QUESTÕES POLÊMICAS
1 - Comissões do Rotary
As comissões são só as 5 permanentes. As demais são por uma única gestão (Ad Hoc) e não fazem parte do Estatuto ou Regimento.
2 - Diretor X Dirigente
O Presidente de uma Comissão agora é DIRIGENTE e não pode ser chamado mais de Diretor, mesmo porque não faz parte do Conselho Diretor. Por exemplo, antigamente, o Presidente da Comissão de Serviços Internos era Diretor e participava do Conselho Diretor. Hoje, o Presidente da Comissão de Administração é Dirigente e não participa do Conselho Diretor.
3 - Diretores
O Conselho Diretor é formado por Diretores. O Conselho Diretor mínimo é constituído pelo Presidente, Vice-Presidente, último ex-Presidente, futuro-Presidente e primeiro-Secretário, totalizando 5 membros. Assim, clubes pequenos não precisam ficar acumulando cargos como era comum antigamente com um mesmo sócio sendo Secretário, Serviços Internos, etc.
4 - Principício da Continuidade
Todas as Comissões, inclusive a Secretaria, a Tesouraria e o Protocolo devem ter TRÊS MEMBROS e deve ser aplicado o Princípio da Continuidade.
Um membro que é indicado para uma Comissão, será o Terceiro Membro na próxima gestão. Na gestão seguinte ele permanece na mesma Comissão, na qualidade de Segundo Membro. Finalmente, na gestão seguinte ele será o Presidente da Comissão. Terá feito, então, um estágio de DOIS anos antes de assumir a Presidência daquela comissão.
5 - Membros são eleitos com 30 meses de antecedência.
No mês de Novembro de 2005 (no mais tardar no mês de Dezembro), o Rotary deverá convocar uma Assembléia para eleger o Presidente 2008-09.
E não basta apenas escolher o Presidente não. Ele (o Presidente 2008-09) deverá indicar todos os Terceiros Membros de todas as comissões, inclusive o Terceiro Secretário, o Terceiro Tesoureiro e o Terceiro Protocolo para comporem o Quadro de Diretores e Dirigentes para o ano rotário 2006-07.
Esses Terceiros Membros serão, automaticamente, Segundos Membros na gestão 2007-08.
Finalmente, quando chegar a gestão 2008-09, eles serão os Titulares das suas comissões.
Só para ficar mais claro.
O Presidente 2008-09 que deverá ser eleito no mês de Novembro de 2005 deverá indicar todo o seu quadro de diretores e dirigentes para que sejam eleitos como Terceiros Membros na gestão 2006-07. Por exemplo, o Presidente 2008-09 indica o Secretário 2008-09.
Este Secretário 2008-09 será o Terceiro Secretário na gestão 2006-07.
O mesmo Secretário 2008-09 será o Segundo Secretário na gestão 2007-08.
E, finalmente, o mesmo Secretário será o Primeiro Secretário na gestão 2008-09.
6 - Todos os companheiros, novos e antigos deverão passar por um Treinamento de Capacitação.
A Capacitação é uma Ação que objetiva melhorar a Capacidade do indivíduo em um dos aspectos de Liderança. Companheiros podem se destacar em algum aspecto da liderança, mas falhar em outros. Por exemplo, fulano é muito bom para fazer discursos mas é péssimo em organizar eventos.
Assim, devemos nos preocupar com dois tipos de liderança. Uma delas é desenvolvida pela capacidade individual de exercer a liderança nos meios rotários e que passa pelo grau de conhecimento e experiências em atividades como palestras, fóruns, seminários e conferências.
As populares "escolinhas rotárias" ou Escolas Rotary passam a ser o veículo oficial de treinamento dos novos sócios. Há regras para a sua realização. Veja mais em STAR.
A outra é desenvolvida pela capacidade individual de exercer a liderança em sua empresa, na sua família e na comunidade como um todo. Cursos formais, com diploma e tudo, onde poderemos aprender técnicas de liderança, de negociação, de planejamento, etc.