C |
aso N0 6.6 | LARGURA DE CURVA À DIREITA | |
Veículos VP que trafegam em trechos curvos necessitam de uma largura maior do que aquela que ele precisa em um trecho reto.
Ao fazer uma curva, as rodas fazem trajetórias diferentes. As rodas da frente fazem uma trajetória maior (vamos chamar de Raio Externo) e as rodas trazeiras fazem um trajetória menor (vamos chamar de Raio Interno).
A ponta do pára-choque dianteiro faz uma trajetória maior que o Raio Externo (vamos chamar de Raio Livre).
De acordo com o DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, órgão do Ministério dos Transportes, o veículo VP é aquele que segue as seguintes medidas na trajetjória curva:
FIGURA Nº 1 - Medidas da trajetória em curva conforme DNIT para veículos tipo VP |
O DNIT não leva em consideração as folgas laterais para que o veículo possa trafegar com segurança.
No nosso caso, de tráfego do veículo em ambiente de condomínio residencial, devemos fazer as seguintes considerações:
O tráfego por uma passagem em curva deve ser feita, sempre, em segurança.
Para isso, devemos contar com uma largura a mais do que apenas a largura do veículo. É claro que não se pretende promover uma corrida de Fórmula 1 ou Indy, mas devemos considerar que nem todos são exímios motoristas.
À Curva à Direita é uma curva mais crítica do que a Curva à Esquerda pois o ponto de referência para o motorista que é a Ponta Direita do Pára-Choque dianteiro é de pouca visibilidade. Então, do lado do motorista, precisamos deixar uma folga de 50 centímetros, e do outro lado devemos reservar um espaço igual de 50 centímetros.
O Ponto Crítico à direita é o pára-lama da roda trazeira direita.
Estas medidas são as mínimas necessárias para que qualquer motorista, mesmo o mais novato, consiga trafegar com segurança pela abertura.
Somando as folgas (da esquerda e da direita) com a largura do veículo VP, teremos a largura LPASSAGEM = 4,20 metros.
BASTA
Embora essa largura permita um transitar seguro, devemos sempre lembrar que veículos podem entrar em pane de forma imprevisível. Pode também ocorrer imprevistos como uma criança que surgiu de repente na frente do veículo. Nessas situações, o veículo deve ser parado imediantamente.
Devido ao fato do veículo estar inclinado em relação à curva, há bastante espaço para uma boa abertura da porta, exceto o caso de peruas que possuem a porta na parte da frente do veículo.
Se desejarmos que o motorista tenha saída imedianta em situações de emergência, devemos permitir que a porta abra. Lembre que existem muretas, postes, portões, suporte de interfone, mourões, jardineiras, vasos e muitos outros obstáculos que podem impedir a abertura da porta.
Não estou considerando situações críticas em que o motorista esteja tendo um ataque cardíaco ou que a motorista entrou em trabalho de parto. Nem sempre é possível "empurrar" o veículo para local mais amplo e talvez a remoção do paciente tenha que ser feito ali mesmo, no apertado.
Nossa recomendação para a Largura Mínima de Locais em Curva para a Direita é de 4,20 metros.
LMÍNIMA = 4,20 metros.
FIGURA Nº 2 - Medidas da trajetória em curva à direita em ambiente de condomínio residencial |
ET-12\www\recebimento\garaem06.htm em 11/06/2011, atualizado em 18/08/2022.