O tráfego de veículos pelas vias:

PLACAS EM ÁREAS ESCOLARES

acessar com www.ebanataw.com.br/trafegando

As placas de sinalização de Advertência e de Regulamentação precisam ser instaladas em locais adequados e à distância considerável para que o motorista tenha o tempo necessário para perceber, reagir e, efetivamente conseguir reduzir ou parar e assim controlar o veículos a padrões de condução compatíveis com o local sinalizado.

Não basta dizer "proibido trafegar a mais de 40 km/h" mas é preciso dar condições para que qualquer motorista consiga reduzir a tempo. Veja, por exemplo, uma determinação do DNIT para a correta sinalização que regulamenta a redução segura da velocidade desde 110 até 70 km/h.

Ao estabelecer o padrão de redução, a autoridade de trânsito analisa as condições locais de visibilidade e até tipo de piso (áspero, liso e escorregadio) são levados em consideração.

Ao mesmo tempo, as placas precisam seguir determinados padrões para que o motorista tenha a percepção (consiga perceber a existência do sinal)

se é uma advertência (necessita de mais atenção) ou uma regulamentação (precisa obedecer) ou uma simples orientação de direção a seguir.

Veja, tem significados diferentes e sentidos distintos uma placa verde, uma azul, uma amarela e uma vermelha:

Veja mais sobre o sentido das cores nas placas  de Sinalização Viária em .

PLACAS EM ÁREAS ESCOLARES:

Referências:

- Sinalização de Áreas Escolares, publicação do DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito, órgão do Ministério da Justiça.

- Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume I Sinalização Vertical de Regulamentação, publicação do CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, órgão do Ministério

- Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume II Sinalização Vertical de Advertência, publicação do CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, órgão do Ministério das Cidades.das Cidades.

- Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume III Sinalização Vertical de Indicação, publicação do CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, órgão do Ministério das Cidades.

 - Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume IV Sinalização Horizontal, publicação do CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, órgão do Ministério das Cidades.

De todas as placas aplicáveis em áreas próximas de uma escola, apresentamos apenas aquelas mais significativas. Desejando conhecer todas, ver os manuais acima relacionados.

Placas apresentadas:

As placas são identificadas por um código. Para ver detalhes técnicos da placa, clicar na figura.

(atenção: site em construção, somente algumas placas foram detalhadas)

R-1 A-33a A-33b R-19 R-6b R-6a R-6c
Parada Obrigatória Área Escolar Passagem Sinalizada de Escolares Velocidade Máxima Permitida Estaciona-
mento Regu-lamentado
Proibido Estacionar Proibido Parar e Estacionar

R-20 R-24b R-31 R-32 R-12 R-37 R-38
Proibido Acionar Buzina ou Sinal Sonoro Passagem Obrigatória Pedestre, Ande pela Direita Circulação exclusiva de ônibus Proibição de transitar de bicicleta Proibido o trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores Proibido o trânsito de ônibus

 

 

NOTA: Este site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe e se destina principalmente para estudantes. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuido. Só não pode piratear, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria.


ET-12\RMW\trafegando\PlacasEscolares.htm em 06/07/2015, atualizado em 08/07/2015 .