C |
aso N0 6.23 | ACESSO À VAGA A 300 | |
ALTERNATIVA: VAGA A 30o:
Nesta alternativa, o acesso à vaga é feita em simples manobra à frente.
Na operação de manobra, o veiculo é parado um poucoantes da vaga e no lado oposto ao da vaga.
O volante é girado um pouco, avança-se lentamente olhando para o canto da frente e também para o canto de trás mirando o Ponto Crítico no 1.
Atingindo a proximidade do Ponto Crítico no 2, o volante é manobrado para o veículo encaixar direito na sua vaga.
Para que o acesso seja feita com sucesso, o corredor de acesso precisa ter a largura mínima de 3,44 metros.
Para sair, o veículo sai da vaga de ré, depois avança até o final do corredor onde tem um GIRACAR que gira o carro a 180o colocando-o de frente para a saída.
LARGURACORREDOR = 3,44 METROS
Figura 1: Acesso à vaga 300 na alternativa de Manobra simples de frente: |
Vale lembrar que os cálculos foram efetuados levando em consideração um veículo tipo VP, conforme classificação estabelecida pelo CONTRAN/DENATRAN que envolve os veículos leves, física e operacionalmente assimiláveis ao automóvel, incluindo minivans, vans, utilitários, pick-ups e similares, veíciulos típicos de uso residencial.
Os veículos tipo VP possuem as dimensões máximas apresentadas além da manobrabilidade seguinte:
Veja os outros Tipos de Veículos clicando em .
Para receber a licença para circular nas vias brasileiras, qualquer veículo (de fabricação nacional, importado ou mesmo fabricado na sua oficina) deve apresentar as medidas e manobrabilidade determinadas pelo CONTRAN. Isso evita que o veículo fique entalado em túnel e viaduto, que tenha dificuldades em fazer uma curva fechada ou que tenha dificuldade de subir uma ladeira íngreme.
ET-12\www\recebimento\garagem23.htm em 11/06/2011, atualizado em 03/01/2017.