FEDOR
NA
CASA

Voltar à Tela Inicial

FEDOR NA CASA

01

CHEIRO VINDO DA REDE PÚBLICA

1 - O PROBLEMA

A rede de esgoto doméstico, do Banheiro, da Lavanderia, da Cozinha e outros compartimentos que produzem água suja é ligada, normalmente, na Rede Pública de Coleta de Esgoto Sanitário.

A rede pública é uma rede "suja" pois coletam e transportam tudo quanto é efluentes líquidos, sólidos, dejetos humanos, restos de comida, etc. Esses materiais entram em estado de putrefação (apodrecem) produzindo muitos gases fétidos e mal cheirosos.

Ainda, por causa dos restos de comida, a rede pública de esgoto é habitada por animais como baratas e ratos que transmitem diversas doenças aos seres humanos.

Para evitar que os gases (mal cheiro) do esgoto invada a sua casa e penetrem nos ambientes, a parte doméstica da rede de esgoto sanitário deve ser dotada de dispositivos que impedem a penetração dos cheiros.

Os Sifões e Válvula de Retenção são dispositivos que desviam os gases para pontos fora da casa por meio de chaminés de ventilação.

2 - A CAUSA

Se você sente mal cheiro no banheiro, cozinha ou lavanderia é por que há falhas no sistema de vedação do cheiro e diversas causas podem contribuir para a ocorrência do problema:

2.1 - CAUSA Nº 1: Falha ou ausência de Sifão.

A rede de esgoto não possui Sifão, que é o dispositivo feito para bloquear e impedir a passagem do cheiro ou existe o sifão porém não está funcionando adequadamente.

2.2 - CAUSA Nº 2: Falha ou ausência da Chaminés de Ventilação.

A rede não possui Chaminé de Ventilação que é composta por um tubo e um protetor tipo Chapéu que não deixa entrar a água da chuva.

O Tubo de Ventilação é ligado à rede de esgoto do Banheiro por meio de um conector tipo Junção.

O gás fétido da rede pública de esgoto que vem pela rede, é desviado pela junção para o tubo de ventilação, sobe por ele, até uma altura fora do telhado, onde o chapéu promove a dissipação do cheiro pela atmosfera.

3 - A RESPONSABILIDADE

Nem sempre "o mordomo é o culpado". Pessoas podem involuntariamente, por distração, por negligência e até por falta de experiência, cometer uma falha na execução da instalação da rede de esgoto.

Por isso é sempre bom contratar um Encanador Habilitado. O termo Habilitado não significa que ele tem experiência mas sim que ele tem habilitação, isto é, tem um Diploma que o habilita (qualifica) como encanador profissional.

O SENAI tem um bom curso de Encanador. Veja mais detalhes em .

4 - SOLUÇÃO

Como resolver o problema do mal cheiro que vem da Rede Pública?

Dependendo da causa, ou das causas, do tipo de problema e dos envolvidos, diversos tipos de soluções podem ser adotadas:

4.1 - SOLUÇÃO ADMINISTRATIVA:

Há uma responsável (pessoa física como o profissional encanador ou pessoa jurídica como a empreiteira ou a construtora) que desejamos seja acionada para resolver o problema. 

O acionamento por ser "numa boa" bastando uma simples conversa ou pode ser "via judicial" quando vamos pedir ajuda para o Poder Judiciário.

No Primeiro caso, chamamos de Ação Extra-Judicial.

O nome "Extra-Judicial" impressiona e já lembra Juiz, Polícia, etc. mas uma Ação Extra-Judicial não tem nada disso. Deveria chamar "Ação Amigável" pois as partes "conversam" amigavelmente e procuram encontrar uma solução que atenda os interesses de ambas as partes. Tudo sem Advogado, sem Juiz, sem polícia.

No Segundo caso, chamamos de Ação Judicial.

As ações judiciais podem ser:

1 - No Procon; 

2 - No Juizado Especial Civil;

3 - No Fórum Cível.

4.2 - SOLUÇÃO TÉCNICA:

É a Solução Ideal, aquela que vai resolver definitivamente o problema.

Embora desejável, nem sempre é viável ou nem sempre é possível executar a solução técnica.

4.3 - SOLUÇÃO PALIATIVA:

É uma solução "quebra-galho". Aquela que não resolve totalmente o problema mas que o minimiza tornando mínimo o transtorno causado às pessoas. Em vez de enfrentar reformas demoradas e poeirentas muitas vezes é melhor adotar uma solução paliativa.

 

\RMW\habitabilidade\FC01.htm em 09/11/2010, atualizado em 01/01/2016 .