13 - INSTRUMENTOS |
Para auxiliar e apoiar o trabalho de calculos e projetos de sistemas de previsão de chuvas, existe uma série de instrumentos. PLUVIÔMETRO: Recipiente graduado que se instala ao relento para medir a quantidade de água que cai numa chuva. A graduação é feita em função do tamanho da boca e fornece diretamente em mm/h.
PLUVIOGRAFO: Instrumento composto de um pluviômetro e de um mecanismo de relojoaria que desenha em papel a quantidade de água que cai ao longo do dia.
ESTAÇÃO METEOROLÓGICA: Instalação composta por diversos instrumentos de medição. Além dos medidores de chuva possuem, normalmente, um anemômetro (para medir a velocidade e direção dos ventos), um termógrafo (para registrar as temperaturas ao longo do dia) e outros. CARTAS PLUVIOMÉTRICAS: São gráficos, tabelas e desenhos que apresentam a quantidade de chuva em determinada região. TABELA:
GRÁFICO:
DESENHO:
ISOIETA: Desenho com curvas que indicam locais de igual precipitação.
NORMAS TÉCNICAS: São gráficos, tabelas e desenhos que apresentam a quantidade de chuva em determinada região. NBR-1084 - Instalações Prediais de Águas Pluviais. Fornece dados regionais sobre chuvas. Exemplo de parte da Tabela 5 da norma:
INPE: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, localizado na cidade de São José dos Campos, é um órgão . Acesse o site do INPE www.inpe.br O CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos fornece dados sobre Chuvas, passado e futuro.. Veja o site do CPTEC www.cptec.inpe.br
|
|
\ET5\chuvas\instrumentos.htm em 09/02/2002, atualizado em 25/01/2013.