Dimensões da Abertura |
9 |
Para descobrir as dimensões adequadas para que a janela possa realizar as trocas de ar na quantidade necessária, vamos ter que falar um pouco de hidrodinâmica.
Vocês já devem ter lavado o carro com uma mangueira.
Numa mangueira a vazão de água é constante se você não mexer na torneira.
Então, enquanto você joga água no carro, vai apertando e soltando a ponta da mangueira. Quando você aperta a ponta o esguicho fica mais fino, aumenta a velocidade e a água vai mais longe.
Este é um principio básico da hidrodinâmica. Em um regime contínuo, ao diminuir a seção de escoamento aumenta a velocidade do fluxo e vice-versa.
Ora, quando estamos dormindo não é saudável receber um vento. Isso pode causar um resfriado.
Segundo pesquisas, o corpo humano recebe bem ventos até determinada velocidade e esse "recebe bem" vai depender da atividade que estamos exercendo.
Se estivermos praticando exercício físico vamos suportar bem o vento fornecido por um ventilador potente.
Agora, se estivermos estudando ou em repouso, a tolerância é bem menor.
Veja o que acontece com as pessoas ao enfrentar diversas velocidades de vento:
VELOCIDADE DO AR em metros por segundo |
REAÇÃO DAS PESSOAS |
Vento parado ou até 0,08 | Queixas de vento parado, ambiente abafado, sufocante, falta de ar, claustrofobia. |
De 0,08 até 0,12 | Situação ideal, conforto e não há reclamações |
De 0,12 a 0,25 | Algumas
pessoas, mais sensíveis começam a reclamar do vento, surgem corisa e até espirros. Limite aceitável para atividades paradas como leitura, estudos e trabalho em escritório, sala de aula, igrejas (aquelas mais calmas sem dança e musica) e assistir a televisão. |
A partir de 0,35 | Papeis começam a esvoaçar. |
0,40 |
Limite aceitável para atividades em que as pessoas se movimentam como em lojas, exposição, feiras. |
1,50 |
Limite recomendado inclusive para atividades de vigor físico. A partir dessa velocidade, o metabolismo do corpo humano sinaliza de forma danosa. |
Figura 1 Efeito de Borda que cria uma dificuldade no fluxo natural do vento.Tabela 5 Velocidade Admissível. Velocidade máxima do vento que uma pessoa aceita e que não chega a causar desconforto nem atrapalha a atividade que está sendo realizada.
No quarto de dormir se espera um sono tanqüilo e reparador, então, a velocidade máxima tolerável é de 0,08 metros por segundo.
Desejando-se uma renovação de 24 metros cúbicos por hora sem que a entrada do ar externo chegue a causar algum desconforto à pessoa que está dormindo, a janela deverá ter uma área aberta de S = 24/0,08X3.600 = 0,083 m2 ou 0,29 X 0,29 metros ou 30 por 30 centímetros.
Basta ter 30X30 cm? Essa abertura consegue dar a vazão de 24 m3/h a uma velocidade de 0,08 m/s?
Não. Existe o efeito de borda, a perda por singularidade nas bordas da abertura.
Figura 2 Dimensões de uma janela de um dormitório de casal.Então é necessário aumentar em média 15 centímetros de cada lado.
O efeito de borda vai depender da angulosidade da fresta de ataque e da espessura da janela.
Nossa abertura deverá, então, ter as dimensões de (30 + 15 + 15 = 60) centímetros.
Uma janela como a do desenho acima medindo 1,20 X 1,20 proporciona uma área de ventilação de 120 X 60 cm, portanto suficiente para um sono reparador de 2 pessoas. É portanto uma janela indicada para quarto de dormir de um casal.Agora, vejam que os cálculos foram feitos para atividade de dormir. Então se o casal pretende realizar outros tipos de atividades a janela não será suficiente para assegurar o bom metabolismo, ainda mais se o casal tiver aquele pessimo hábito do cigarrinho depois.
Bem, agora que você já sabe como calcular a abertura mínima que o ambiente precisa ter para assegurar a boa saúde dos ocupantes, não se esqueça que a abertura precisa também permitir a renovação do ar para garantir um bom Conforto Higrotérmico. Isto é um outro assunto que não tem nada a ver com o metabolismo do corpo humano.
Veja mais detalhes sobre Conforto Higrotérmico no site www.ebanataw.com.br/fabrica.htm.
RMW\metabolismo\meta09.htm em 23/11/2008, atualizado em 03/05/2009.