Concentração de Oxigênio no AR |
5 |
Aprendemos que o AR que respiramos é composto de Oxigênio, Nitrogênio e outros gases, e que a porcentqagem de Oxigênio é de apenas 20,93%.
Qualquer ar tem a mesma composição de 20,93% de oxigênio?
Não! Essa concentrção é a do ar puro ao nível do mar. Diversos fatores contribuem para que o ar tenha sempre menos oxigênio do que o ar puro.
Um dos fatores conhecido por todos é o ar rarefeito das grandes altitudes. Quando a Seleção Brasileira vai jogar em Bogotá ou em La Paz precisa ir alguns dias antes para permitir que o corpo dos jogadores sofra uma adaptação chamada Aclimatação à densidade do ar local, pois o ar de lá tem menos oxigênio. Os nativos, ou melhor as pessoas que vivem nessas altitudes há muitos anos têm o organismo modificado e os pulmões maiores e não sentem tanto a falta de ar.
Ora, se para o Metabilismo Basal, o corpo humano precisa de 15 litros de oxigênio por hora, e para conseguir todo esse oxigênio ele precisa respirar 480 litros de ar por hora, é claro que numa altitude maior, que tem menos oxigênio por metro cúbico, o organismo vai precisar aumentar a freqüência respiratória, isto é, ao descer do avião em La Paz a nossa respiração ficará ofegante pois o organismo, saindo do ambiente climatizado do avião, vai precisar respirar mais ar para garantir a quantidade de oxigênio necessário.
A título de curiosidade, procurei calcular qual seria a densidade de oxigêncio no ar em função da altitude.
ALTITUDE (m) |
DENSIDADE DE OXIGÊNIO NO AR |
0 (nível do mar) |
20,93% |
100 |
20,82% |
500 |
20,52% |
1.000 |
20,19% |
1.500 |
17,96% |
3.000 |
14,60% |
8.000 (Himalaia) |
6,97% |
Esta tabela é meramente indicativa pois o ar, sendo um gás compressível, não vai variar a densidade linearmente com a altitude, além do mais a densidade é diferente no equador, nos trópicos e nos polos, mas a tabela dá uma boa idéia de quanto diminui a concentração de oxigênio com a altitude.Tabela 3 Taxa de Oxigênio no Ar. Volume de oxigênio disponível por metro cúbico de ar em função da altitude.Nós que moramos em São Paulo, gabamos de poder respirar ar puro na Serra da Cantareira, mas veja, isso é ilusório, pois a Cantareira, situada a 1.000 metros de altitude oferece não mais que 20,19%, isto é, 7,4% menos oxigênio que em Bertioga. (Quando digo Bertioga estou me referindo à região próxima da Serra do Mar e não no Condomínio onde circulam veículos).
Quando o nosso organismo não tem à disposição a quantidade Oxigênio necessário para o metabolismo basal, vai sofrendo de falta de ar. Veja o que pode acontecer com as pessoas quando a taxa de oxigênio vai caindo:
TAXA DE OXIGÊNIO (%) -> DE 21 A 20% DE 20 A 16% DE 16 A 11% DE 11 A 8% O QUE ACONTECE COM A PESSOA -> RESPIRAÇÃO NORMAL DIFICULDADE DE RESPIRAR DOR DE CABEÇA VÔMITO E DESMAIO O QUE AFETA:
Muitos fatores, além da altitude, podem afetar a taxa de concentração de oxigênio no AR do ambiente.
Um deles é a poluição do ar. Os poluentes são partículas presentes no ar que alteram a capacidade oxidante do ar. O carvão é um dos poluentes mais comuns.
Outro poluente é o gás carbônico, sigla CO2. Como vimos, o gás carbônico é o "lixo" que o organismo quer expelir, jogar fora. Quando a taxa de gás carbônico no organismo sobe muito o pulmão acelera o seu funcionamento, não para trazer mais oxigênio, mas sim ara expelir o gás carbônico. A gente fica ofegante como estivesse sentindo falta de ar mas o aumento da freqüência respiratória é para elimiar o gás carbônico em excesso no sangue.
O simples fato de você entrar no quarto e ficar lá respirando, já reduz a taxa de oxigênio para 20,0% e aumenta a taxa de gás carbônico de 0,03% para 0,06% e essas taxas vão variando enquanto você estiver no quarto e é por isso que você vai precisar abrir a janela ou abrir a porta para "entrar ar fresco" e também "sair o gás carbônico".
Outro poluente mais nocivo ainda é o Monóxido de Carbono, representado pela sigla CO. O monóxido é o gás carbônico mal formado. A queima do carbono não foi completa e não se conseguiu formar o CO2. É produzido principalmente pelos motores de veículos desregulados. Observe que todos os motores a combustão interna tem uma fase em que fica desregulado pois a regulagem é feita para um motor em condições normais de funcionamento, isto é, um motor quente. Então, enquanto o motor está frio ele está desregulado e emite muito monóxido. Por isso não se deve ficar dentro da garagem fechada com o motor do carro ligado.
O monóxido, quando presente dentro do pulmão, "agarra" primeiro a hemácia impedindo que a hemácia pegue a molécula de oxigênio. Assim a hemácia fica impedida de transportar o oxigênio para as células. O organismo começa a sentir falta de ar. Pelo fato do monóxido ficar preso na hemácia e não permite que a hemácia transporte o Oxigênio na ida e nem o Gás Carbônico na volta, dizemos que o monóxido é TÓXICO, pois ele está "matando" a hemácia.
Muitas igrejas dispõem de veleiros, isto é, local para a queima de velas. As velas são produtos de péssima combustão, as queimas não ocorrem por completo e produzem muita fuligem. É importante dotar tais locais com dispositivos para expelir esses gases nocivos. Se as pessoas costumam delirar e desmaiar nestes locais pode ser por falta de oxigênio e não por que estão sendo "tomadas" pelo santo.
RMW\metabolismo\meta05.htm em 23/11/2008, atualizado em 04/09/2024.