|
5 | LARGURA DE PASSAGEM | |
Veículos VP que transitam por passagens, rampas, portões e vãos devem fezê-lo, sempre, em segurança.
Para isso, devemos contar com uma largura a mais do que apenas a largura do veículo. É claro que não se pretende promover uma corrida de Fórmula 1 ou Indy, mas devemos considerar que nem todos são exímios motoristas.
Do lado do motorista, basta ter uma folga de 20 centímetros, mas do outro lado devemos reservar um espaço um pouco maior, digamos, de 30 centímetros.
Estas medidas são as mínimas necessárias para que qualquer motorista, mesmo o mais novato, consiga trafegar com segurança pela abertura.
Somando as folgas (da esquerda e da direita) com a largura do veículo VP, teremos a largura LPASSAGEM = 3,00 metros.
NÃO BASTA
Embora essa largura permita um transitar seguro, devemos sempre lembrar que veículos podem entrar em pane de forma imprevisível. Pode também ocorrer imprevistos como uma criança que surgiu de repente na frente do veículo. Nessas situações, o veículo deve ser parado imediantamente.
Mas veja, o motorista não tem como sair do veículo.
Se desejarmos que o motorista tenha saída imedianta em situações de emergência, devemos permitir que a porta abra. Lembre que existem muretas, postes, portões, suporte de interfone, mourões, jardineiras, vasos e muitos outros obstáculos que podem impedir a abertura da porta.
Não estou considerando situações críticas em que o motorista esteja tendo um ataque cardíaco ou que a motorista entrou em trabalho de parto. Nem sempre é possível "empurrar" o veículo para local mais amplo e talvez a remoção do paciente tenha que ser feito ali mesmo, no apertado.
Por isso, nossa recomendação para a Largura Mínima de Locais de Passagem é de 3,50 metros.
LMÍNIMA = 3,50 metros.
ET-12\www\recebimento\garaem05.htm em 11/06/2011, atualizado em 24/02/2015.