C

aso N0 6.21 ACESSO À VAGA A 900
   

 

ALTERNATIVA: VAGA A 90o:

 

Nesta alternativa, o acesso à vaga é feita em duas manobras de ré.

Na operação de manobra, o veiculo é parado um pouco depois da vaga e no lado oposto ao da vaga, mantendo uma certa distância da parede ou da linha das vagas opostas. A manobra de ré fará a frente do veículo avançar para fora do círculo de giro. Ponto Crítico no 1.

O volante é girado totalmente para girar o veículo o mais possível, avança-se lentamente olhando para o canto da frente e também para o canto de trás mirando o Ponto Crítico no 2.

Atingindo a proximidade do Ponto Crítico no 2, o volante é suavizado para o veículo encaixar direito na sua vaga.

Para que o acesso seja feita com sucesso, o corredor de acesso precisa ter a largura mínima de 6,56 metros.

Para sair, o veículo sai da vaga de frente, avançando lentamente até o Ponto de Crítico no 2 onde o volante é virado ao extremo.

Para facilitar as manobras, o piso da garagem pode ter uma linha azul clara, a Linha-Guia distante 2,10+1,10 = 3,20 metros da parede ou do alinhamento das vagas opostas.

Além da Linha-Guia, pode-se pintar Marcas-Guia indicando o local exato para o veículo iniciar a sua manobra de ré.

LARGURACORREDOR = 6,56 METROS

Figura 1: Acesso à vaga 900 na alternativa de duas Manobras:

Vale lembrar que os cálculos foram efetuados levando em consideração um veículo tipo VP, conforme classificação estabelecida pelo CONTRAN/DENATRAN que envolve os veículos leves, física e operacionalmente assimiláveis ao automóvel, incluindo minivans, vans, utilitários, pick-ups e similares, veíciulos típicos de uso residencial.

Os veículos tipo VP possuem as dimensões máximas apresentadas além da manobrabilidade seguinte:

Veja os outros Tipos de Veículos clicando em .

Para receber a licença para circular nas vias brasileiras, qualquer veículo (de fabricação nacional, importado ou mesmo fabricado na sua oficina) deve apresentar as medidas e manobrabilidade determinadas pelo CONTRAN. Isso evita que o veículo fique entalado em túnel e viaduto, que tenha dificuldades em fazer uma curva fechada ou que tenha dificuldade de subir uma ladeira íngreme.

 ET-12\www\recebimento\garagem21.htm em 11/06/2011, atualizado em 03/01/2017.