logochuva.jpg (6469 bytes)

3 - O FLUXO DA CHUVA ANTES DE FORMAÇÃO DA CIDADE

SAIBA O QUE ACONTECE COM A ÁGUA DA CHUVA ...

chuva2.jpg (43769 bytes)

Centenas de anos atrás, bem antes de começar a formação da cidade, aquela região era despovoada, tinha uma floresta exuberante.
Devido à floresta, a evaporação provocada pelas árvores era intensa, a umidade alta e chovia sempre.

O solo era altamente permeável, ajudado pelas raízes da vegetação densa, e a maior parte da água da chuva penetrava e infiltrava no solo.

O QUE ACONTECE COM A ÁGUA DA CHUVA DEPOIS QUE ELA CAI NO SOLO

Uma parte da água da chuva infiltra no solo e vai formar o lençol freático e os rios subterrâneos. Formam verdadeiros reservatórios subterrâneos de água doce.
Você pode cavar um poço raso (chamado freático) e retirar essa água para uso próprio. Mas a água que inflltra não fica para sempre dentro do subsolo pois ela caminha por dentro do solo na forma de rios subterrâneas até encontrar uma saída num barranco onde verte na forma de minas d'água e vão formar os rios e lagoas.
Alguns reservatórios subterrâneos são muito grandes, ocupando áreas imensas como o Aquífero GUARANY, a maior reserva de água doce do mundo. Adivinha onde fica esse aquífero?
Floresta Tropical Quente e Úmida
A outra parte da água, que não conseguiu infiltrar-se no solo corre pela superfície. Uma parte é absorvida pela vegetação. Esta, por sua vez, elimina a água num fenômeno conhecido como evapo-transpiração. Dependendo da espécie de árvore, a quantidade de água evaporada é considerável. Um único pé de eucalipto consegue evaporar 150 litros de água por dia.
As águas que correm pela superfície do terreno formam os rios. Nos planaltos os rios formam cachoeiras e nas planícies formam meandros. Traçados caprichosos da natureza para dar vida. Na cidade de São Paulo, os bairros às margens do rio Tietê guardam memórias do tipo de de xxx que viviam nas margens. Barra Funda, Pacaembu (refúgio das pacas), Anhembi (rio das perdizes), Canindé (recanto das araras), Catumbi (beira da mata),Tatuapé (caminho do tatu).

Rios caudalosos formam meandros ocupando toda a vázea

ACONTECIAM DESBARRANCAMENTOS E DESLIZAMENTOS DE TALUDES ANTES DA FORMAÇÃO DAS CIDADES?

Sim, claro. A natureza encontra-se em contínuo processo de transformação metamórfica. O sol e a chuva "quebram" as partículas maiores, transformando as rochas em areia e a areia em terra.
Natureza em contínua transformaçãoNatureza em contínua transformação
Encostas de morros estão em contante processo de escorregamento geológico. As intempéries carregam terra e pedra para as partes mais baixas, formando as planícies.
Natureza em contínua transformação

Na natureza não existe talude estável. Um dia, todos os barrancos irão desmoronar, todos os taludes irão escorregar. Se você deseja que o barranco não caia, vai precisar segurar, apoiar, arrimar o barranco com uma Obra de Arrimo como um Muro de Arrimo Atirantado.

Obras de Contenção

Mas, vai precisar saber fazer a obra de arrimo. Se não souber fazer, o prejuízo vai ser muito grande.

Obra não aguentou

botaoinicio.jpg (1223 bytes)

botaovoltar.jpg (1227 bytes)

botaoavancar.jpg (1333 bytes)

\RMW\chuvas\chuva2.htm em 09/02/2002, atualizado em 25/01/2013.