kfengshui.jpg (2155 bytes)

fsp9.jpg (3099 bytes)

11 - FENG SHUI - Aplicando o
I CHING dentro da casa.

kiching.gif (1644 bytes)
As direções de influências recomendadas pelo I CHING não valem no interior das casas.

As paredes, o telhado, as portas, as janelas e até mesmo o tipo de material de que são feitos modificam as influências estudadas pelo I CHING.

Assim, as influências estarão em direções diferentes dependendo do sentido do fluxo das energias do local.

O FENG SHUI desenvolveu uma série experiências práticas para estudar a interferência de paredes e portas e também dos materiais no fluxo das energias no interior das edificações.

Chegou à conclusão que, em cada ambiente, podemos identificar 8 áreas de influências.

Como Agem as Áreas de Influências:

FW - Fu Wei: SUCESSO. Área que ajuda no sucesso profissional e pessoal, harmonia, fortuna e boa forma em geral. Área boa para quartos, sala de estar, living, altar, descanso e meditação.

Ajuda a pessoa atingir o seu objetivo, aquilo desejado pela pessoa. Facilita o estudo de matérias que requerem memorização como Português, História e Geografia.

SC – Sheng Chi: PROSPERIDADE. Área que favorece as atividades iterativas que precisam ser realizadas passo a passo ou com conquistas intermediárias. Boa para a porta de entrada da casa, do quarto principal, escritório, sala de estudo. Não colocar a cozinha ou banheiro aqui.

Indicado para estudo de Matemática, Química, Direito e de outras disciplinas que dependem do desenvolvimento de um raciocínio lógico.

NY - Nien Yen: RELACIONAMENTO. Área boa para os relacionamentos inter-pessoais. Melhora a qualidade da vida doméstica, as relações familiares, de amizade, profissionais e comerciais. Aproxima Marido e Mulher e aproxima os filhos. Boa para os membros mais idosos da família. Favorece o casamento, a reconciliação, a amizade, o companheirismo.

Aproxima as pessoas, elimina o mal-entendido e tornam as pessoas mais amigas, facilitando o diálogo, o negócio e o trabalho.

TY - Tien Yi: SAÚDE. Área que traz saúde e boa energia. Boa para copa, sala de jantar, quarto para recuperação de doenças de longa recuperação e de causas desconhecidas.

Esta influência favorece a recuperação da saúde, ao mesmo tempo em que oferece uma proteção contra o desgaste físico, emocional e o estresse. Não colocar o fogão aqui pois irá queimar toda a saúde dos alimentos.

HH – Ho Hai: DIFICULDADE. Área que potencializa as dificuldades naturais, complexidade, oposição, frustrações, perdas financeiras. Local bom para depósito, armário fechado a chave. Geladeira e Freezer.

Dificuldades são problemas que acontecem de forma natural sem que as pessoas contribuam para isso. Local ideal para fazer um bom planejamento, antevendo as dificuldades que serão enfrentadas.

WK - Wu Kwei: OBSTÁCULO. Área que potencializa as dificuldades criadas por pessoas, desgaste, perdas, disputa acirrada, roubo premeditado, trapaça, traição. Boa para Banheiro (dar a descarga) e para cozinha (queimar os problemas).

Diferentemente de DIFICULDADE, no OBSTÁCULO existe a participação, às vezes involuntária, das pessoas. Incompetência, falta de prática, inveja, mal-olhado, ciúmes são as causas mais freqüentes. Local ideal para pensar na reunião que será realizada. Dá ênfase às características pessoais.

LS - Lui Sha: ACIDENTE. Área que favorece as perdas inesperadas e que ocorrem independentemente da vontade da pessoa, quebra, queda, doenças e acidentes. Boa para banheiro, depósito ou cozinha. Muito boa para lixeira e sumidouros como pias e lavatórios. Ótimo para lavanderia (lavar a roupa suja).

As perdas acidentais não dependem da ação de pessoas e acontecem expontaneamente. Perder certos vícios ou pensamentos que o estão incomodando são acidentes muitos bons. Local bom para sala de espera de consultório médico e odontológico.

CM – Chueh Ming: DESASTRE. Área que potencializa as surpresas e fatos imprevisíveis. O resultado é a fragmentação, quebra, ruptura, acidentes bobos, perda de saúde, doenças que incomodam. Boa para Cozinha e Banheiros. Locais de atividades energéticas como cozinhar, comer e tomar banho.

No desastre, os objetos passam por uma transformação. No dia a dia, muitas situações devem ser desastrosas. O ato de cozinhar, por exemplo, é um desastre para os alimentos. Eles são cortados, batidos, triturados, fritos, cozidos, etc. Um desastre! (para o alimento, é claro)

Desejando outros esclarecimentos, envie um email para o endereço: roberto@ebanataw.com.br

PÁGINA ANTERIOR

  PRÓXIMA PÁGINA 

\fengshui\fsr11.htm em 18/11/2000, atualizado em 26/12/2004.