costuma-se revestir o talude com grama, óleo queimado ou qualquer outro produto que evite ou diminua a erosão.

Para das apoio estrutural, pode-se construir estruturas tipo Muro de Arrimo, Muro de Contenção com finalidade de dar sustentação estrutural ao talude.

Os apoios são baseados na diminujição das forças S, E e N, o que pode ser feito individualmente ou com a combinação delas. Veja as opção mais empregadas.

SEQ TIPO DE CONTENÇÃO

FOTO

EFEITO

1 Lona Plástica Proteção superficial, impede que as águas da chuva penetrem no terreno.
2 Óleo Queimado   Proteção superficial, repele a água da chuva impedindo que a chuva penetre no terreno
3 Grama   Proteção supercial, permite que a água da chuva penetre no terreno mas impede a erosão, isto é, que as águas da chuva carreguem o material do talude.
4 Canaletas   Preteção supercfiial, conduz as águas da chuva para locais próprios para o seu escoamento, impedindo a infiltração no terreno e impedindo também a erosão.
5 Pneu usado   Proteção supercial e estrutural, permite a infiltração da água no terreno, impede a erosão, e dá sustentação parcial conforme a disposição dos pneus.
6 Sacaria   Proteção estrutural, nos taludes com risco de escorregamente, os sacos amontoados nas bermas de juzante se contrapõe ao esforça de escorregamento.
7 Solo Granpeado   Proteção estrutural, em terrenos com boa coesão, proporciona a estabilidade do talude. De fácil execução é boa solução para taludes de corte.
8 Enrigecimento do solo   Infiltrações feitas no terreno para torná-lo mais resistentes.
9 Drenagem   Tubos e filtros graduados infiados ou construídos no terreno para drenar (retirar) a água de percolação e conduzi-la para fora do talude.
10 Cortina Drenante   Componente contínuo, como a cortina da sala, constituida de material granulado como britas que desvia, retira e conduz as águas que percolam no interior do talude para local seguro.
11 Parede Diafragma   Componente estrutural feito de concreto armado que segura o talude e também impede a infiltração da água do subsolo. Ideal para formar a parede externa de Garagens localizadas no subsolo.
12 Gabião   Proteção superficial e estrutural, parecem gaiolas cheias de pedras que são empilhadas na face do talude. De fácil execução, não requer equipamentos e nem mão de obra especializada.
13 Pedra de Mão   Proteção estrutural, usada desde os mais remotos tempos, São pedras grandes cuidadosamente assentadas umas sobre as outras, podendo haver uma argamassa entre as pedras ou não ter argamassa, sendo as pedras simplesmente apoiadas uma nas outras.
14 Bloco de Concreto   Parede estrutural feita com Blocos de Concreto do tipo estrutural. Para dar resistência, fazem parte colunas e vigas de concreto armado.
15 Concreto Massa   Parede maciça feita inteiramente de concreto, podendo ser armada ou não. Solução adotada nas grandes barragens de usinas e reservatórios.
16 Concreto à Flexão   Parede estrutural de concreto armado calculada para resistir, por flexão, aos esforços horizontais, podendo conter terra ou água.
17 Concreto com Gigantes   Parede estrutural feita de concreto armado e com vigas inclinadas ou paredes transversais que ficam embutidas dentro do talude. Solução geralmente adotada nos Muros de Conteção de aterrro.
18 Concreto com Contrafortes   Parede estrutural de concreto armado e com vigas inclinadas ou paredes transversais que ficam expostas. Solução geralmente adotada para Muros de Arrimo de cortes.
19 Concreto Atirantado   Placas de concreto armado que são fixadas no talude por meio de tirantes que "empurram" o talude para dentro.do talude. É a solução ideal para taludes muito altos.
20 Estaca Prancha   Estacas, geralmente metálicas, cravadas com equipamento Bate-Estacas uma ao lado da outra formando uma espécie de cortina. São de rápida construção mas não duram muitos anos de modo que é empregada em obras provisórias como ensecadeiras de barragens, valas profundas no meio da rua para instalação de tubos de gás, água, esgoto e esvação de subsolos de grandes edifícios.

Existem ainda dezenas de outras formas de se proteger e apoiar taludes e você, internauta, pode inventar e patentear algum método novo.

RMW\talude\tipos.htm em 29/11/2009, atualizado em 12/02/2013.