10 - I CHING: O Livro das Mutações. |
O
I CHING já foi introduzido no ocidente já há alguns anos e naquela época fez muito
sucesso. Parecido como um horóscopo, serve para determinar as influências a que estamos sujeitos em determinados períodos da nossa vida. O oráculo do I CHING consiste em 6 moedas que se jogam e que vai configurar uma certa situação, mais precisamente uma seqüência de CARAS e COROAS, isto é, uma certa sequência de YIN e YANG. |
As
3 primeira moedas correspondem a um trigrama e as 3 demais a outro trigrama. A
combinação desses 2 trigramas geram 64 situações de influências diferentes. O Livro do I CHING é uma enorme tabela que explana em detalhes cada uma dessas 64 influências a que as pessoas estarão sujeitas. |
ATENÇÃO ! A narrativa acima é verdadeira, porém representou uma ação realizada por pessoas que não tinham conhecimento necessário sobre o I CHING e passaram, para os ocidentais, uma imagem parcial e deturpada sobre o assunto.
I CHING significa mudanças e transformações e é o resultado de milhares de anos de pesquisas desenvolvidas pelos antigos sábios chineses há mais de 5.000 anos.
Que tipo de pesquisa e que fatos motivaram aqueles antigos estudiosos a se lançarem a tais pesquisas?
Se você prestar atenção, verá que existe uma série de fatos em nossas vidas que sugerem ao menos uma curiosidade. Vejamos algumas delas:
1 - Campo Magnético Terrestre: A Terra possui um campo magnético que cria um fluxo de energia que sai do polo sul e entra no polo norte. Este campo magnético desempenha um papel muito importante nas nossas vidas pois desvia a poderosa radiação nuclear que vem do sol. O sol não é uma grande fogueira como alguns imaginam. Acontecem violentas explosão nucleares que soltam radiações nucleares que torrariam a vida na terra em alguns milionésimos de segundo.
Mas isso não acontece por que as radiações são desviadas pelo campo magnético e, por causa da polaridade, a radiação é desviada para o polo norte. Uma parte dessa radiação ainda consegue passar de raspão na alta atmosfera criando o espetáculo de luzes conhecido como Aurora Boreal.
O FERRO e seus compostos são sensíveis ao campo magnético terrestre. A bússola é um dispositivo que possui uma agulha de ferro. Quando você abre uma bússola, verá que a agulha irá se movimentar sozinha, num movimento de vai e vem até parar com a ponta voltada para o polo norte. Isso prova a existência do campo magnético e mostra que a atuação do campo é poderosa e instantanea.
O sangue é vermelho porque os glóbulos vermelhos são constituídos de compostos de ferro. Quando diminui a taxa de ferro no organismo, ficamos anêmicos e não conseguimos sequer levantar da cama.
A ciência descobriu que o cérebro possui partes que desempenham funções específicas como a criatividade, a tolerância, a iniciativa, a memória visual, etc.
A pergunta do I CHING: Durante o sono, quase todas as funções são desligadas, exceto a respiração e a circulação. O sangue circulando pelo nosso cérebro não sofreria uma influênicia do campo magnético e, com isso, não teria uma tendência para circular mais por um lado do que por outro? Não seria por causa disso que somos mais tolerantes ou mais criativos?
2 - Redemoinho. Os fluídos (gases e líquidos) quando estão escoando têem uma tendência à rotação. Isso decorre do fato de a terra ser arredondada e estar girando.
No hemisfério norte (acima da linha do equador) os redemoinhos giram no sentido horário.
No hemisfério sul (abaixo da linha do equador) os redemoinhos giram no sentido anti-horário.
Então, não é só na banheira ou no tanque que podemos observar a água saindo pelo ralo girando no sentido anti-horário.
Mesmo nos ambientes, encontramos fluídos (o ar que respiramos) escoando de um lado para outro. E nesse fluxo existe a tendência de giro no sentido anti-horário.
A pergunta do I CHING: Quando permanecemos por um longo período em um recinto, os fluídos girando preferencialmente em determinado sentido, não estariam trazendo (ou tirando) energia do nosso corpo?
3 - A água sobre azulejos e os raios em uma tempestade: Quando você joga água aos pouquinhos sobre o azulejo da cozinha, a lógica diz que, por causa da força da gravidade, a água iria direto para o chão. Mas não é isso que acontece. A água forma uma pequeno filete que desenvolve um trajeto em zigue-zaque de forma totalmente aleatória e imprevisível.
Da mesma forma, os raios, que são descargas elétricas entre 2 pontos com elevada diferença de potencial elétrico, também deveria caminhar em linha reta.
A pergurnta do I CHING: Por que será que certas energias, evitam o caminho reto e preferem os caminhos tortuosos?
4 - O Sol tem uma trajetória. A energia que vem do sol é uma das principais energias responsáveis pela vida na Terra. O sol nasce no Leste, caminha meio torno e se põe no oeste. Para os habitantes do hemisfério sul, o sol tem uma trajetória legeiramente para o norte. Nas casas, as pardes voltadas para o lado leste só recebem os raios solares pela manhã, as do lado oeste somente à tarde, as do lado norte o dia inteiro e as do lado sul nunca recebem os raios solares.
A pergunta do I CHING: Não haveria uma diferença na saúde entre uma pessoa que dorme em um quarto que tem uma janela voltada para o norte e outra que dorme em um quarto que só tem uma janela voltada para o sul?
Partindo dessas e outras indagações, os sábios desenvolveram uma série de experiências práticas e descobriram diversas direções e as suas respectivas influências.
São estudos muito profundos e para compreendê-los são necessários conhecimento da cultura e da língua chinesa e muitos anos de estudos de I CHING.
Entretanto, para felicidade dos pobres mortais, elaboraram regras práticas simplificadas facilmente compreensíveis.
As 8 principais influências do I CHING são representadas por desenhos denominados trigramas feitos com traços contínuos que representa o YANG e por traços interrompidos que representa o YIN.
Estudando as direções e as influências que cada uma delas produz nas pessoas, foi elaborado e aperfeiçoado, ao longo de muitos anos, uma tabela de influências, representadas por desenhos conhecidos como TRIGRAMAS:
CHIEN: O Criador. Representa a direção noroeste e simboliza a presença de pessoas que pensam e lideram.
KAN: O Abismo. Representa a direção norte e simboliza um trabalho árduo e dificuldades profissionais.
KEN: A Montanha: Imobilidade, calma e tranqüilidade. Representa a direção nordeste e simboliza um período de espera e de solidão.
TUI: A Alegria. Representa a direção oeste e simboliza a alegria e a felicidade na família e na sociedade.
CHEN: O Movimento. Representa a direção leste e simboliza a boa saúde e as boas relações familiares.
KUN: O receptor. Representa a direção sudoeste e simboliza a maternidade e a proteção.
LI: O Envolvimento. Representa a direção sul e simboliza o reconhecimento e a fama.
SUN: A Suavidade. Representa a direção sudeste e simboliza a riqueza e a prosperidade. Desejando outros esclarecimentos, envie um email para o endereço: roberto@ebanataw.com.br
\fengshui\fsr10.htm em 18/11/2000, atualizado em 26/12/2004.