O tráfego de veículos e de pessoas pelas vias: | |
BRAILLE | |
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Louis Braille perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, ele fez algumas adaptações no sistema de pontos em alto relevo, e em 1829 publicou o seu método.
O Sistema Braille se baseia num grupo de 6 pontinhos, em alto relevo, cujas combinações correspondem a letras do alfabeto romano:
Para a grafia Braille são empregado um grupo de 6 pontos dispostos na seguinte forma:
Esses pontos são combinados para formarem as letras do alfabeto, algarismos e símbolos.
Veja alguns exemplos:
Letra R |
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Letra Z |
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Vírgula |
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Mas, como este site é feito para pessoas não-cegas, fica difícil diferenciar certas letras como as seguintes que são muito parecidas.
Letra H |
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Letra U |
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Aspas |
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Então para o "nosso" entendimento, vamos usar uma notação em que representamos também o ponto que não aparece.
Letra H |
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Letra U |
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||||||
Aspas |
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Uma outra alternativa é usar o código de posição que são numerados segundo a seguinte convenção:
1 | 4 |
2 | 5 |
3 | 6 |
os mesmos símbolos do exemplo anterior ficariam:
Letra H |
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1-2-5 | ||||||
Letra U |
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1-3-6 | ||||||
Aspas |
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2-3-6 |
Veja as letras, algarismos e símbolos que se pode representar com um código Braille:
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Grupo que só usa as 2 fileiras superiores |
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K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Grupo parecido com o de cima acrescido da posição 3 |
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U | V | X | Y | Z | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Grupo parecido com o de cima acrescido da posição 6 |
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Observe que as 10 letras (de K a T) são bem parecidas com as 10 primeiras (de A a J), diferenciadas apenas pelo ponto 3. O mesmo acontece com as 5 últimas (de U a Z).
NOTA: A letra W não fazia parte do alfabeto inicial sendo adicionada depois.
W | ||||||
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A princípio, todas as letras são minúsculas.
Havendo necessidade de utilização de letras maiúsculas como em nomes próprios, emprega-se, prefixando-se a palavra, o símbolo indicativo de maíuscula:
PREFIXO DE MAIÚSCULA |
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Exemplo: O nome Amazonas é grafado da seguinte forma:
PREFIXO | A | m | a | z | o | n | a | s | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Desejando indicar que todas as letras são em maiúscula como em BRASIL, devemos colocar um duplo prefixo:
PREFIXO | PREFIXO | B | R | A | S | I | L | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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O mesmo se aplica a siglas como INSS e ONG:
PREFIXO | PREFIXO | I | N | S | S | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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mas se desejar representar ONGs com uma das letras em minúscula, devemos empregar o PREFIXO DE MINÚSCULA:
PREFIXO | PREFIXO | O | N | G | PREFIXO | s | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Quando a sigla é formada por letras separadas por pontos, o prefixo deve preceder cada uma das letras. Veja o exemplo de S.O.S.
PREFIXO | S | . | PREFIXO | O | . | PREFIXO | S | . | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Alguns símbolos também têm representação universal, isto é, significam a mesma coisa em qualquer país.
! | ? | . | , | ; | - | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
exclamação | interrogação | ponto | vírgula | ponto e vírgula | hifen | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Os algarismos são parecidos com algumas letras mas para diferenciar, os números devem ser precedidos de um símbolo especial denominado Prefixo Numérico:
PREFIXO NUMÉRICO | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 0 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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A | B | C | D | E | F | G | H | J | T |
Então, o número 426, por exemplo, é representado assim:
PREFIXO NUMÉRICO |
4 | 2 | 6 | ||||||||||||||||||||||||
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A vírgula e o ponto decimal são representados pelos símbolos:
PONTO | VÍRGULA | ||||||||||||
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dessa forma, o número 4.235,42 é representado como:
PREFIXO NUMÉRICO |
4 | . | 2 | 3 | 5 | , | 4 | 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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a data 01/16 é representada por:
PREFIXO NUMÉRICO |
0 | 1 | / | PREFIXO NUMÉRICO |
1 | 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Outros símbolos, próprios da nossa língua como o Ç (Ce com Cedilha), o ã e outras vogais acentuadas recebem uma convenção brasileira definida pelo Ministério da Educação através da portaria 2.678 de 24 de setembro de 2002.
á | é | í | ó | ú | à | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
agudo | agudo | agudo | agudo | agudo | crase | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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â | ê | ô | ã | õ | ü | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
circ. | circ. | circ. | til | til | trema | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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: | * | & | $ | + | - | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 pontos. | asterisco | com. | cifrão | mais | menos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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OUTRAS GRAFIAS:
c | ç | & | $ | + | - | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
consoante | cedilha | com. | cifrão | mais | menos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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OUTROS SÍMBOLOS:
( | ) | [ | ] | " | " | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
parênteses | parênteses | colchete | colchete | aspas | aspas | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Grafar as informações em Braille facilita, ou melhor, abre a possibilidade de uma pessoa cega ter acesso a equipamentos, instalações e serviços. Observe os pontinhos em alto-relevo (mais alto) colocados ao lado da representação visual (o fato de uma pessoa ser cega não significa que ela seja surda):
é possível grafar em Braille a identificação dos produtos:
Em locais públicos como terminais rodoviários, shopping centers, supermercados, onde há rampas, elevadores, pavimentos e instalações sanitárias, é obrigatória identificação em Braille.
A norma brasileira NBR-9050 que tem uma nova versão valendo a partir do dia 15 de outubro de 2015 determina que:
1- TAMANHO DO SÍMBOLO BRAILLE:
O ponto que forma o símbolo braille é uma meia-esfera gravada em alto relevo sobre a superfície.
Espaçamento entre os pontos de uma letra:
Espaçamento entre as letras de uma linha e entre linhas:
2- SINALIZAÇÃO DE PAVIMENTO:
NBR-9050:
5.4.3 Sinalização de pavimento
Os corrimãos de escadas fixas e rampas devem ter sinalização tátil (caracteres
em relevo e em Braille),
identificando o pavimento. Essa sinalização deve ser instalada na geratriz
superior do prolongamento
horizontal do corrimão, conforme Figura 60 b). Na
parede a sinalização deve ser visual e, opcionalmente,
tátil, conforme Figura
60 a). Alternativamente, estas sinalizações podem ser instaladas nas paredes
laterais.
MODELOS DE PLACAS:
3- SINALIZAÇÃO DE SANITÁRIOS:
4 - COMO PRODUZIR TEXTOS EM BRAILLE:
Não há segredos para se produzir textos escritos em Braille. Os exemplos acima, com o texto escrito nas duas linguagens pode ser produzidos por qualquer editor de texto como o Notes e até com o Word. Basta instalar no seu computador a fonte simbraille.ttf que você encontra na internet.
Por curiosidade, copiei o texto do parágrafo acima e formatei com a fonte Braille-HC:
Não há segredos para se produzir textos escritos em Braille. Os exemplos acima, com o texto escrito nas duas linguagens pode ser produzidos por qualquer editor de texto como o Notes e até com o Word. Basta instalar no seu computador a fonte simbraille.ttf que você encontra na internet.
5 - INCREMENTE SEU NEGÓCIO:
Facilite a vida de seus clientes, crie tabelas de preço, lista de materiais, cardápio de restaurante, etc. produzindo, você mesmo, a lista com o código no sistema Braille. Existem maquininhas que emitem no sistema. Veja um dos modelos:
Este tipo de iniciativa impressiona não somente a pessoa portadora de deficiência como também as outras pessoas que vêem que você tem uma preocupação que não é comum no comércio.
AJUDE UM CEGO, MAS SAIBA ANTES O GRAU DE CEGUEIRA OLHANDO PARA AS CORES DA BENGALA QUE ELE USA:
4 de janeiro Dia mundial do Braille
NOTA: Este site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe e se destina principalmente para estudantes. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuido. Só não pode piratear, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria.
O desenvolvimento desta página contou com a colaboração da arquiteta Grássia Peixoto Cardoso de Barros.
ET-10\RMW\trafegando\BRAILLE.htm em 05/01/2016, atualizado em 14/09/2024 .