CAPACITAÇÃO EM LIDERANÇA
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Para
que tenhamos um bom relacionamento, desempenho e eficácia na nossa vida em
grupo, necessitamos ter o domínio de algumas competências individuais
importantes como saber falar em público, saber organizar equipes para um
trabalho, saber contatar autoridades em órgãos públicos e outras
competências conforme o tipo de liderança iremos desempenhar. Toda e qualquer pessoa possui determinadas competências de liderança e consegue fazer bem algum tipo de desenvolvimento com outras pessoas, cada um a seu modo, mas não encontramos desempenho igual em determinada competência entre as pessoas. Uma pessoa tem domínio da fala mas outro não tem, uma pessoa é boa em organizar equipes mas outra não e assim por diante, cada pessoa, dependendo de muitos fatores como vivência, cultura, etnia, formação, porte físico, apresenta um bom desempenho em determinadas competências mas em outras competências seu desempenho não é muito bom. Podemos imaginar essas Competências de Liderança como se fossem garrafas dispostas em uma estante como na figura ao lado. Algumas pessoas possuem a garrafa da oratória bem cheia e são boas para falar. Outras possuem a garrafa da tolerância bem cheia e são muito tolerantes e conseguem com isso bastante simpatia no relacionamento com outras pessoas. Um certa pessoa, você por exemplo, possui um determinado conjunto de garrafas de competências (acompanhe pelo desenho ao lado), com algumas garrafas meio cheias e outras meio vazias. O conteúdo da garrafa é a sua experiência, sua vivência, sua prática. Você pode, por exemplo, ter uma grande garrafa de Organização mas como nunca fez ou participou de uma grande ou complexa organização esta garrafa, embora grande com grande capacidade, encontra-se ainda meio vazia. Da mesma forma, você pode ter uma garrafa de Motivação pequena e além do mais esta garrafa, mesmo sendo pequena, encontra-se meio vazia pois você não teve ainda a prática ou a oportunidade de praticar atividades em grupo onde você precisou motivar as pessoas. Você pode ter alguma outra competência própria e por isso deve utilizar essa competência para melhorar o exercício da sua liderança. Não podemos confundir liderança com a capacidade de fazer as coisas ou de mandar fazer as coisas. Um grande líder não é necessariamente uma pessoa famosa, uma pessoa realizadora, uma pessoa que sabe fazer as coisas ou uma pessoa que sabe mandar fazer as coisas. O Líder não é, necessariamente o Comandante, alguém que dá ordens, ou o Executor, algém que faz, executa uma tarefa. O Lider é alguém que faz, contribui para que as coisas aconteçam. |
Na vida nós encontramos as pessoas que FAZEM e encontramos também as pessoas que MANDAM FAZER. Todos nós temos uma mistura dessas duas características e algumas coisas preferimos nós mesmos fazer enquanto que outras coisas preferimos mandar fazer.
Devemos entender como EXECUTOR a pessoa que faz a coisa, enquanto EXECUTIVO a pessoa que manda fazer. Encontramos como executivos os diretores, gerentes, coordenadores e outros cargos, todos na linha do executivo, isto é, pessoas que não fazem mas mandam fazer.
Executar bem uma tarefa ou Saber Mandar depende de talento, de vocação. Ao fazer ou mandar fazer, a pessoa precisa gostar do que está fazendo. Ela precisa sentir que está realizando. Precisa haver reconhecimento.
A pessoa que Faz precisa receber elogios, precisa ouvir dizer que a tarefa foi bem feita. A pessoa que Manda Fazer precisa receber elogios, precisa ouvir dizer que a equipe trabalhou bem graças ao bom comando dela.
Não é qualquer pessoa que sabe tocar piano. Mas qualquer pessoa pode aprender. Basta ir a uma escola e aprender a tocar piano. Mas não é qualquer pessoa que vai fazer sucesso nessa atividade pois depende de talento e vocação. A maioria das pessoas não tem vocação para tocar piano.
O Líder é aquele que não faz e nem manda fazer, mas faz acontecer. Como assim?
O Líder não é chefe, não é gerente, não é diretor, não é coordenador. Pode até ser, mas o líder, estando à frente ou no meio das tarefas, é aquele indivíduo que reune determinadas competências como o carisma e a tolerância, sabe motivar as pessoas, sabe conduzir uma reunião com objetividade, é focado e conduz sem desviar dos propósitos. O lider não perde o foco, é direcionado, persistente e não desiste até atingir a meta fixada.
Ser líder não depende de talento ou de vocação. Um bom líder domina determinadas técnicas procedimentais. São técnicas que qualquer pessoa pode aprender. Aprendendo a desenvolver a idéia, aprendendo a expor a idéia, aprendendo a se fazer entender e melhorando a nossa comunicação com as outras pessoas, estaremos automaticamente melhorando a qualidade da nossa vida, a nossa atuação como Líder.
Há uma grande diferença entre um Curso e um Treinamento:
Num Curso a gente aprende. Passamos a conhecer mais coisas. Aumentamos o nosso conhecimento. Adquirimos conhecimento.
Num Treinamento a gente habilita. Passamos a realizar mecanicamente sem precisar pensar. Aumentamos a nossa habilidade. Melhoramos o nosso desempenho.
Não é assim que as coisas aconteceram na vida? Todos nasceram sabendo a andar? Andar que é uma tarefa ultra complexa, que envolve a participação de milhares de músculos. Para aprender a andar precisamos passar por um período de Treinamento (tentativa e erro). Não precisamos fazer nenhum curso téorico de andar, não precisamos assistir nenhuma palestra de andar, precisamos apenas tentar, tentar, treinar, treinar, praticar, praticar e praticar. Dedicamos vários anos de nossa vida aprendendo a andar. Hoje conseguimos andar sem ter que pensar. E andamos bem, "acho".
Melhorar a nossa liderança é também uma questão de treino. Praticar, praticar, praticar .... Todos os dias, todas as horas. Vamos praticar.
É difícil entender o que você fala por que a sua fala é entrecortada pela sua respiração (usamos os mesmos órgãos para falar e para respirar). Eu entendo muito bem o que eu estou falando, mas será que todos entendem bem o que eles estão ouvindo?
Vamos gravar em vídeo a sua fala e depois vamos assistir a gravação. Vamos descobrir que você tem um monte de cacoetes, maneirismos e tiques que atrapalham a compreensão da sua fala.
É possível eliminar esses tiques todos? SIM. Basta treinar a maneira correta de comunicar-se. Talvez precisemos de uma orientação. Um analista do comportamento, um psicólogo, um fonoaudiólogo, um instrutor de treinamentos. São profissionais que irão te ajudar a treinar dentro de uma nova sistemática para que você possa completar (tornar completa, cheia) a capacidade de cada uma de suas competências.
Eu era bom em organização mas não era bom em oratória (comunicação). Sabia passar as tarefas mas não sabia passar as atribuições de cada um da equipe. Agora, depois do Treinamento, fiquei muito bom. Sei passar as tarefas e sei passar também as atribuições. As pessoas fazem e sabem por que fazem. Por isso fazem melhor e em menor tempo.
Quando olhamos para cada uma das "garrafas" de nossas Competências em Liderança e desejamos completar a capacidade de cada uma das garrafas, principalmente daqueles que estão mais vazias, então estamos realizando uma ação de completar a capacidade, isto é, estamos realizando uma capacitação (ação de capacitar).
Acontece que a Capacidade (o tamanho) de cada uma das Competências é diferente de pessoa para pessoa.
O objetivo do Treinamento de Capacitação em Liderança é tornar completa cada uma de nossas competências de liderança, isto é, tomar conhecimento da real Capacidade (qual o tamanho), qual o Volume Ocupado e EXECUTAR exercícios (na maior parte dinâmicas em grupo) não apenas durante o período do treinamento mas com exercícios práticos que você continuará a praticar no seu dia a dia mesmo depois de terminado o Treinamento. Ao final do Treinamento de Capacitação em Liderança, é esperado que todos cheguem à situação onde, respeitadas as suas Capacidades individuais das suas Competências pessoais, possamos atingir a capacidade máxima em todas as nossas Competências para a prática da Liderança. Veja os desenhos abaixo:
Você do Treinamento: |
Você do Treinamento: |
Você era bom em algumas coisas |
Agora você é bom em todas as suas |
Capacitação em Liderança | ||
O Rotary é uma organização de líderes | ||
Os módulos do Treinamento de Capacitação em Liderança |
O Rotary International é uma Organização que reuni empresários e profissionais, líderes da comunidade em que atua, para que através da sua profissão ou atividade comercial/industrial possam ajudar a melhorar a qualidade de vida da sua comunidade. A estrutura de um Rotary é feita de tal forma que seus membros passem por diversos cargos e funções onde eles possam praticar suas habilidades e aperfeiçoar e aprimorar seus desempenhos como Líderes.
PLANO ESTRATÉGICO DO SEGUNDO MILÊNIO
Às vésperas de completar o 100 anos de existência, mais precisamente no ano de 1980, o Rotary International promoveu um estudo aprofundado da sua estrutura e de seus procedimentos visando assegurar mais 100 anos de sucesso.
Traçou então um Plano Estratégico, contendo 7 metas e 23 objetivos, que ficou conhecido como Plano Estratégico do Segundo Milênio. Detalhes podem ser consultados na edição de Abril de 2004 da revista Brasil Rotário.
Chamamos a atenção para a 5a meta:
Quinta meta: melhorar a capacitação e o treinamento em todos os níveis
Tal meta representa um importante passo, destinado a melhorar o desempenho dos
rotarianos para as funções e necessidades de nossa organização. É importante
lembrar que o Rotary International é considerado uma organização bem
estruturada, bem orientada e disciplinada, que tem no profissionalismo que
procura imprimir ao seu estafe funcional um ponto de referência. No entanto, a
organização se ressentia há muito tempo de uma melhor estruturação em seu
sistema de escolha e treinamento daqueles que são sua mola-mestra: os
governadores e os presidentes de clube.
Na verdade, alguns progressos
nesse setor já vêm sendo feitos. Uma prova disso é o Plano de
Liderança Distrital, em pleno funcionamento – e que, apesar de
conter pequenas distorções, é bastante válido.
De qualquer forma, nossas
lideranças mais destacadas merecem receber uma maior atenção, já que, na
verdade, sua escolha – determinada pelo sentido extremamente autônomo implantado
nas regras estatutárias e regimentais da organização – fogem totalmente ao
acompanhamento e à orientação do Rotary International.
Na verdade, o grau
de capacitação que pretendemos imprimir às nossas lideranças há muito está
instalado no estafe burocrático do RI – então por que não aplicá-lo também em
nível de voluntariado ?
Objetivos:
1. Determinar os conhecimentos e a experiência necessários
para que cargos no clube, no distrito e em nível internacional sejam assumidos,
e avaliar a eficácia dos atuais programas de treinamento.
2.
Desenvolver programas de capacitação em função dos conhecimentos e da
experiência exigidos.
Ressalto o primeiro dos dois objetivos e pergunto: será que o dever e as possibilidades de atuação dos governadores de distrito se exaurem no dia 1o de julho do ano em que encerram o mandato? Será que o Rotary não está desperdiçando mão-de-obra e talentos valiosos por falta de um efetivo acompanhamento? Creio que perguntas assim devem ter influído na fixação desta meta.
Destaques
finais
Concluindo esta breve avaliação de nosso Plano
Estratégico, vamos a duas premissas destacadas por seus
idealizadores, das quais dependerá o êxito de nosso segundo século de serviços,
esta nova empreitada a que nos lançamos a partir de 1o
de julho de 2004.
A primeira é a seguinte: o Plano Estratégico
deve abranger e atingir todos os níveis da organização. Nada ou pouco adiantarão
as metas e os objetivos aprovados se eles não contarem com o apoio e a
participação de todos os rotarianos, desde o clube até o mais alto
escalão nas estruturas de decisão do RI.
(comentários feitos por Themistocles Américo Caldas PInho)
Reunindo as principais lideranças do território onde atua, o Rotary Club procura melhorar a eficácia de atuação de seus membros associados, treinando-os e dotando-os das melhores técnicas de formação e comando de equipes multidisciplinares pois para o Rotary "não basta pensar", "não basta falar" é necessario "fazer" e "fazer bem".
O autor do presente site, Roberto Massaru Watanabe, é membro do Rotary International há mais de 30 anos e, como engenheiro, dedica parte do seu tempo às ações do Rotary e aproveitando a experiência que adquiriu, como engenheiro, no planejamento, comando e controle de grandes equipes contribui com a organização treinando membros de Rotary Clubs, não só nas proximidades de onde reside como também em outras cidades e estados. Veja alguns desses Treinamentos de Capacitação em Liderança que ele realizou:
CASOS PRÁTICOS: Diversos clubes e distritos têm se empenhado em implementar programas de Treinamento de Capacitação em Liderança. Veja alguns casos:
Rotary Club de São Paulo - Artur Alvim - Distrito 4430
Rotary Club de Itapecerica - Distrito 4560 - Minas Gerais
Distrito 4410 - Espírito Santo
Rotary Club de Mogi das Cruzes - Norte - Distrito 4430
Rotary Club de Volta Redonda - Distrito 4600
Rotary Club de Ferraz de Vasconcelos - Distrito 4430
Rotary Club de Poá - Distrito 4430
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Rotary Club de São Paulo - Alto da Mooca - Distrito 4430
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CASOS PRÁTICOS 2 - ESCOLINHA ROTÁRIA - Treinamento Especial para a Ação Rotária - STAR - Curso Intensivo de Formação Rotária.
Rotary Club de São Paulo - São Mateus - Distrito 4430
Curso Intensivo de Formação Rotária - 2004 - 21 ALUNOS |
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Aula Nº 1 | 03/05/2004 | Como Portar-se em uma Reunião de Rotary I | 1-
Livro-Texto e demais instrumentos que formam a Literatura Rotária; 2- Postura do Presidente; 3- Postura do Secretário; 4- Postura do Protocolo; 5- Postura dos Serviços Internos. |
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Aula Nº 2 | 10/05/2004 | Como Portar-se em uma Reunião de Rotary II | 6-
Postura do Tesoureiro; 7- Postura do Frequência; 8- Postura do Boletim e Revista; 9- Postura do Companheirismo. |
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Aula Nº 3 | 17/05/2004 | Como Portar-se em uma Reunião de Rotary III | 10-
Postura do Programação; 11- POstura do Interclubes e Relações Públicas; 12- Postura do Informação Rotária; 13- Postura do Desenvolvimento do Quadro Social. |
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Aula Nº 4 | 24/05/2004 | Qual é a Estrutura de um Rotary Club | 14-
Papel do Clube Padrinho; 15- Organização Distrital e Equipe Distrital; 16- O Governador e a Governadoria; 17- Governadores Assistentes; 18- Instrutores Distritais Assistentes; 19- Treinamentos Específicos 9GETS, GATS, PETS, Assembleia, DQS, Fundação Rotária; 20- A Sucursal do Rotary International. |
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Aula Nº 5 | 31/05/2004 | Como desenvolver Atividades na Comunidade | 21-
A Filosofia do Rotary; 22- Os Programas Estruturados do Rotary; 23- A Fundação Rotária e seus Programas; 24- A Casa da Amizade e a ASFAR; 25- O Programa ROTARACT; 26- O Programa INTERACT; 27- O Rotary Kids; 28- RYLA 29- NRDC; 30- Entrega de CERTIFICADOS aos Alunos. |
Rotary Club de São Paulo - São Mateus - Distrito 4430
Curso Intensivo de Formação Rotária - 2006-07 - 20 ALUNOS |
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Aula Nº 1 | 07/08/2006 | 1- Instalação, Programa Geral, STAR e Treinamento de Capacitação em Liderança; | |
Aula Nº 2 | 04/09/2006 | 2- Princípio das Classificações, Admissão, DQS, Informação Rotária; | |
Aula Nº 3 | 09/10/2006 | 3- Projetos de Prestação de Serviços; | |
Aula Nº 4 | 06/11/2006 | 4- Fundação Rotária; | |
Aula Nº 5 | 04/12/2006 | 5- Relações Públicas; | |
Aula Nº 6 | 15/01/2007 | 6- Frequência, Serviços Internos e Companheirismo; | |
Aula Nº 7 | 05/02/2007 | 7- Estrutura do Rotary - Diretores, Dirigentes, Eleições e Treinamentos. | |
Aula Nº 8 | 05/03/2007 | 8- Serviços Profissionais - Ética, Prova Quádrupla, Declaração para Executivos e Profissionais Rotarianos. | |
Aula Nº 9 | 02/04/2007 | 9- Relações Públicas em Roatry, Serviços Internos, Comunidade Mundial, Programas de Intercâmbio. | |
Aula Nº 10 | 07/05/2007 | 10- Interclubes, Governadoria, Equipe Distritral, eventos Distritais e Internacionais. |
CASOS PRÁTICOS 3 - SERVIÇOS À COMUNIDADE
Rotary Club de São Paulo - São Mateus - Distrito 4430
SENAI de São Bernardo do Campo |
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Palestra: Segurança em Grandes Obras | 10/10/2006 | Turma da Manhã - 320 alunos Turma da Tarde - 150 alunos |
CASOS PRÁTICOS 4 - TREINAMENTO DE CAPACITAÇÃO EM ROTARY ou STAR Special Training Action Rotary ou Escolinha Rotária:
Curso completo de formação rotária com aulas uma vez por mês de acordo com recomendações do programa STAR do Rotary Internacional abordando os temas principais para a prática de ações em Rotary de interesse dos novos rotarianos (até 2 anos de vida rotária) e atualização (novidades do RI) para rotarianos veteranos:
AULA Nº | TEMAS |
1 | Secretaria, Tesouraria, Protocolo, Serviços Internos e Presidência. |
2 | Programação, Frequência, Boletim Semanal, Relações Públicas e Companheirismo. |
3 | Sequência de uma Reunião Ordinária, Assembleias, Fóruns, Visita Oficial do Governador de Distrito. |
4 | Parcerias, Casas da Amizade, Novas Gerações, RYLA, ROTARACT, INTERACT. |
5 | Serviços à Comunidade, Projeto Rotário, Programas do RI e Programas da Fundação Rotária. |
6 | Desenvolvimento do Quadro Social, Princípio das Classificações, Processo de Admissão. |
7 | Estrutura do Rotary Club, Diretores, Dirigentes, Eleições e Treinamentos. |
8 | Serviços Profissionais, Ética, Prova Quádrupla, Declaração para Executivos e Profissioinais Rotarianos. |
9 | Relações Públicas em Rotary, Serviços Internacionais, Comunidade Mundial, Programas de Intercâmbio, IGE, IIJ, Bolsas de Estudo. |
10 | Interclubes, Governadoria, Equipe Distrital, Eventos Distritais e Internacionais |
Curso apostilado e com entrega de Diploma de formação em atividades rotárias, veja exemplo de diploma em papel fotográfico tamanho 30X40cm com assinatura do formando, presidente do clube, governador do distrito e instrutor .
Veja os cursos ministrados:
ROTARY | INICIO | TÉRMINO | ALUNOS | AULAS | FOTOS E MENSAGENS |
RCSP Artur Alvim | 30.05.2003 | 26.03.2004 | 23 | 10 |
Mensagem de Boaventua Nogueira do RC de Torres Vedras/Portugal Mensagem de Hermes Pereira da Silva do RC de São Lourenço do Sul/RS Mensagem de Serafim Carvalho Melo do RC de Cuiabá |
RCSP Artur Alvim | 27.08.2004 | 27.05.2005 | 31 | 10 | |
RCSP São Mateus | 03/05/2004 | 31/05/2004 | 21 | 5 | |
RCSP Cambuci | 17.08.2005 | 17.08.2005 | 9 | 1 | |
RCSP Artur Alvim | 26.08.2005 | 20.06.2006 | 36 | 10 | |
RCSP Artur Alvim | 27.08.2006 | 25.05.2006 | 33 | 10 | |
RCSP São Mateus | 20.07.2006 | 07.05.2007 | 15 | 10 | |
RCSP Artur Alvim | 30.01.2015 | 06.05.2015 | 29 | 5 |
NOTA DO AUTOR:
Este site é mantido por Roberto Massaru Watanabe, engenheiro civil USP/Poli/1972, que tendo participado do planejamento, organização e comando de grandes equipes colabora, voluntariamente, com o Rotary International há mais de 30 anos, ministrando Treinamento de Capacitação em Liderança para clubes e distritos do Rotary em vários estados brasileiros como Espirito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Convide-o para ministrar o TCL em seu Rotary ele é do Rotary de São Paulo - Água Rasa. Fale com ele: roberto@ebanataw.com.br
RMW\ROTARY\capacitacao\capacitacao.htm em 18/03/2007, atualizado em 23/12/2023 .