Curso Rápido de Subsídios Equivalentes

PARTE 2 / 8 : Quando pedir

1 - Qual é a Matemática 2 - Quando Pedir 3 - O que pode ser pago 4 - Quanto Pedir 5 - Como encontrar Parceiros 6 - Como envolver o Clube 7 - Como escolher o Projeto 8 - Como preencher o Pedido

A Fundação Rotária é um banco de investimentos e como qualquer banco possui regras para o seu funcionamento.

Veja algumas delas:

1 - Enquanto instituição financeira, possui horário e datas para o seu funcionamento;

2 - Como toda instituição financeira aplica os seus depósitos na forma de ativos e aplicações financeiras na bolsas de valores e mercado de capitais objetivando maximizar os rendimentos financeiros.

Como toda aplicação financeira, o Capital da Fundação Rotária está sujeita a flutuações como essas que acontecem vez ou outra e que abala, de forma profunda, as bolsas no mundo todo. Com quase 1 bilhão de dólares em aplicações, vocês podem imaginar como oscilou na crise economica mundial entre 2008 e 2009.

O resultado das aplicações ao longo de um ano, é auditado no início do ano e os resultados financeiros analisados em função das estratégias estabelecidas pelo Conselho de Curadores da Fundação Rotária. Disso resulta um valor que será destinado aos Programs Humanitários da Fundação.

Vale lembrar que toda doação feita à Fundação Rotária pode ser depositadas em um dos dois fundos administrados pela Fundação:

- Fundo Permanente;

- Fundo Anual.

O valor para os programas humanitários sai de uma sugestão feita pela diretoria financeira da Fundação Rotária e encaminhada para apreciação do Conselho de Curadores. Isso acontece mais ou menos no mês de março de cada ano.

O Conselho de Curadores convoca, então, uma reunião, geralmente no mês de abril, para aprecisação dessa sugestão feita pela diretoria financeira e aprova as sugestões.

São muitas as verbas por que são muitos os programas da Fundação Rotária: IGE, 3-H, Bolsas, Pró-Paz, Pólio Plus e todos os Humanitários como Subsídios Simplificados, Voluntários, Parceiro Polio Plus e o nosso Subsídios Equivalentes. Então é tantos milhões de dólares para cá e tantos milhões de dólares para lá e assim vão sendo definidos os valores de cada programa.

Para efeitos didáticos, vamos supor que o valor destinado, num determinado ano, para o Programa Subsídios Equivalentes tenha sido de US$ 185,321.32, isto é, 185.321 dólares e 32 cents.

Depois de aprovado pelo Conselho de Curadores, o valor é enviado para a Secretaria da Fundação Rotária.

A Scretaria da Fundação Rotária tem um protocolo como toda instituição financeira onde são protocolados os Pedidos. O Protocolo funciona das 9:00 até as 17:00 horas desde o dia 1º de julho até o dia 31 de março. Todos os pedidos protocolados ficam em ordem de chegada.

Todos os Pedidos devem ser assinados pelo Presidente do Clube e também pelo Governador do Distrito daquele ano rotário em curso. Então, não há como protocolar um Pedido no dia 1º de julho a não ser que o Governador assine por antecipação. Devemos elaborar o projeto antes do dia 1º de julho, tirar cópias e encadernar e tomar a assinatura no Presidene do clube no dia 1º de julho, do Governador talvez no dia seguinte e depois enviar para a Fundação Rotária.

Os clubes como os de São Paulo que têm o privilégio de ter uma Sucursal do Rotary na porta da casa podem protocolar o Pedido na sucursal.

O importante á protocolar o mais rápido possível, pois os Pedidos ficam em ordem de chegada. Vamos supor que o seu pedido chegou no dia 15 de julho. Então ele será talvez o 2.000º da fila.

Até o dia 31 de julho, a Fundação Rotária vai ficar apenas protocolando os Pedidos que chegam. Todo vão para a pilha onde ficam na ordem de chegada ou na ordem do número do Protocolo.

A partir das 9:00 horas do dia 1º de agosto, a Secretaria da Fundação Rotária vai começar a distribuir os recursos.

Pega o primeiro Pedido, depois o segundo e assim por diante, sempre na ordem de chegada. Analisa alguns aspectos importantes:

1 - O pedido está pedindo dinheiro para um dos itens elegíveis? Posso pedir dinheiro para pagar o aluguel de uma escola de música? Posso pedir dinheiro para pagar o salário da babá de uma creche? Todos os ítens elegíveis e inelegiveis estão no Manual.

2 - Outros itens como público atendido, envolvimento do clube, etc. vocês verão em detalhes no capítulo sobre Exercícios de Preenchimento.

3 - Se o valor do Pedido é entre 5.000 e 25.000 dólares.

Se não atender a alguns dos itens imprescindíveis, o Pedido é descartado.

Atendendo a todos os requisitos, então o pedido é atendido.

Valor supor que certo Pedido esteja pedindo 6.234 dólares. Ora, a Secretaria tem inicialmente a verba de 185.321,32. Ao atender este Pedido de 6.234 dólares vai sobrar o saldo de 185.321,32 - 6.234,00 = 179.087,32 dólares. Simples aritmética.

Na medida em que os Pedidos vão sendo atendidos, o saldo da verba vai diminuindo .... diminuindo .... até que ..... PUF! ACABA!

Acabou, acabou! Não tem mais. Dinheiro não brota do chão, não dá em árvores.

E esta triste realidada pode acontecer às 11 horas do próprio dia 1º de agosto. Lembrem-se que se cada Rotary Clube do mundo resolver enviar um Pedido, a Secretaria vai protocolar mais de 30.000 Pedidos e se cada Pedido pedir 5.000 dólares, isso tudo vai somar mais de 150 bilhões de dólares. Então aquela verba de 185 mil dólares vai acabar num instantinho.

Então não adianta enviar Pedidos de Subsídios Equivalentes DEPOIS que já acabou a verba. É preciso que todos tenham consciência deste fato muito simples.

A Fundação Rotária diz que mais de 50% dos pedidos chegam nos meses de abril e maio. O verba da gestão já acabou há muito tempo e tem clubes que "sonham" em receber algum trocado no fim da gestão.

Lembre-se também que as assinaturas do Presidente, do Governador são das autoridades da Gestão. O Governador 2009-10 não pode assinar um Pedido e enviar em junho achando que vai entrar na fila 2010-11. Na fila 2010-11 só entram Pedidos assinados pelo Presidente 2010-11 e pelo Governador 2010-11. E lembre-se que ao assinar, a data da assinatura deve ser coerente com a realidade. Não assine em junho um documento com data de julho. Essa prática de "cheque pré-datado" só é legal aqui no Brasil.

1 - Qual é a Matemática 2 - Quando Pedir 3 - O que pode ser pago 4 - Quanto Pedir 5 - Como encontrar Parceiros 6 - Como envolver o Clube 7 - Como escolher o Projeto 8 - Como preencher o Pedido
Esta é uma página elaborada por Roberto Massaru Watanabe, ex-membro do RCSP-Tatuapé, Distrito 4430, e procura, de forma bem simples e didática, mostrar os principais aspectos do Programa de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária. Serve como visão geral para companheiros novos que pretendem se aprofundar no tema e começar a produzir ajuda humanitária para o território onde seu Rotary atua.

Como material de trabalho, o interessado deve fazer o download da apostila Guia se Subsídios Equivalentes, publicação Nº 144-PO do Rotary International, através do site www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/144po. Pdf Deve também fazer o download e imprimir várias cópias do formulário do Pedido para usarmos como rascunho nos exercícios do curso. Fazer o download do formulário no site www.rotary.org/RIdocuments/pt_doc/141pt.dot
Pode ser livremente copiado, distribuído e impresso e sugerimos montar um curso parecido no âmbito do clube. Também sugerimos que todo rotariano novo passe, quase que obrigatoriamente, por este curso.

Todo o conteúdo é passível de críticas, construtivas ou destrutivas, e peço que o façam diretamente no meu email roberto@ebanataw.com.br

RMW\geroi\watanabe\PSE2.htm em 16/06/2010, atualizado em 15/01/2012 .