Curso Rápido de Subsídios Equivalentes

PARTE 5 / 8 : Como encontrar o Clube Parceiro

1 - Qual é a Matemática 2 - Quando Pedir 3 - O que pode ser pago 4 - Quanto Pedir 5 - Como encontrar Parceiros 6 - Como envolver o Clube 7 - Como escolher o Projeto 8 - Como preencher o Pedido

Como todos sabem, o objetivo do Rotary é promover A Aproximação dos Profissionais de Todo o Mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. (item 4 do Objetivo).

Para que isso possa ser feito, a Fundação Rotária ajuda o Rotary promovendo diversos programas e um deles é o IGE - Intercâmbio de Grupos de Estudo.

Todo distrito TEM O DIREITO a pelo menos 1 IGE por ano. Isto significa que a Fundação Rotária paga a realização de 534 IGEs pelo mundo afora.

Vamos tentar ter uma idéia da grandeza desse Programa.

Em todo IGE, 5 pessoas, sendo um rotariano chamado de Líder e mais 4 não-rotarianos, são enviados de um país para outro com a Fundação Rotária pagando as passagens aéreas ou terrestres desse grupo de 5 pessoas.

Vamos imaginar que cada IGE custe à Fundação Rotária o valor de 10.000 dólares. O custo total do IGE deve considerar também o custo do distrito e dos clubes que recebem esses ilustres visitantes. Bem, se cada IGE custa para a Fundação Rotária a bagatela de 10.000 dólares, o total gasto pela Fundações Rotária será algo do tipo 5.340.000 dólares (CINCO MILHOES E TREZENTOS E QUARENTA MIL DÓLARES).

Uma pergunta capciosa: Será que a Fundação Rotária gastaria todo ano 5 milhões de dólares para promover o turismo para 2.570 pessoas?

Pois é. Uma coisa que tem que ficar muito bem clara é que IGE não é turismo.

Bem, então aqueles companheiros cujo clube já tenha recebido a visita de uma equipe de IGE precisa refletir sobre o que o clube fez para aqueles 5 ilustres visitantes.

Pergunte-se: De todas as atividades que o clube fez com eles quais serias as atividades turisticas?

Bem. Tivermos um trabalhão pois em plena quarta-feira, em pleno horário de trabalho tivemos que sair correndo para:

1 - Ir buscar a Equipe do IGE no Terminal Rodoviário pois ele vinham de uma outro cidade onde outro Rotary ficou com eles;

2 - Levar eles para uma casa de companheiro para tomar banho e dar uma descansadinha pois a viagem foi cansativa;

3 - Pagar o almoço deles em alguma churrascaria ou levá-los a uma reunião almoço de algum outro Rotary pois o nosso se reuni à noite;

4 - Depois do almoço levar eles para visitarem a Creche Bom Jesus onde o Rotary desenvolver diversos projetos de ajuda humanitária;

5 - Levar eles de volta à casa do companheiro para tomarem banho e se prepararem para participar de uma reunião em nosso clube;

6 - Na reunião do nosso clube oferecer a Tribuna para eles poderem se apresentar. Nisso vai toda a reunião pois embora haja regras rígidas e tempo para isso, cada um deles vai querer falar do pai, da namorada, do cachorro, da casa onde eles moram, da cidade, etc.

7 - Terminada a apresentação, lá pelas onze da noite, fazemos a troca de flâmulas e às vezes de Bandeira e a reunião é encerrada.

8 - Depois da reunião, um dos companheiros, aquele que tem uma van, vai levar os 5 até a rodoviária para eles poderem viajar para outra cidade para visitar outro Rotary.

Bem, você pode ver que quase todas as 8 atividades acima são atividades turísticas. Se você trocar a atividade de Nº 4 por uma Visita ao Museu Histórico da Cidade, então você conseguiu transformar o IGE em atividade exclusivamente turística.

Pergunto novamente: Será que a Fundação Rotária gastaria todo ano 5 milhões de dólares para promover o turismo para 2.570 pessoas?

AGIR COM ESPERTEZA, FAZER MARKETING

A visita ao orfanato, em vez de ser apenas uma visita protocolar, poderia ser uma visita festiva, uma coisa do tipo Festival da Macarronada onde os próprios internos ajudados pelos rotarianos cozinhasse o macarrão com muitas piadas, brincadeiras, música e samba.

Imaginem os participantes do IGE, estrangeiros branquelos e desengonçados tentando dar alguns passos de samba ou tentando driblar aqueles "moleques" peraldas do orfanato e fazendo caretas e outras graças na cozinha do orfanato. As fotos engraçadas serão mostradas nos clubes lá do país deles e aí sim os rotarianos de lá irão ver os "moleques" desdentados, mal vestidos juntos, colados, abraçados aos branquelos naquela cozinha mal organizada com fogão caindo aos pedaços!

É bem diferente do que uma reunião formal onde os "branquelos" irão mostrar slides de suas famílias ricas e da sua casa chic, etc.

Imaginem se no orfanato, em vez dos participantes do IGE falarem maravilhas de seu país, os internos do orfanato puderem falar de suas maravilhosas "familias", das riquesas de seus "pais" e de todos os sonhos que eles poderiam ter no seus futuros caso tivessem alguma oportunidade na vida. Oportunidade que eles, integrantes do IGE, podem propiciar.

É essa imagem que os participantes precisam levar de volta a seu país de origem. Levar bastante calor humano, solidariedade e vontade de ajudar.

Se os companheiros do seu clube conseguirem organizar evento tão marcante, tão cheios de emoção, então todo o esforço da Fundação Rotária e daqueles que sacrificaram para ter uma fundação tão grande e forte terá valido a pena.

1 - Qual é a Matemática 2 - Quando Pedir 3 - O que pode ser pago 4 - Quanto Pedir 5 - Como encontrar Parceiros 6 - Como envolver o Clube 7 - Como escolher o Projeto 8 - Como preencher o Pedido
Esta é uma página elaborada por Roberto Massaru Watanabe, ex-membro do RCSP-Tatuapé, Distrito 4430, e procura, de forma bem simples e didática, mostrar os principais aspectos do Programa de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária. Serve como visão geral para companheiros novos que pretendem se aprofundar no tema e começar a produzir ajuda humanitária para o território onde seu Rotary atua.

Como material de trabalho, o interessado deve fazer o download da apostila Guia se Subsídios Equivalentes, publicação Nº 144-PO do Rotary International, através do site www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/144po. Pdf Deve também fazer o download e imprimir várias cópias do formulário do Pedido para usarmos como rascunho nos exercícios do curso. Fazer o download do formulário no site www.rotary.org/RIdocuments/pt_doc/141pt.dot
Pode ser livremente copiado, distribuído e impresso e sugerimos montar um curso parecido no âmbito do clube. Também sugerimos que todo rotariano novo passe, quase que obrigatoriamente, por este curso.

Todo o conteúdo é passível de críticas, construtivas ou destrutivas, e peço que o façam diretamente no meu email roberto@ebanataw.com.br

RMW\geroi\PSE5.htm em 16/06/2010, atualizado em 15/01/2012 .