15 - PRECIPITAÇÕES INTENSAS |
Sob a denominação de "precipitações intensas" costuma-se considerar o conjunto de chuvas originadas de uma mesma perturbação meteorológica, cuja intensidade ultrapasse um certo valor (chuva mínima). A duração destas precipitações varia, desde alguns minutos até algumas dezenas de horas e a área atingida pelas mesmas pode variar desde alguns poucos quilômetros (chuvas de convecção) até milhares de quilometros quadrados (chuva tipo frontal). Para o projeto e dimensionamento de certas obras hidráulicas como coletores de águas pluviais, reservatórios de detenção (piscinões), estudo de erosão provocada pelas chuvas e outras, é anti-economico (sai muito caro) dimensioná-las com base na Máxima Vazão Absoluta. Considera-se uma solução de compromisso entre os estragos causados pela insuficiência de escoamento e o custo das obras. Em outras palavras, procura-se obter uma proteção contra uma precipitação que tenha uma certa probabilidade de ocorrrer e não uma proteção total contra qualquer tipo ou porte de precipitação. Numa estrada no sítio que cruza uma baixada, não é vantajoso construir uma barreira muito alta. Sairia muito cara. Então constroi-se uma barreira baixa, mais barata, mas que será inundada vem ou outra quando ocorrer uma chuva de grande intensidade. Aquelas poucas horas em que o tráfego fica impedido, não traz grandes prejuízos.
Mas, numa estrada pública que é o único elo de ligação da cidade, não é admissível que ocorra alguma interrupção, ou nenhuma interrupção, por mais curta que seja a duração dessa ianterrupção.
Pior ainda é quando a interrupção é causada por um desastre em que parte da rodovia é levada pelas águas.
Trata-se, evidentemente, de casos graves de falha do poder público que descuidou na contratação da empresa de engenharia para a construção da estrada.É muito comum, a Construtora alegar que foi contratada "apenas" para a confecção do pavimento do leito carroçável, mas, uma empresa de engenharia não poderia se dar ao trabalho de aplicar um revestimento em cima de uma base frágil, sem garantia de estabilidade e resistência, não só ao tráfego, como também às chuvas.
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