1 - INFRAESTRUTURA:
1.1 - SALA DE AULA
Área mínima de 50 metros quadrados, pé direito
mínimo de 3,00 metros. Boa acústica, sem a entrada de ruídos externos, principalmente
de veículos. Não pode ter janela que permita a visão externa e também que permita que
pessoas de fora fiquem olhando o que acontece dentro.
Poltronas confortáveis, com braços e dispositivo
para apoio de caderno para anotações. As poltronas não podem ser do tipo fixa, pois as
mesmas serão dispostas na forma octogonal.
1.2 - APOSTILA
Material personalizado, a ser produzido pela equipe
do professor Watanabe.
1.3 - DIPLOMA
Material personalizado, a ser produzido pela equipe
do professor Watanabe.
1,4 - SALA PARA CAFEZINHO
Em todas as aulas haverá intervalo para as
necessidades fisiológicas.
Nos intervalos será servido bebidas e bolachas.
Bebidas aceitáveis: Água, cafezinho e suco de
frutas. Não poderá haver chá.
Aperitivos: Doces, bolos e bolachas doces. Não
poderá ser servido salgadinhos tipo pastel, esfiha e kibe.
1.4 - SALA PARA RECEPÇÃO
Local próximo da Sala de Aula. Balcão para
complementação da inscrição, entrega de crachá e apostila.
Deve dispor também de água e cafézinho.
1.5 - SALA DE REFEIÇÕES
Somente para os cursos de período integral.
Sala apropriada próxima à Sala de Aula. Deve
dispor de instalações sanitárias adequadas.
Cardápio: Entrada, prato quente e sobremesa.
Entrada composta de saladas diversas.
Dois tipos de prato quente, um à base de carne
vermelha e outro à escolha.
Sobremesa: Frutas frescas.
1.6 - ESTACIONAMENTO
Local adequado para a guarda dos veículos dos
alunos. Não havendo, no local do curso, local apropriado, fazer um convênio com um
estacionamento próximo. O custo do estacionamento deve estar incluído no custo do curso.
Em hipótese alguma será aceito o estacionamento em
via pública.
2 - ATIVIDADES
2.1 - CONTRATAÇÃO DO CURSO
Definir com a equipe do Professor Watanabe o
esquema, datas e horários das aulas.
Levantar custos e determinar o número mínimo de
alunos
2.2 - DIVULGAÇÃO
Deve haver divulgação do curso destacando-se o
local, data e horário.
A divulgação deve ser feita de forma restrita,
pois o curso não é aberto a qualquer interessado.
2.3 - INSCRIÇÃO
Na inscrição, anotar o nome completo do aluno
(será usado para a confecção dos diplomas), nome mais conhecido (será usado para a
confecção dos crachás), telefone para confirmação.
Informar que haverá estacionamento para veículos.
Distribuir um "mapinha" se o local do curso não for conhecido ou de acesso não
muito fácil.
Orientar para chegar com 15 minutos de
antecedência. Não será permitida a entrada de retardatários depois do início da aula.
Caso seja permitido, o retardatário irá introduzir um desequilíbrio na turma.
O curso será confirmado se até uma determinada
data limite se conseguir o número mínimo de inscrições confirmadas. Não se
conseguindo o número mínimo, o curso deverá ser cancelado e os pagamentos devolvidos.
A confirmação é feita mediante o pagamento de uma
parte do curso ou depósito em uma conta corrente determinada.
2.4 - BUFFET PARA ALMOÇO E CAFEZINHO
Contratar o serviço de buffet para os intervalos.
Veja na página anterior a
quantidade de intervalos que vai haver.
Nos esquemas em que haverá almoço, contratar o
serviço. Havendo, por exemplo, um restaurante na vizinhança, poderá ser feito um
convênio com o mesmo. Nesta alternativa, deverá ser fixado um cardápio pois não é
auspicioso os alunos ficarem na dúvida de qual prato irá querer. Além disso, os alunos
não devem ficar preocupados com o pagamento da conta. Deve estar tudo incluído no preço
do curso.
Não será permitido o consumo de bebidas
alcoolicas, nem mesmo de uma cervejinha.
2.5 - RECEPÇÃO
Deverá haver duas pessoas para recepcionar os
alunos em todos os dias de aula. Estas deverão estar trajadas de forma discreta, formal,
usando um crachá alusivo ao evento com o seu nome em destaque.
Uma das recepcionistas deve ficar na porta do local
nos 20 minutos que antecedem a aula. Para cada pessoa que chega, deve ser perguntado se o
mesmo se destina ao Curso de FENG SHUI. Caso afirmativo responder com "Então seja
bem vindo, por favor, dirija-se ao balcão para receber o crachá e a apostila".
A outra recepcionista fará a confirmação final da
inscrição do aluno. A confirmação final é o pagamento da parcela restante do curso.
Entrega do crachá e da apostila personalizada. A
recepcionista instrui o aluno a fixar o crachá em local visível.
Apresenta o livro de presença para assinatura.
Instrui também a desligar telefones celulares e
pagers e a utilizar o lavabo antes da aula.
Feito isso, encaminha o aluno à Sala de Aula.
Dado início à aula, uma das recepcionistas poderá
ser dispensada. A outra deverá permanecer até o final do intervalo.
2.6 - CURSO
Os alunos podem se sentar no local de sua
preferência.
Deve haver uma mesa de apoio, grande, para que os
alunos possam deixar nela seus volumes (sacolas, pastas, etc.). A recepcionista deve
orientar para que o aluno se sente somente com a apostila e, eventualmente, um caderno
para anotações.
No início de cada sessão, o coordenador do curso
deve fazer uso da palavra para orientações gerais, previsão de duração daquela
sessão, a importância do equilíbrio de energias da turma, não sair do local, desligar
os celulares, não consumir balas, etc.
Na primeira sessão, apresenta as razões que o
levaram a organizar o curso, qual a sua expectativa até o final e, ao finalizar,
apresenta o Mestre e passa a palavra para ele.
2.7 - INTERVALO
No máximo em duas horas, deverá haver um intervalo
para as necessidades fisiológicas.
As pessoas que têm problemas e que não conseguem
ficar todo esse tempo sem ir ao sanitário deve comentar este fato com o mestre pois a
saída de um aluno, mesmo que sorrateira (sem chamar a atenção e fazer barulho) irá
introduzir uma perturbação no equilíbrio da energia da aula.
Durante o intervalo, o aluno deve ter consciência
que a aula terá continuidade na mesma linha de pensamento. Então deve evitar quebras
como contar piadas ou histórias do cotidiano, principalmente histórias tristes ou
preocupantes como assaltos, acidentes de trânsito, etc.
Será servido: bebidas e alimentos doces para
recompor os níveis glicêmicos do organismo. A aula é dada em uma dinâmica em que o
organismo do aluno solta doses de adrenalina e, com isso, faz cair o nível de açucar no
sangue. É importante que o aluno reponha o açucar.
2.8 - ALMOÇO
Nos cursos de período integral, será servido um
almoço. Este almoço não pode ter características de banquete com farta comida e
bebidas.
Deverá haver uma Entrada, dois tipos de Pratos
Quentes e uma Sobremesa.
A entrada deve ser leve, podendo ser diversos tipos
de saladas.
Dos pratos quentes, um deverá ser de carne
vermelha. O cardápio deverá ser substancioso porém leve. As comidas deverão ser
salgadas pois o curso é estafante e desidrata muito. Água com gás e chá digestivo como
bebidas. Evitar refrigerantes. Pode ser servido suco de frutas.
A sobremesa deverá ser de frutas frescas. Pelo
menos 3 tipos de frutas.
Não será permitido nenhum tipo de bebida
alcoólica, nem mesmo cerveja.
Distribuir escova de dentes, do tipo descartável,
para todos os alunos.
3 - Orçamentação.
Você que pretende contratar a equipe do professor
Watanabe para ministrar um curso em sua cidade, siga este roteiro para verificar se o
curso será economicamente viável.
Levantar todos os custos envolvidos, em função do
tipo de esquema que você deseja.
Os hotéis possuem, geralmente, estrutura para a
realização de congressos e conveções e cobram uma taxa fixa pela realização do
evento, incluindo o salão, cafezinho e refeições, além de oferecerem estacionamento
com manobristas. Isso vai facilitar muito o seu trabalho.
SEQ |
ITEM |
CUSTO (R$) |
1 |
Aluguel do Salão (sala de aula,
recepção, etc.) |
|
2 |
Contratação do Buffet para o
cafezinho. |
|
3 |
Contratação do Buffet para o almoço
(caso do esquema de período integral). |
|
4 |
Contratação do convênio do
estacionamento de veículos. |
|
5 |
Contratação das recepcionistas. |
|
6 |
Contratação do Mestre. Pagamento
diretamente à equipe do professor Watanabe, mediante depósito em conta bancária. Será
fornecido um recibo do tipo RPA. (portanto acréscimos legais e tributos devem ser
acrescentados a este valor). Valor único de R$ 6.780,00 pelo curso. |
6.780,00 |
7 |
Taxa de deslocamento do Mestre: A taxa
é cobrada em função da distância do local do curso em relação bairro do Tatuapé na
cidade de São Paulo, na razão de R$ 3,00 por kilometro.
Exemplo: Curso em Campinas que dista 90 Km = 90 X 3,00 = 270,00. Esta taxa será cobrada a
cada deslocamento. Nos cursos de 3 dias, será cobrada 3 X 270,00 = 810,00.
Outro exemplo: Curso na cidade do Rio de Janeiro que dista 400 Km de São Paulo = 400 X
3,00 = 1.200,00. Na alternativa do curso ser ministrado em um final de semana, só haverá
um deslocamento. Mas haverá uma estadia.
Pagamento diretamente à equipe do professor Watanabe, mediante depósito em conta
bancária. |
|
8 |
Estadia do Mestre. Nos cursos de final
de semana deverá haver uma estadia, do sábado para domingo. A estadia em hotel 3
estrelas será contratada diretamente pelo organizador do curso. A equipe do professor
Watanabe deverá receber uma FAX confirmando a reserva do hotel até antes do início da
viagem. |
|
9 |
Custo da apostila: R$ 20,00
por aluno.
Pagamento diretamente à equipe do professor Watanabe, mediante depósito em conta
bancária. |
|
CUSTO TOTAL |
A |
R$ |
NÚMERO PREVISTO DE ALUNOS
|
B |
|
CUSTO POR ALUNO (A÷B)
|
C |
R$ |
Somar todos os custos e dividir pelo número
previsto de alunos.
A parte do mestre deverá ser paga até antes do
início da viagem, pelo menos 50%. O restante deverá ser pago até antes do início da
primeira aula.
Proximo passo: Ligue para o professor Watanabe ou
passe um email.
|