fund10.jpg (9072 bytes)

EFEITO DA CRAVAÇÃO

Toda cravação de estacas produz alterações no terreno natural. 

As estacas pré-fabricadas são cravadas pelo impacto de um martelo. Na medida em que o martelo bate na cabeça da estaca, a ponta vai penetrando no terreno, empurrando a terra para as laterais. Terreno moles são mais facilmente compactáveis, isto é, a terra é deslocada para a lateral com mais facilidade.

As estacas moldadas in loco, como a Strauss, são confeccionadas com a remoção inicial de parte do terreno. No buraco formado é despejado concreto meio seco que é socado com um soquete de aço. Na medida em que o soquete bate no concreto, este se espalha para as laterais, empurrando terreno. Um parte do concreto penetra pelos vãos e frestas existentes no terreno natural. Quanto mais mole for o terreno natural maior será o diâmetro de influência das batidas do martelo sobre o concreto fresco.

ANTES DA CRAVAÇÃO - Compactação Natural

ESTACA PRÉ-FABRICADA - Cravação forçada, terreno é compactado lateralmente.

ESTACA MOLDADA IN LOCO - Compactação
do concreto espalha o concreto
lateralmente compactando o terreno mole.

 

A amplitude do efeito depende do grau de compactação do terreno.

Veja o efeito no terreno da cravação de estacas:

ANTES DA CRAVAÇÃO - Compactação Natural
do terreno

DEPOIS DA CRAVAÇÃO - Terreno fica altamente
compactado em redor da estaca.

Observe que nas proximidades da parede da estaca o terreno ficou muito mais compactado.

EFEITO NAS ESTACAS PRÓXIMAS

Dependendo das condições locais (tipo de terreno (sedimentar, lamelar, aluvião), consistência, compacidade, presença de água, umidade, etc.) a cravação de uma nova estaca pode produzir efeitos negativos nas estacas próximas já cravadas e esse efeito pode atingir vários metros.

Cuidados especiais devem ser tomados em obras novas próximas a edifícios já existentes. Além das iniciativas baseadas na experiência e no bom senso, veja o que diz:

1 - A norma brasileira NBR-12.722:

4.1.10 Vistoria preliminar

4.1.10.1 Toda vez que for necessário resguardar interesses às propriedades vizinhas à obra (ou ao logradouro público) a ser executada, seja em virtude do tipo das fundações a executar, das escavações, aterros, sistemas de escoramento e estabilização, rebaixamento de lençol d’água, serviços provisórios ou definitivos a realizar, deve ser feita por profissional especializado habilitado uma vistoria, da qual devem resultar os seguintes elementos:

a) planta de localização de todas as edificações e logradouros confinantes, bem como de todos os logradouros não-confinantes, mas suscetíveis de sofrerem algum dano por efeito da execução da obra;

b) relatório descritivo com todos os detalhes que se fizerem necessários a cada caso, das condições de fundação e estabilidade daquelas edificações e logradouros, além da constatação de defeitos ou danos porventura existentes nelas.

4.1.10.2 Todos os documentos referentes à vistoria devem ser visados pelos interessados, devendo haver cópia à disposição deles.

2 - O Código Civil Brasileiro:

Art. 1.311 – Não é permitida a execução de qualquer obra ou serviço suscetível de provocar desmoronamento ou deslocação de terra, ou que comprometa a segurança do prédio vizinho, senão após haverem sido feitas as obras acautelatórias.

Efeito de Arrancamento da estaca já cravada:
Efeito de Seccionamento da estaca já cravada:

Lembre-se sempre do Princípio da Impenetrabilidade da Matéria, isto é, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo e, portanto, quando uma matéria quer ocupar o espaço da outra, a outra é obrigada a se deslocar para o lado ou para cima.

Em empreendimentos em que as Fundações possuem grande importância, tome todos os cuidados, se for possível faça uma Cravação Experimental, isto é, crave diversas estacas a distâncias diferentes e depois escave em torno delas para verificar o grau de alastramento da compactação do terreno lateral.

Faça também Provas de Cargas nas estacas já cravadas, antes e depois da cravação da nova estaca. A tendência nas Provas de Cargas é "aumentar" a resistência nos dias após a cravação pois a acomodação do terreno em torno da estaca cravada aumenta a resistência de fuste. Caso haja "diminuiição" da resistência é sinal de que houve influência danosa na estaca cravada.

Na confecção de estacas moldadas in loco, respeite o período de cura do concreto evitando trepidações e a cravação de novas estacas. 

Não confie em conselhos, recomendações, normas e leis. A única lei que deve ser rigorosamente respeitada é a Lei da Natureza.

Quer conhecer um caso de fundações dentro de um grande rio e que precisou-se cravar estacas de 100 centímetros de diâmetro e que algumas estacas (mediante emendas) atingiram comprimentos de mais de 120 metros? -

 

NOTA: Esta site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe que procura melhorar o conhecimento geral das pessoas sobre os fenômenos que envolvem as fundações de casas, sobrados e prédios. Não pode ser utilizado como fonte única de informações para a construção de fundações. Por envolver questões de segurança, a construção das fundações de uma edificação deve ser acompanhada por técnico habilitado e com registro no CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e na Prefeitura Municipal.

ET-10\RMW\fundacoes\efeitodacravação.htm em 24/12/2006, atualizado em 12/08/2012 .