OBRAS DE TERRAPLENAGEM

ATERRO

7

Fazer um aterro parece, à primeira vista, uma coisa muito simples.

Essa visão simplista sobre aterros é a maior causa de problemas e desastres nas construções.

A terra colocada como aterro precisa ser compactada pois a terra não compatada vai sofrer, ao longo do tempo, um adensamento lento e com esse adensamento tudo que estiver em cima desse aterro vai recalcar, isto é, vai afundar. Veja mais detalhes em

Quanto menos vazios o aterro tiver menores serão os problemas futuros de recalques. Para a compactação de pequenas áreas ou áreas apertadas você pode usar o compactador manual:

Para áreas grandes você vai precisar do compactador de rolo do tipo pé de carneiro.

Não é possível compactar camadas muito grossas de aterro pois a influência da compactação não consegue atingir mais que  algumas dezenas de centímetros. Veja o que acontece com o solo na passagem de um rolo do tipo liso:

A área de influência do rolo compactador, mesmo sendo muito pesado, é limitada e não é muito maior que 15 centímetros. Então, se você lançar uma camada de terra fofa com 30 centímetros de espessura, a metade de baixo não vai ser compactada.

O rolo do tipo pé de caneiro vai enfiando os tocos para dentro da argila fofa e consegue compactar de baixo para cima. Veja um outro modelo de pé de carneiro:

COEFICIENTE DE COMPACTAÇÃO:

Há uma diferença de volume entre a terra fofa e a terra compactada.

Quando você adquire 1.000 litros de terra fofa e faz um aterro e faz uma boa compactação, verá que aqueles 1.000 litros se transformam em apenas 630 litros.

Isso é esperado, isto é, é isso que esperamos quando aplicamos muitos golpes de compactação - que a terra fique mais compacta.

Podemos relacionar o volume de terrra solta Vs com o volume compactado Vc através do coeficiente de compactação Kc: Vc = Kc x Vs.

O Kc varia muito, de material para material, mas em valores médios é algo do tipo:

TIPO DE MATERIAL Kc
Solos Argilosos 0,63
Solos Siltosos 0,75
Solos Arenosos 0,86

Se você pretende pagar pela terra adquirida, procure deixar claro qual é o volume e de que modo você pretende medir. Se você medir a terra solta vai ver que ela tem 1.000 litros. Se você medir a terra depois de compactada verá que a terra, no caso de argila, tem 630 litros.

EXEMPLO:

Vejamos o caso do aterro efetuado para implantação de casa em terreno inclinado. Na página  vimos que uma das formas de aproveitamento do terreno em aclive é:

Em detalhes, temos:

O aterro será contido por um muro de contenção. As partes que compõem este muro devem ficar inteiramente dento dos limites legais do terreno, não podendo avançar sobre o terreno do vizinho.

Fazem parte da obra, além do muro, o filtro de drenagem e as estacas.

A camada superficial de terra inservível é de 60 centímetros que deve ser descartada. 

Não é recomendável realizar o aterro no período de chuvas (entre novembro e março) pois o a terra para o aterro se torna muito úmida e não dá para fazer uma boa compactação.

Antes de iniciar a construção do muro, entrar em contato com o vizinho de baixo para acertar com ele a forma em que se ferá o destino das águas pluviais coletadas pelo filtro. Veja mais detalhes em Destino das Águas

Veja como deve ser feito o reaterro de uma vala aberta em via pública -

RMW\terrapleno\aterro.htm em 26/12/2009, atualizado em 20/07/2014.