Prezados companheiros do grupo GEROI-Brasil:
O UFANISMO - 6 |
||
A EDUCAÇÃO, isto é, a Formação Básica do Caráter do Cidadão Brasileiro está quase que totalmente abandonada.
Vocês que me conhecem, sabem que profiro palestras há mais de 20 anos e há 10 anos atrás, dizia eu, com respeito ao problema da violência urbana, que tínhamos cerca de 1 milhão de crianças em idade escolar fora das escolas e que dali a 10 anos teríamos 1 milhão de desqualificados, analfabetos funcionais e delinquentes nas ruas.
Pois é! Não precisa ser muito inteligente para perceber isso. Temos hoje (2006) mais de 1 milhão de delinquentes, todos na faixa etária de 17 e 26 anos de idade, justamente aqueles que não tiveram, em 1996, oportunidade de estudo.
Hoje continuo ministrando palestras semelhantes àquelas que proferia há 10 anos. Só que os números são outros. Hoje temos mais de TRÊS MILHÕES de crianças em idade escolar fora das escolas. Isso significa que teremos 3 milhões de delinquentes no ano 2016?
Existe coisa pior que criança em idade escolar fora da escola? Existe sim. É criança em idade escolar dentro da escola recebendo um ensino desqualificado.
Pelas estatísticas oficiais, veja os números de matriculados, nos diversos níveis escolares:
2005 2004 VARIAÇÃO (2005-2004) Educação Infantil 7.205.013 6.903.763 + 301.250 Creche 1.414.343 1.348.237 + 66.106 Pré-Escola 5.790.670 5.555.526 + 235.144 Ensino Fundamental 33.534.561 34.012.434 - 477.873 Ensino Médio 9.031.302 9.169.357 - 138.055 EJA 5.615.409 5.718.061 - 102.652 Educação Especial 378.074 371.382 + 6.692 Educação Profissional 707.263 676.093 + 31.170 TOTAL 56.471.622 56.851.090 - 379.468 Recentemente participei de um evento do ROTARACT que teve a participação do Secretário da Educação da Cidade de São Paulo. Disse ele que nas escolas melhores equipadas, o número de horas efetivas não chega a 3 horas por dia.
Ora, no mundo todo se busca oferecer às crianças o mínimo de NOVE horas diárias de educação. Em São Paulo o Governo oferece TRÊS horas de ensino.
Na cidade mais rica da República onde encontramos os professores mais bem remunerados, o máximo que se consegue é dar minguadas 3 horas!
E disse mais o ilustre Secretário: Que dos alunos que chegam ao Quarto Ano à custa de muitas chantagens como Merendas, Leite, Cestas Básicas, etc. quase 30% não sabem ler nem fazer contas. (Eu não sei se vocês sabem, no sistema público paulista não há retenção. O aluno pode ficar o ano todo sem estudar e sem ir à escola e mesmo assim "passa" de ano).
Então, não temos apenas TRÊS milhões. À lista dos desqualificados devemos acrescentar esses 30% das escolas públicas municipais. Nas escolas particulares e no resto do Brasil a situação é diferente? A situação é melhor? O que dizer do exame da Ordem feito pela OAB onde a maior parte dos candidatos não sabem sequer ler e entender um simples texto.
Do ponto de vista de formação do caráter do ser humano, as escolas particulares não ficam muito longe desta triste realidade.
Estamos muito atrasados. Em vez de discutirmos EDUCAÇÃO, estamos ainda no estágio de se discutir ALFABETIZAÇÃO, coisa que quase todos os países do mundo já superaram. Não é à toa que figuramos como 68º posição em IDH. Onde está a nossa dignidade? Onde está a dignidade do povo brasileiro?
Prossiga vendo o UFANISMO-7.
<INÍCIO> <UFANISMO 1> <UFANISMO 2> <UFANISMO 3> <UFANISMO 4> <UFANISMO 5> <UFANISMO 6> <UFANISMO 7> <UFANISMO 8> <ULTIMO>
<UFANISMO 9> <UFANISMO 10> <UFANISMO 11>
Página atualizada em 09/05/2009
Esta é uma página
pessoal que contém uma opinião essencialmente pessoal a cerca do tema Ufanismo. As opiniões são, no fundo, "provocações" feitas aos nobres companheiros rotarianos e também àqueles que trabalham de forma voluntária para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e são baseadas em contatos, estudos e experiências pessoais e vale-se da liberdade proprocionada pela WEB. Ninguém é obrigado a aceitar, nem se pretende afirmar que as opiniões aqui colocadas sejam verdadeiras. Agora, se você gostou, pode imprimir, copiar e divulgar à vontade - o endereço é www.ebanataw.com.br/ufanismo. Watanabe é engenheiro e como tal participou do projeto das grandes obras da engenharia nacional como a Rodovia dos Imigrantes e as hidrelétricas de Ilha Solteira, Itaipú e Tucurui. Nesses empreendimentos, adquiriu muita prática no planejamento, treinamento e condução de grandes equipes. Ele anda meio indignado com alguns exageros cometidos por alguns políticos brasileiros e deseja ver a luz no fim do túnel trilhando uma via lastreada em respeito, valores familiares, liberdade de sonhar e a esperança de um amanhã melhor. Se você também procura essa luz, veja a Carta de Princípios em www.ebanataw.com.br/carta. |
RMW\GEROI\ufanismo6.htm em 21/07/2006, atualizado em 09/05/2009 .