O tráfego de veículos pelas vias: | |
Cálculo do VDM | |
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VDM é a sigla que significa Volume Diário Médio e representa a quantidade de viagens em determinado trecho de uma rodovia. As administradoras e concessionárias de rodovias (estradas e vias urbanas) realizam periodicamente a medição da quantidade de veículos que passam por um certo local. Essa medição serve para planejar as ações futuras como a determinação das rotas em função do tipo de transporte (origem-destino) e também para o planejamento dos modais de transportes como a implantação de linhas de transporte coletivo como os ônibus e transporte de massa como os metrôs. No caso de condomínios, a determinação do VDM não se restringe à quantidade de veículos residentes no condomínio (vagas na garagem) mas sim à quantidade de viagens que os moradores realizam e também à quantidade de veículos visitantes que são gerados pelos moradores. |
Veja uma tabela exemplo de VDM em rodovias cuidados pelo estado:
POS-TO | TRECHO | ADMINIS-TRAÇÃO | VDM - VOLUME DIÁRIO MÉDIO POR ANO E POR CLASSE DE VEÍCULO | ||||||||
2013 | 2014 | 2015 | |||||||||
PASSEIO | COMERCIAL | TOTAL | PASSEIO | COMERCIAL | TOTAL | PASSEIO | COMERCIAL | TOTAL | |||
001 | PU BRAGANÇA PAULISTA - SP 147 (SOCORRO) | DER-DR.1 | 3.247 | 936 | 4.183 | 3.381 | 974 | 4.355 | |||
965 | BRAGANÇA PAULISTA - PINHALZINHO | DER-DR.1 | 18.652 | 2.202 | 20.854 | 19.603 | 2.178 | 21.781 | |||
966 | PINHALZINHO - SOCORRO | DER-DR.1 | 5.743 | 922 | 6.665 | 5.784 | 843 | 6.627 | |||
006 | SP 332 (FRANCO DA ROCHA) - BR 381 (MAIRIPORÃ) | DER-DR.10 | 12.982 | 2.575 | 15.557 | 14.293 | 2.112 | 16.405 | 14.234 | 1.935 | 16.169 |
722 | SP 280 - ITAPEVI | DER-DR.10 | 27.440 | 3.080 | 30.520 | 28.331 | 3.180 | 31.511 | 28.850 | 3.238 | 32.088 |
723 | ITAPEVI - SP 270 (COTIA) | DER-DR.10 | 16.930 | 2.248 | 19.178 | 17.480 | 2.321 | 19.801 | 17.800 | 2.363 | 20.163 |
435 | SP 148 (CAMINHO DO MAR) - SP 122 (RIBEIRÃO PIRES) | DER-DR.10 | 18.241 | 3.367 | 21.608 | 18.833 | 3.476 | 22.309 | 19.178 | 3.539 | 22.717 |
007 | SP 122 (RIBEIRÃO PIRES) - SP 066 (SUZANO) | DER-DR.10 | 15.634 | 2.735 | 18.369 | 16.142 | 2.823 | 18.965 | 16.438 | 2.874 | 19.312 |
008 | BR 116 (CUMBICA) - SP 065 (NAZARÉ PAULISTA) | DER-DR.1 | 2.359 | 328 | 2.687 | 2.456 | 341 | 2.797 | 2.519 | 349 | 2.868 |
010 | SP 065 (BOM JESUS DOS PERDÕES) - SP 063 (PIRACAIA) | DER-DR.1 | 6.777 | 909 | 7.686 | 7.056 | 946 | 8.002 | 7.237 | 970 | 8.207 |
011 | SP 063 (PIRACAIA) - JOANÓPOLIS | DER-DR.1 | 1.470 | 313 | 1.783 | 1.530 | 325 | 1.855 | 1.569 | 333 | 1.902 |
012 | SP 050 - SPA 166/042 (SÃO BENTO DO SAPUCAÍ) | DER-DR.6 | 3.606 | 775 | 4.381 | 3.754 | 806 | 4.560 | 3.886 | 834 | 4.720 |
013 | SP 050 (S.A.PINHAL) - SP 123 (PINDAMONHANGABA) | DER-DR.6 | 3.140 | 435 | 3.575 | 3.269 | 452 | 3.721 | 4.966 | 290 | 5.256 |
015 | SP 066 (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS) - MONTEIRO LOBATO | DER-DR.6 | 2.152 | 326 | 2.478 | 2.240 | 339 | 2.579 | 2.318 | 350 | 2.668 |
016 | MONTEIRO LOBATO - CAMPOS DO JORDAO | DER-DR.6 | 438 | 63 | 501 | 456 | 65 | 521 | 472 | 67 | 539 |
845 | BR 116 (CACHOEIRA PAULISTA) - CRUZEIRO | DER-DR.6 | 11.019 | 1.124 | 12.143 | 11.472 | 1.170 | 12.642 | 11.875 | 1.211 | 13.086 |
017 | SP 058 (CRUZEIRO) - DIV. MG (TÚNEL) | DER-DR.6 | 3.707 | 611 | 4.318 | 3.859 | 636 | 4.495 | 3.994 | 658 | 4.652 |
018 | BR 116 (QUELUZ) - BR 354(DIV. MG) | DER-DR.6 | 154 | 13 | 167 | 160 | 13 | 173 | 165 | 13 | 178 |
019 | SP 125 (UBATUBA) - SP 099 (CARAGUATATUBA) | DER-DR.6 | 9.018 | 1.121 | 10.139 | 14.898 | 1.444 | 16.342 | 16.042 | 1.467 | 17.509 |
020 | SP 099 (CARAGUATATUBA) - SÃO SEBASTIÃO | DER-DR.5 | 14.426 | 1.900 | 16.326 | 14.334 | 1.592 | 15.926 | 14.731 | 1.651 | 16.382 |
624 | SÃO SEBASTIÃO - MARESIAS | DER-DR.5 | 7.091 | 720 | 7.811 | 4.158 | 527 | 4.685 | 4.472 | 496 | 4.968 |
623 | MARESIAS - RIVIERA | DER-DR.5 | 11.628 | 1.015 | 12.643 | 11.940 | 595 | 12.535 | 11.818 | 557 | 12.375 |
641 | RIVIERA - BERTIOGA | DER-DR.5 | 18.341 | 1.681 | 20.022 | 18.442 | 2.227 | 20.669 | 18.835 | 2.087 | 20.922 |
068 | FIM TRECHO CONCEDIDO - MONGAGUÁ | DER-DR.5 | 39.648 | 3.766 | 43.414 | 41.933 | 3.870 | 45.803 | 38.333 | 3.956 | 42.289 |
022 | MONGAGUÁ - ITANHAÉM | DER-DR.5 | 24.735 | 4.537 | 29.272 | 25.538 | 4.684 | 30.222 | 26.215 | 4.808 | 31.023 |
Fonte: http://www.der.sp.gov.br/Website/Acessos/MalhaRodoviaria/VolumeDiario.aspx |
AS FAIXAS ETÁRIAS E OS HÁBITOS DE CADA FAMÍLIA:
Uma das características significativas é a Faixa Etária dos moradores do condomínio.
Pessoas idosas são geralmente aposentadas e produzem quase nenhum VDM. Suas atividades diárias se resumem em pequenas locomoções e os mais ativos frequentam praças de atividades geralmente dentro do próprio condomínio. Podem, em condomínos mais abastados, produzirem VDM de homecare, isto é, cuidadores que vêm diariamente para cuidades da higiene, saúde e alimentação.
Casais jovens e ainda sem filhos produzem um baixo VDM, geralmente 2 por pessoa, pois sua movimentação se resume na saída do trabalho pela manhã e chegada do trabalho à tarde.
Condomínios mal equipados e que não dispõem de infraestrutura básica como padaria e açougues dentro do próprio condomínio produzem VDM para as pequenas necessidades diárias como buscar pão e leite fora do condomínio produzindo VDM adicional àqueles 2 por pessoa. Casais práticos não fazem o desjejum na própria casa e saem para o trabalho parando numa padaria a caminho.
A existência de serviço de entrega de pão e leite dentro do condomínio elimina a necessidade do casal mas produz um VDM do veículo de serviço que entra e fica circulando dentro do condomínio.
Já os casais com filhos pequenos (recém nascidos e bebês) produzem, além das saídas para o trabalho, idas a berçários e creches que quando não estão localizados dentro do próprio condomínio são levados para fora na mesma viagem de ida ao trabalho. Produzem, portanto, 2 VDM por pessoa.
Não podemos esquecer dos auxiliares domésticos como as diaristas, faxineiras, cozinheiras, lavadeiras e passadeiras.
Os casais com filhos em idade escolar são os que produzem mais VDM pois além da saída para o trabalho, os filhos são levados à escola, em viagem que nem sempre coincidem com o horário do trabalho ou em veículos que não o de ida ao trabalho sendo transportandos em vans escolares. Além disso, as crianças são incentivadas a fazerem cursos como de línguas e a frequentarem academias de ginástica ou clubes esportivos. Um casal com 2 filhos podem produzir, portanto, até 8 VDM. Com 2 filhos e com todas essas atividades, geralmente a profissão da mãe é "dona de casa" e precisa ir ao supermercado, ir ao cabeleleiro e ir à academia ou ir à Faculdade para preparar seu futuro pois essa de "cuidar de filho" é uma tarefa temporária e, logo logo, ela ficará livre.
Não podemos nos esquecer que há saídas "familiares" como cuidar ou visitar a mãe idosa em outro bairro, visitar amigas para uma "conversa", saídas "financeiras" como passar no banco para sacar um dinheirinho e fazer uma aplicação e outras saídas sociais como participar de uma reunião no Sindicato, na Associação Comercial ou colaborar com associações do terceiro setor e entidades beneficentes.
Por fim, os casais com filhos adolescentes produzem, além de todas as saídas produzidas por um casal com filhos em idade escolar, outras saídas como as saídas noturnas, por exemplo para jantarem fora ou para passeio e lazer como cinema e também saídas ao final de semana para passeios e atividades de grupo.
Tudo isso é, geralmente "pensado" quando o Arquiteto e o Urbanista "criam" o condomínio e dotam ele da infraestrutura básica, mínima e necessária para que todos tenha uma vida saudável, funcional e confortável.
Obviamente, tudo isso é pensado não num momento estanque imutável mas ao longo de períodos como 10 anos e 25 anos quando ocorrem transformações e mudam o Perfil Etário do Condomínio.
Veja mais detalhes sobre as Faixas Etárias em .
O TAMANHO DO CONDOMÍNIO:
Alguns condomínios são pequenos, como aqueles de um prédio com apenas 4 apartamentos. Estes dispensam porteiros, recepcionistas e até seguranças. A porta de entrada é provida de uma campainha ou intercomunicador para comunicação direta com cada condômino.
Existem condomínios imensos, como os condomínios horizontais que são formados por centenas e até milhares de casas. São condomínios geograficamente enormes e entre a portaria e a última casa pode ter vários quilômetros. Nesses não é possível imaginar a van escolar parar na portaria e ficar esperando que os alunos caminhem esses quilômetros da casa até a portaria. Ao mesmo tempo não é possível imaginar os auxiliares domésticos chegando todo dia pela manhã e terem que caminhar vários quilômetros da portaria até suas casas de trabalho.
É razoáve que vans escolares e até o ônibus do transporte coletivo entrem no condomínio e circulem pelas ruas internas. Esta necessidade é mais necessária no caso de parentes e amigos que vêm visitar moradores do condomínio. Imaginem numa noite fria e chuvosa a minha irmã que combinamos jantarmos juntos na nossa caisa carregando a lazanha e seu marido a garrafa de vinho andando esses quilômetros da portaria até nossa casa.
Então, como fica a questão da segurança?
Um condomínio grande e geograficamente espalhado precisa ter várias portarias e cada uma com um nível de exigência. Existem condomínios enormes com apenas uma única portaria e "sair" ou "entrar", principalmente na hora do rush é um verdadeiro tormento.
As normas técnicas do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes estabelecem "classes" de vias em função do VDM e para cada classe apresenta quesitos importantes como a necessidade de faixas para travessia de pedestres, semáforos para organizar a passagem em um cruzamento e bloqueio de acessos, seja de caminhão em Via Local ou de pedestres em Via Expressa. Veja um desenho esquemático que mostra os quesitos principais de cada Classe:
No caso presente, de vias internas de um condomínio, nos interessa, principalmente, as características da Via Particular e também as características da Via Local. Em condomínos grandes devemos considerar as características da Via Coletora. Veja mais características e em especial as velocidades máximas permitidas pelo CONTRAN em .
Veja as caracteristicas da Via Particular em .
Veja as caracteristicas da Via Local em .
Veja as caracteristicas da Via Coletora em .
A partir de qual VDM devemos considerar cada classe de via?
O diagrama a seguir mostra as principais características (com itens obrigatórios e outros opcionais) como acostamento e canteiro central tudo em função do VDM:
Veja mais detalhes sobre as características em função da Classe em .
Além das características do que ocorre no Leito Carroçável é importante considerar o que acontece no Passeio Público.
Existe norma do DNIT que define Níveis de Serviços para pedestres em deslocamento (andando) e para pedestres aguardando (parados).
NIVEIS DE SERVIÇO EM DESLOCAMENTO | NÍVEIS DE SERVIÇO AGUARDANDO |
Veja mais detalhes sobre Níveis de Serviço de Pedestres em .
O passeio público, lembora não tenha relação com o VDM também merece uma atenção especial. Seu uso é multiplo e diversos tipos de usuários fazem uso do passeio público.
Veja um desenho com os muitos tipos de uso que é feito, normalmente, em uma Via Pública:
Veja mais detalhes sobre o uso da calçada em .
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NOTA: Este site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe e se destina principalmente para estudantes. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuido. Só não pode piratear, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria.
ET-10\RMW\trafegando\CalculoVDM.htm em 02/11/2016, atualizado em 02/11/2016 .